O modelo compacto da montadora chega ao mercado brasileiro a partir do dia 28/09 com preços entre R$ 29.990 até R$ 44.690

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

A tradicional montadora japonesa resolveu inovar em tudo. O novo modelo chega para competir no importante segmento de carros compactos. O Etios serĂ¡ produzido na recĂ©m-inaugurada fĂ¡brica de Sorocaba e a Toyota planeja vender cerca de 70 mil unidades por ano.


O nome de Etios, cuja origem Ă© da palavra grega Ethos, que significa “EssĂªncia Original” foi apresentado aos jornalistas especializados em um grande evento realizado na planta de Sorocaba. LĂ¡ pudemos acompanhar, entre outras atrações, a montagem final do modelo, feito por funcionĂ¡rios brasileiros orientados por engenheiros da matriz japonesa. A intenĂ§Ă£o era, alĂ©m de conhecer toda a tecnologia na montagem do carro, mostrar o rigoroso controle de qualidade que atravessou dĂ©cadas e transformou a Toyota em uma das maiores montadoras do mundo. É realmente impressionante o cuidado em cada detalhe, coisa apenas para os nossos olhos, pois nĂ£o sĂ£o permitidas fotos dentro do complexo.


Eu testei as duas versões que serĂ£o comercializadas no Brasil a partir do fim do mĂªs de setembro, a hatchback e a sedĂ£, que tem quatro nĂ­veis de acabamento e dois tipos de motores. O teste consistiu em rodarmos cerca de 150 km por estradas de diversos tipos de piso, onde pudemos comprovar a potĂªncia oferecida pelos propulsores e a simplicidade em dirigir um carro projetado para cidade e estrada. A versĂ£o hatchback serĂ¡ equipada com motores de 1.3L e 1.5L Flex Fuel, ambos com 16 vĂ¡lvulas e o modelo trĂªs volumes virĂ¡ somente o motor 1.5L. Eles oferecem as seguintes potĂªncias:
  • Etios 1.3L - Com gasolina: 84 cavalos de potĂªncia a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, com etanol: 90 cavalos de potĂªncia a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.
  • Etios 1.5L - Com gasolina: 92 cavalos de potĂªncia a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, com etanol: 96,5 cavalos de potĂªncia a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.


O consumo de combustível também é eficiente


Hatch 1.3 Hatch 1.5 Sedan 1.5
Consumo Urbano Etanol – 8.5km/l
Gasolina – 12.5km/l
Etanol – 8.5km/l
Gasolina -12.4km/l
Etanol – 8.4km/l
Gasolina – 11.9km/l
Consumo RodoviĂ¡rio Etanol – 9 km/l
Gasolina -13 km/l
Etanol – 8.9km/l
Gasolina 13.4km/l
Etanol – 9.3km/l
Gasolina -14 km/l

A combinaĂ§Ă£o entre desempenho e economia de combustĂ­vel foi possĂ­vel graças Ă  adoĂ§Ă£o de materiais leves e de alta resistĂªncia que resultaram num motor eficiente, bem equilibrado e de baixo peso. Pude comprovar isso na pratica. Em condições normais de trĂ¡fego, o carro Ă© muito leve no dirigir graças a sua coluna de direĂ§Ă£o com regulagem de altura e assistĂªncia elĂ©trica. A transmissĂ£o manual de cinco marchas transmite ao motorista uma operaĂ§Ă£o confortĂ¡vel e de baixo esforço.


Mesmo em solos irregulares, que encontrei em algumas estradas vicinais, a suspensĂ£o manteve-se sempre estĂ¡vel em relaĂ§Ă£o ao conjunto. Ele usa na dianteira o tipo MacPherson, os pistões dos amortecedores utilizam vĂ¡lvulas de controle linear do tipo multicamadas. JĂ¡ a traseira Ă© do tipo eixo de torĂ§Ă£o, adicionalmente a bucha do suporte do eixo traseiro usa um calço corretor para aumentar o conforto de rodagem, estabilidade e controle do veĂ­culo alĂ©m de uma barra estabilizadora. O carro se comporta muito bem em situações de velocidade cruzeiro e, quando exigido em alguma ultrapassagem, nĂ£o deixa duvida de que o sistema mecĂ¢nico funciona perfeita e harmoniosamente.


É um carro totalmente novo em relaĂ§Ă£o tambĂ©m ao design interno e externo. Por fora, o Toyota Etios mescla jovialidade com elegĂ¢ncia. A expressĂ£o sorridente do design frontal do Etios Ă© uma das caracterĂ­sticas que se destacam no veĂ­culo integrando harmoniosamente o capĂ´ com a grade frontal e os farĂ³is. Nas laterais, a silhueta limpa do Etios mostra uma linha fluĂ­da que se inicia na parte inferior do capĂ´, seguindo pelas colunas frontais anguladas atĂ© o aerofĂ³lio traseiro. As rodas de liga de 12 raios (15”) e calotas integrais com elegantes 7 raios (14”) apresentam design dinĂ¢mico. A parte traseira do hatchback conta com aerofĂ³lio que contribui para um melhor escoamento de ar pelo teto, jĂ¡ o design curvo da tampa traseira do sedĂ£ evoca a marcante impressĂ£o de estilo. O design das grandes lanternas traseiras tridimensionais, nos dois tipos de carroceria, inclui uma parte transparente e ostenta um desenho moderno, complementado pelo brake-light em LED.


Por dentro o carro impressiona com algumas novidades. A alavanca da transmissĂ£o em couro e o volante com design diferenciado proporcionam uma sensaĂ§Ă£o esportiva ao motorista. O interior conta ainda com 17 porta-objetos, porta-luvas de 13 litros climatizado, tomada de conveniĂªncia de 12v. O painel central estĂ¡ dividido em trĂªs diferentes Ă¡reas: informaĂ§Ă£o, operaĂ§Ă£o e controles do ar condicionado. O painel Ă© angulado 25 graus para cima e voltado para o motorista. A posiĂ§Ă£o central do painel de instrumentos, segundo dados da montadora, reduz ao mĂ¡ximo o movimento dos olhos ao dirigir, que a principio deixam uma duvida, pois estamos acostumados a tĂª-los atrĂ¡s do volante.


JĂ¡ o conforto interno do Etios Ă© um de seus pontos fortes. Os bancos dianteiros possuem um apoio lombar, os encostos dos bancos contam tambĂ©m com apoios laterais que dĂ£o uma sensaĂ§Ă£o de “abraço” nos ocupantes. O assento traseiro Ă© do tipo inteiriço e plano, combinando conforto com fĂ¡cil acesso. As caixas de roda e o tĂºnel central plano nĂ£o restringem o espaço interno, permitindo que 3 passageiros adultos se acomodem confortavelmente no banco traseiro, tanto no hatchback quanto no sedĂ£. O Etios tambĂ©m possui amplo espaço no porta-malas. O sedĂ£ tem capacidade para 562 litros, o hatchback comporta 270 litros, ambos nĂ£o considerando o rebatimento dos bancos traseiros.


No teste, pude notar a excelente visĂ£o externa que o carro proporciona, graças ao pĂ¡ra-brisa e vidros laterais e traseiro. O tamanho das janelas Ă© um ponto forte na hora de se estar dirigindo e nĂ£o ter o inconveniente de nĂ£o poder se enxergar a rua por causa dos passageiros. É um item de segurança muito importante como tambĂ©m Ă© a carroceria, concebida nos mais rĂ­gidos padrões de qualidade. Nos dois tipos, exceto na versĂ£o de entrada do hatchback, o Etios sairĂ¡ de fĂ¡brica jĂ¡ equipado com freios ABS (com EDB) e o airbag de sĂ©rie em todos os modelos.


É a Toyota chegando para brigar pela fatia mais cobiçada do mercado brasileiro com o Etios, um carro que tem o sorriso maroto dos japoneses e a força dos samurais.


FICHA TÉCNICA  TOYOTA  ETIOS

MOTORIZAĂ‡ĂƒO
Motor: 1.3 16V DOHC T-Flex e 1.5 16V DOHC T-Flex
PotĂªncia: 1.3 gera 90 cv a 5.600 rpm (etanol) e 84 cv a 5.600 rpm (gĂ¡s); 1.5 gera 96,5 cv a 5.600 rpm (etanol) e 92 cv a 5.600 rpm (gĂ¡s)
Torque: 1.3 oferece 12,8 mkgf a 3.100 rpm (etanol) e 11,9 mkgf a 3.100 rpm (gĂ¡s); 1.5 oferece 13,9 mkgf a 3.100 rpm (etanol) e 13,9 mkgf a 3.100 rpm (gĂ¡s)
Cilindrada: 1329 cm³ e 1496 cm³
Taxa de compressĂ£o: 12,2:1 (1.3) e 12,1:1 (1.5)

TRANSMISSĂƒO
TransmissĂ£o: manual de cinco velocidades

SUSPENSĂƒO
Dianteira: McPherson
Traseira: Eixo de torĂ§Ă£o

DIREĂ‡ĂƒO
DireĂ§Ă£o: mecĂ¢nica e eletroassistida progressiva (X, XS e XLS)

FREIOS
Dianteiros: discos ventilados
Traseiros: Tambor

PNEUS E RODAS
Pneus: 175/65 R14 e 185/60 R15
Rodas:  14 x 5J e 15 x 5,5J

DIMENSĂ•ES
Capacidade do tanque: 45 litros
Comprimento: 3,77 metros (hatch) e 4,26 metros (sedĂ£)
Largura: 1,69 metros
Altura: 1,51 metros
DistĂ¢ncia entre eixos:  2,46 metros (hatch) e 2,55 (sedĂ£)
Capacidade do porta-malas: 270 litros (hatch) e 562 litros (sedĂ£)
Peso: 915 kg a 980 kg

PREÇOS
(ref. Setembro de 2012): de R$ 29.990 a R$ 42.790 versĂ£o hatch e R$ 36.190 e R$ 44.690 a versĂ£o sedĂ£