Estreou em cartaz nos cinemas do Brasil o filme GUERRA MUNDIAL Z (Paramount), uma nova versĂ£o da visĂ£o apocalĂ­ptica do fim do mundo em que a populaĂ§Ă£o mundial se transforma em zumbis e começa a eliminar os normalmente sĂ£os

Texto: Eduardo Abbas


Dessa vez cabe ao astro Brad Pitt combater a praga mundial no intuito de salvar a sua famĂ­lia e toda a humanidade que resta na face do planeta. Dirigido por Marc Foster, que tem no currĂ­culo o interessante A Procura da Terra do Nunca (Miramax / Buena Vista) e 007 Quantum of Solace (MGM) o filme tem nas cenas de aĂ§Ă£o e destruiĂ§Ă£o em massa o ponto forte, numa realizaĂ§Ă£o excelente com a insuperĂ¡vel ajuda dos computadores de Ăºltima geraĂ§Ă£o usados em Hollywood. O filme tem ainda versões em 2D e 3D e arrasta o para dentro da tela a platĂ©ia Ă¡vida por filmes do gĂªnero terror/ficĂ§Ă£o.


A idĂ©ia de o apocalipse terrestre ser formado por zumbis nĂ£o Ă© nova no cinema. Apesar do roteiro e da histĂ³ria de Guerra Mundial Z serem originais, Ă© difĂ­cil acreditar que o romancista Max Brooks, especialista em livros de zumbis e filho do cineasta Mel Brooks (isso mesmo, aquele que fez comĂ©dias tipo BanzĂ© no oeste, A histĂ³ria do mundo parte 1, Alta ansiedade entre outras), nĂ£o tenha sido influenciado por outra obra que trata do mesmo tema, mas em proporções menores na realizaĂ§Ă£o, ficando apenas em Manhattan.


I Am Legend, titulo do livro de Richard Matheson, foi usado como base para a adaptaĂ§Ă£o de The Omega Man (Warner) e que teve o astro do momento Charlton Heston no papel principal. Exibido no Brasil com o tĂ­tulo O Ăºltimo homem na face da terra, o filme se passa no ano de 1975, onde uma guerra biolĂ³gica entre a China e a atĂ© entĂ£o existente UniĂ£o SoviĂ©tica provoca uma praga bacteriolĂ³gica que elimina a maioria da populaĂ§Ă£o humana da terra. Resta ao herĂ³i tentar sobreviver na Nova York dos anos 70 preso a um bunker e eliminando os zumbis que tentam a todo custo trazĂª-lo para o lado obscuro que se transformaram depois da praga.


Esse mesmo livro em 2007 gerou uma refilmagem, agora com Will Smith no Eu sou a lenda (Warner) em que muitos consideram, e eu me incluo nessa lista, muito pior que o filme de 71. Tecnicamente Ă© melhor por causa dos novos recursos desenvolvidos, mas em se tratando de um delay de 36 anos, a tĂ©cnica de atuaĂ§Ă£o e de soluĂ§Ă£o dos problemas que o primeiro roteiro enfrentou por causa das limitações que existiam na Ă©poca, nĂ£o justificam sua inconsistĂªncia e a falta de charme que sobrou na primeira versĂ£o, a criatividade superava a dificuldade.


Para vocĂª que nĂ£o quer se arriscar ir ao cinema sem saber aonde esta pisando, o trailer 1 e o trailer 2 podem te ajudar a decidir se vale a pena olhar para o fim do mundo, agora pelos olhos do Brad Pitt.


A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos


Follow me on twitter: @borrachatv