A etapa de Brno quebrou a hegemonia de Marquez e colocou um pouco mais de pimenta na disputa pelo vice de 2014

Texto: Eduardo Abbas

Na MotoGP Ă© assim, ou 8 ou 800. Dificilmente Marc Marquez vai fazer uma corrida tĂ£o ruim atĂ© o fim do campeonato, e mais difĂ­cil ainda serĂ¡ seus adversĂ¡rios disputarem uma tĂ£o boa. O prenuncio de uma grande reviravolta no resultado da corrida, se deu logo na bandeira verde, quando a Formiga AtĂ´mica, que era pole, acabou largando muito mal e caiu para sexta posiĂ§Ă£o.


Impressionante mesmo foi ver o Valentino, agora, depois de velho, largar muito bem e assumir a ponta. DaĂ­ veio o atropelo, sem nada a perder, Pedrosa e Lorenzo nĂ£o quiseram nem saber e se jogaram pra frente, colocando as duas Ducati, que começam a se mostrar competitivas de novo, no seu devido lugar. No embaralhar das posições, acabou o Dani vencendo, com o Lorenzo em segundo e o Valentino em terceiro.


Azar de Marquez que acabou em quarto, sorte do trio da diferença, que diminuiu um pouco a distĂ¢ncia pro menino, mas que ainda Ă© enorme, para se ter uma idĂ©ia, a continuar com essa diferença, o campeonato acaba no JapĂ£o, que, conforme eu disse na semana passada, deve ser o desejo da equipe Honda. Na verdade, acabou a pressĂ£o por quebra de recorde, acabou o domĂ­nio completo e acabou sobrando pra tcheca, que ficou mesmo muito molhada depois da festa dos trĂªs no pĂ³dio.


No fim de semana teve a antepenĂºltima etapa da FĂ³rmula Indy em Milwaukee, e aconteceu a virada do australiano pra cima do brasileiro. Will Power dominou o fim de semana, fez a pole, ficou mais voltas na frente e venceu sem deixar muitas dĂºvidas nem questionamentos. A equipe foi perfeita e o patrĂ£o, Roger Penske, nĂ£o facilitou nem dificultou a vida pra ninguĂ©m. Pior para o Helinho Castroneves, que começa a ver o campeonato novamente escorrer entre os dedos.


Apesar da pequena vantagem de 39 pontos (sĂ£o ainda 150 em jogo) nem tudo esta perdido para o brasileiro, mas o momento Ă© delicado e ele repete 2013, tem apenas uma vitĂ³ria no campeonato e agora, na fase decisiva, começa a cair de rendimento. Nesse fim de semana tem mais uma etapa, agora em Sonoma, um circuito misto, onde quem sabe ele pode mostrar recuperaĂ§Ă£o e partir para a Ăºltima e derradeira etapa, essa com pontos dobrados, numa situaĂ§Ă£o melhor? A conferir!


No fim de semana tem tambĂ©m a volta da FĂ³rmula 1 das fĂ©rias. A dança das cadeiras jĂ¡ começou e pela Toro Rosso, que jĂ¡ anunciou o holandĂªs Max Verstappen, de 16 anos, para o lugar de Jean Éric Vergne. Max Ă© o mais jovem piloto a entrar na categoria, Ă© filho de Jos Verstappen que quase nada fez pelo esporte. Na verdade o menino Ă© mais uma das loucuras do Bernie Ecclestone, porque, na falta de talentos de verdade e pagantes em excesso, ele opta por nivelar a maior categoria do automobilismo mundial ao kart. Acho isso uma insanidade, ou o garoto Ă© gĂªnio ou um grande sortudo, mas esta feito, e eu, diria sĂ³ uma coisa ao Max Verstappen: VAI ESTUDAR MOLEQUE!

A gente se encontra na semana que vĂªm!

Beijos & queijos

Follow me on twitter: @borrachatv