A FĂ³rmula 1 e a FĂ³rmula Indy vivem momentos de definiĂ§Ă£o, a Mercedes coloca limites aos pilotos, a Penke deve fazer o campeĂ£o

Texto: Eduardo Abbas

O fim de semana foi daqueles para nĂ£o se esquecer. Mesmo com o terremoto que assolou a costa da CalifĂ³rnia, a imprevisĂ­vel corrida em Sonoma garantiu, para esse sĂ¡bado, um encerramento de temporada daqueles, com quatro pilotos ainda no pĂ¡reo para conquistar o campeonato e um quinto, no caso o Dixon com chances muito pequenas, mas que existem.


A temporada chega ao seu final, com um ingrediente que faltou ao Will Power em 2010, 2011 e 2012, a sorte de campeĂ£o e que mais uma vez faltou ao Helio Castroneves, que atĂ© agora repete a campanha do ano passado com apenas uma vitĂ³ria na temporada. É realmente muito pouco para quem, um dia, ainda sonha ser campeĂ£o, quem sabe se ousar e arriscar mais e administrar menos, a sorte lhe sorri?


Na corrida do fim de semana, o fator estratĂ©gia foi determinante para o resultado final. O Scott Dixon e sua equipe sĂ£o realmente imbatĂ­veis quando se trata de economizar para poder gastar quando precisa. No jogo de xadrez que Ă© uma corrida, eles conseguem movimentar as peças com grande destreza e, quase sempre, o neozelandĂªs chega Ă  frente dos mais afoitos. Pena ele ter acordado para o campeonato tĂ£o tarde, se tivesse feito antes, talvez pudesse estar na Ăºltima etapa com mais chances. Teve tambĂ©m, como eu disse antes, o fator sorte, sim, pois o Power conseguir rodar sozinho, nĂ£o bater em ninguĂ©m, voltar para a corrida em vigĂ©simo e acabar em nono, quer mais prova que isso?


Na noite de sĂ¡bado vai acontecer a etapa derradeira, as 500 milhas de Fontana, valendo o dobro de pontos e um tĂ­tulo para se comemorar atĂ© março do ano que vem. Power Ă© o favorito, Helinho Ă© quem precisa se superar e contar com uma classificaĂ§Ă£o ruim do australiano para quebrar a escrita, mas, sendo realista, tĂ¡ muito difĂ­cil, mesmo assim, devem acontecer muitas batalhas nessa guerra e nĂ£o dĂ¡ para perder essa etapa por nada!


Quem tambĂ©m nĂ£o estĂ¡ a fim de perder por nada Ă© o Nico Rosberg. Apesar dos comissĂ¡rios acharem que foi um choque normal e o Hamilton ter o azar de furar um pneu, serem coisas de corrida, eu nĂ£o concordo, acho que na verdade foi uma malandragem do alemĂ£o. Claro que ele deixou o carro escapar um pouco pra dar aquele “totĂ³zinho” no inglĂªs, talvez nĂ£o contasse com o furo no pneu traseiro, mas que quis desequilibrar o adversĂ¡rio, ah isso quis.


Se a FIA nĂ£o faz justiça e acaba com a festa, a equipe acaba. Como os pilotos nĂ£o entenderam direito quando a Mercedes disse que o jogo estava aberto e pediu para eles lutarem na pista, a casa alemĂ£, como era de se esperar, jĂ¡ botou as coisas nos seus devidos lugares e informou aos dois que, a partir de agora, as ordens virĂ£o dos boxes e que ambos vĂ£o ter que cumprir. Essa lambança que os dois estavam fazendo na pista, custou ao time dois resultados ruins e isso toca sinal de alerta em qualquer equipe, seja grande ou pequena.


Os que nĂ£o tinham nada com isso e tiraram vantagem foram o Ricciardo e o Bottas. O australiano venceu a terceira no ano, a segunda em seqĂ¼Ăªncia, e o finlandĂªs subiu mais uma vez no pĂ³dio, aumentando o valor do passe, virando objeto de desejo da McLaren e deixando o Massa com a casca de banana na mĂ£o. Mais uma vez ele veio com desculpas pelo resultado ruim. Agora foi a vez do pedaço de pneu que ficou preso no carro e atrapalhou as voltas dele, pedaço esse que foi encontrado e retirado no terceiro pit-stop. Tudo isso acontece com ele porque ele treina mal, se classifica mal e fica sempre sujeito a eventos do pelotĂ£o intermediĂ¡rio.


Bottas consegue ser muito superior ao brasileiro, inclusive porque treina menos, em algumas sextas-feiras ele teve que deixar o carro para o Felipe Nasr e a Susie Wolff treinarem, andou muito menos que o companheiro e faturou muitos pontos mais, Ă© o responsĂ¡vel direto pela atual classificaĂ§Ă£o da Williams, e provocou no narrador e comentaristas da TV Globo frases do tipo “ESSE BOTTAS É MUITO BOM PILOTO”. Olha, talvez nem seja, mas Ă© aplicado, consistente, dedicado e esta sempre Ă  disposiĂ§Ă£o da equipe, em comparaĂ§Ă£o ao outro, estĂ¡ anos-luz Ă  frente.
Vou ficando por aqui, no fim de semana a Indy acaba em 2014 e tem também mais um show da MotoGP na Inglaterra, no mítico circuito de Silverstone. Com o Marc Marquez mais livre dos recordes que deveria quebrar, a corrida promete, e eu conto tudo na terça!

A gente se encontra na semana que vĂªm!

Beijos & queijos

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