A MotoGP entrou em ritmo de fim de festa, Marc Marquez, agora, nem precisa correr as Ăºltimas etapas

Texto: Eduardo Abbas

Que a necessidade de vitĂ³rias para se chegar ao tĂ­tulo era muito pequena, isso eu jĂ¡ havia dito antes das fĂ©rias, agora, nem precisar correr, aĂ­ chegamos ao mĂ¡ximo dos mĂ¡ximos. Com o campeonato jĂ¡ decidido em favor do espanhol, os olhos se voltam para ver quem acerta o lugar, eu vou apostar no JapĂ£o! Marquez realmente se supera a cada etapa, começa a rasgar os recordes e as estatĂ­sticas do mundo das duas rodas, vence de forma pra lĂ¡ de convincente no templo do automobilismo, que, aliĂ¡s, estava muito vazio. E olha que nĂ£o foi uma corrida chata, ao contrĂ¡rio, teve atĂ© o Valentino largando de forma espetacular e exemplar. NĂ£o foi tambĂ©m uma moleza pro Marc, as Yamaha estavam encapetadas e rendendo muito na pista americana, essa imagem abaixo mostra o quanto complicado foi formar o pĂ³dio da etapa. É de tirar o fĂ´lego!


Dessa vez sobrou pro pedrosa, ficou fora da premiaĂ§Ă£o e, apesar de ser o segundo no campeonato, viu o espanhol Lorenzo voltar a ser competitivo e começar a querer se insinuar a brigar pelo vice desse ano. É uma pena as motos da Yamaha perderem tanto rendimento depois da metade da prova, como eu jĂ¡ disse em algumas colunas anteriores, a informaĂ§Ă£o que eu tive Ă© que elas literalmente comem os pneus. A Honda, muito mais equilibrada, permite a seus pilotos atingirem o ponto ideal de desgaste quando todo mundo jĂ¡ começa a ficar sem sapatos. O pequeno espanhol sabe como ninguĂ©m tirar e usar essa vantagem, e pela dĂ©cima vez no ano venceu, dessa vez tocando os tijolos sagrados de IndianĂ¡polis.


Quem tambĂ©m tocou os tijolos em sua primeira vitĂ³ria foi o espanhol Efren Vasquez. Numa corrida disputadĂ­ssima na Moto3,Vasquez teve a frieza para superar o italiano Romano Fenati jĂ¡ na linha de chegada, e conquistando aquela vitĂ³ria que deve mudar um pouco o tranqĂ¼ilo panorama, levando um pouco mais de pimenta malagueta Ă  disputa do tĂ­tulo do ano.


Outro que tambĂ©m colocou fogo na disputa pelo tĂ­tulo da Moto2 foi o finlandĂªs Mika Kallio. Numa corrida acidentada, que teve bandeira vermelha e diminuiĂ§Ă£o do nĂºmero de voltas, ele nĂ£o quis nem saber e meteu uma montanha de tempo no segundo colocado, venceu a corrida e encostou no espanhol Esteve Rabat, ficando agora sĂ³ a 7 pontos do lĂ­der.


Nesse fim de semana, eles voltam a se encontrar em Brno, na RepĂºblica Tcheca, e com a sede que estĂ£o, as coisas devem ficar interessantĂ­ssimas nos trĂªs campeonatos. Quem tambĂ©m volta Ă© a FĂ³rmula Indy, no oval de Milwaukee, essa mais em ritmo de fechar a conta do ano, e com um brasileiro com chance de chegar lĂ¡, diferente da Moto3, onde o brasileiro Eric Granado continua seu calvĂ¡rio. Na etapa americana, ele acabou chegando em 22º depois de largar em 25º, mas ainda sofre pelo fato de precisar fazer uma grande corrida. Em breve vou publicar a entrevista que fiz quando ele esteve no Brasil, o nosso Ăºnico representante nas duas rodas precisa, e muito, de apoio oficial, tĂ£o usado e abusado por incompetentes em outras categorias e mesmo outros esportes, afinal, nĂ³s temos que fazer o nosso menino chegar lĂ¡, porra!

A gente se encontra na semana que vĂªm!

Beijos & queijos

Follow me on twitter: @borrachatv