Um suspense forte sobre um tema atual e que Ă© o pesadelo nĂ£o sĂ³ no Brasil como em todo o mundo, o desaparecimento de crianças

Para quem tem filhos, nĂ£o existe nada pior do que desconhecer o paradeiro deles, acordar assustado no meio da noite para ver se estĂ£o bem enquanto sĂ£o crianças, ou mesmo se preocupar quando atrasam 1 minuto alĂ©m do horĂ¡rio marcado, isso jĂ¡ na fase adolescente. Ser pai ou mĂ£e Ă© invariavelmente viver a vida pela metade, a sua e das suas crias, Ă© difĂ­cil encontrar um meio termo enquanto estĂ£o por perto, mas acredito ser insuportĂ¡vel a preocupaĂ§Ă£o com a distĂ¢ncia quando estĂ£o longe, que dirĂ¡ se um dia eles desaparecerem.


Foi com essa pegada pra lĂ¡ de forte que o filme Os Suspeitos (Alcon Entertainment / Paris Filmes) chega Ă s telas brasileiras nesse fim de semana. O mĂ­nimo que se pode dizer do filme, embalado em simbolismos gigantes, Ă© que se trata de uma obra assustadora. O tema, muito atual nos dias de hoje e que nĂ£o tem soluĂ§Ă£o de nenhuma autoridade em nenhum lugar do planeta, agarra com unhas e dentes os vĂ¡rios e inevitĂ¡veis clichĂªs que sĂ£o revividos nas vidas de seus personagens. 


Keller Dover (Hugh Jackman) encara o pior pesadelo de qualquer pai: sua filha de seis anos de idade, Anna, desapareceu com sua jovem amiga, Joy, e enquanto minutos tornam-se horas, o pĂ¢nico se instala. A melhor pista que tĂªm Ă© a de um trailer caindo aos pedaços que estava estacionado na rua onde moram. Liderando a investigaĂ§Ă£o, o Detetive Loki (Jake Gyllenhaal) prende o motorista, Alex Jones (Paul Dano), mas a falta de provas nĂ£o o deixa preso por muito tempo. Enquanto a polĂ­cia segue vĂ¡rias pistas e a pressĂ£o aumenta, o desesperado Dover, sabendo que a vida de sua filha estĂ¡ por um fio, decide que nĂ£o hĂ¡ mais nada a fazer a nĂ£o ser resolver por suas prĂ³prias mĂ£os. Mas quĂ£o longe este pai desesperado irĂ¡ para proteger sua famĂ­lia?


Um elenco fantĂ¡stico com interpretações fortes e convincentes, alĂ©m de Jackman (o eterno Wolverine), Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback Mountain) dĂ¡ um show na pele do detetive. O tique nervoso sutil Ă© a sua deixa mais clara quando nĂ£o sabe exatamente o que fazer ou dizer. Apoiando esses dois grandes atores tem ainda a estupenda Viola Davis (na pele de Nancy Birch, que serĂ¡ sempre lembrada por HistĂ³rias Cruzadas), a super versĂ¡til Maria Bello (Grace Dover), Melissa Leo (Holly Jones) vencedora do Oscar® e Paul Dano (vivendo o garoto deficiente Alex Jones, muito diferente do arrogante filho de Harrison Ford em Cowboys & Aliens), numa direĂ§Ă£o segura de Denis Villeneuve, canadense e que tem no currĂ­culo IncĂªndios, indicado ao Oscar® de Melhor Filme de LĂ­ngua Estrangeira em 2011.


Tecnicamente o filme Ă© impecĂ¡vel, a fotografia que mescla situações de dia, noite, neve, chuva, dentro de casa, fora na rua, Ă© feita por um craque: Roger A. Deakins foi indicado a dez Oscar® de Melhor Fotografia, e tem no currĂ­culo Fargo, O Homem Que NĂ£o Estava LĂ¡, E AĂ­, Meu IrmĂ£o, CadĂª VocĂª?, Bravura IndĂ´mita, Onde os Fracos NĂ£o TĂªm Vez, e se junta a ele a excelente montagem de outro craque, Joel Cox, que ganhou o Oscar® pelo filme Os ImperdoĂ¡veis, e ainda leva na bagagem Menina de Ouro, A Troca, J. Edgar, AlĂ©m da Vida, Invictus, Gran Torino, A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, Sobre Meninos e Lobos, DĂ­vida de Sangue, Cowboys do Espaço, Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal, As Pontes de Madison, Bird, tĂ¡ bom ou quer mais? Talvez a parte mais fraca do filme seja a trilha musical, Ă© competente, mas nĂ£o emociona nem dĂ¡ a dimensĂ£o exata do tamanho do filme, muito provavelmente pela pouca experiĂªncia do maestro JĂ³hann JĂ³hannsson, um islandĂªs que Ă© praticamente um novato na telona.



Os Suspeitos ultrapassa os limites do ser humano quando se trata de proteger e amar explode em emoĂ§Ă£o quando as injustiças dos dias de hoje vem Ă  tona. É um filme obrigatĂ³rio, Ă© forte, surpreendente e tem a mensagem daquilo que todo pai faria pelos filhos, Ă© a vida retratada na tela com todas as suas cores e nuances, Ă© o cinema dando o alerta, basta ouvir.

A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos


Follow me on twitter: @borrachatv