A obra de um gênio do cinema, que entra em cartaz no dia 13 de setembro, mostra sem meias palavras a titânica luta entre dois homens com um objetivo comum, ser o melhor do mundo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Califórnia Filmes

Nunca vamos saber o que se passa na cabeça de um diretor de Hollywood no momento da criação de uma obra para ficar eternizada nas nossas mentes e nossos corações. Mais difícil ainda é contar uma história real com tantas nuances e tantos devaneios que dois personagens protagonizaram em uma época em que, o automobilismo era considerado um evento marginal e só acompanhava quem gostava. Será que alguém se habilita a decifrar?


Se você gosta de carros e cinema, prepare-se, Rush, no limite da emoção (Universal/Califórnia) vai te jogar na poltrona e te tirar somente depois que os créditos acabarem. É uma viagem no tempo com as atuais técnicas de captação e realização em um roteiro muitíssimo bem amarrado, adaptado da obra Corrida para a glória, do escritor Tom Rubython.


Esqueça tudo o que você já viu sobre o tema, esqueça todos os efeitos especiais que a telona proporciona, aqui, o diretor Ron Howard (Uma mente brilhante, Apollo 13) vai te arrastar para o mundo de verdade, afinal, é a real história do campeonato de 1976 da Fórmula 1, visto em seus detalhes mais brilhantes e muitas vezes sombrios, é a vida como realmente é, impressiona pela realidade e pela qualidade das reproduções de todas as corridas, festas, casos e acasos da vida dos dois protagonistas.


O trabalho dos dois atores Chris Hemsworth (Os Vingadores), no papel do playboy carismático James Hunt, e Daniel Brühl (Bastardos Inglórios) como o disciplinado e perfeccionista Niki Lauda, surpreende mesmo aqueles que viveram a época romântica do automobilismo.


Em interpretações sensacionais, é difícil tomar um partido por um dos dois no filme, o momento de embate dos rivais tem toques de humor e às vezes de sordidez extrema. Mas era assim mesmo, eram inimigos na pista, amigos fora dela, uma relação que hoje não existe mais na maior categoria do automobilismo mundial.


Filmado em locações no Reino Unido, Alemanha e Áustria, o filme tem na produção Andrew Eaton (O Preço da Coragem), Eric Fellner (Senna, O Espião que Sabia Demais), Ron Howard, o ganhador do Oscar© Brian Grazer (Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo, Uma Mente Brilhante), Peter Morgan e Brian Oliver (Cisne Negro), e traz a trilha sonora assinada por Hans Zimmer (Piratas do Caribe, Batman, Madagascar), um time de primeira linha para contar uma história de amor, ódio, superação e muita, muita emoção.


Prepare seu espírito, tudo que você vai ver na tela realmente aconteceu na vida real, Rush supera em todos os sentidos o que se espera de um filme pra lá de bom. É o homem dominando a máquina, é o cinema fazendo justiça aos heróis de outras épocas.


A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos

Follow me on twitter: @borrachatv