Baseado no Best-Seller de James Dashner, esse thriller futurista tem tudo para agradar

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Fox

De acordo com os futurĂ³logos e escritores especializados no apocalipse, o que nos espera nos prĂ³ximos anos nĂ£o Ă© nada bom. Mas isso nĂ£o Ă© de hoje, que um dia vamos acabar com a Terra e tudo que vive na sua superfĂ­cie, Ă© fato, sĂ³ nĂ£o conseguimos ainda precisar a data, que pode ser daqui a 10, 100, 1.000 ou mesmo 1.000.000 de anos, meses, dias ou horas. E como faremos tal proeza de acabar com o nosso planeta? Isso nĂ£o se sabe, mas uma coisa Ă© certa, vamos voltar a viver como viviam os homens das cavernas, atĂ© porque, Albert Einstein, que sabia das coisas, disse: "NĂ£o sei como serĂ¡ a terceira Guerra Mundial, mas posso te dizer como serĂ¡ a Quarta: Com paus e pedras.".


O mistĂ©rio que nos reserva o futuro Ă© o ponto chave para Maze Runner – Correr ou Morrer (Gotham Group; Temple Hill Entertainment; FOX) uma visĂ£o do apocalipse pelos olhos de garotos jovens, cheios de testosterona, que sĂ£o relegados a uma vida de desconforto e adaptaĂ§Ă£o ao meio ambiente.



Thomas (Dylan O'Brien, um dos mais promissores novos talentos) acorda preso em um enorme labirinto com um grupo de outros garotos e sem memĂ³ria do mundo exterior a nĂ£o ser por estranhos sonhos sobre uma misteriosa organizaĂ§Ă£o conhecida como C.R.U.E.L. Apenas ao explorar os fragmentos de seu passado com pistas que ele descobre no labirinto, Thomas poderĂ¡ descobrir seu verdadeiro propĂ³sito e uma maneira de escapar. O equilĂ­brio jĂ¡ estava abalado com a grande curiosidade do novato, e acaba de vez quando aparece Teresa (interpretado pela inglesa Kaya Scodelario) que coloca literalmente fogo no pavio.


O jovem elenco atĂ© que se sai muito bem nessa montanha russa de ações e emoções, as falas sĂ£o na verdade mais referenciais que teatrais, nĂ£o interferem, na maior parte do filme, nas ações e reações. É um filme de novatos: Ă© o primeiro longa do diretor Wes Ball, Ă© o primeiro roteiro para cinema do jornalista e escritor Noah Oppenheim, mas na outra ponta, tem gente de bagagem.


Um exemplo Ă© a produtora Ellen Goldsmith-Vein, uma das mulheres mais poderosas de Hollywood, dona e CEO do Grupo Gotham empresa que representa 500 diretores, roteiristas, produtores, autores, ilustradores e editores do mais alto nĂ­vel, alĂ©m de produzir vĂ¡rios filmes e animações de cinema e televisĂ£o; na direĂ§Ă£o de fotografia estĂ¡ o equatoriano Enrique Chediak (Red 2 – Aposentados e Ainda Mais Perigosos, 127 Horas, entre outros); e outro craque desse time Ă© o montador Dan Zimmerman, filho do famoso editor Don Zimmerman, que tem no currĂ­culo A Profecia, Aliens vs. Predador 2, Duro de Matar – Um Bom Dia Para Morrer, sĂ³ para citar como exemplo.


Essa turma nĂ£o teve vida mansa, durante as filmagens e mesmo antes delas começarem. Para se ter um exemplo, o cenĂ¡rio da Clareira Ă© uma fazenda em St. Francisville, Louisiana, um lugar bonito e afastado que apresentou diversas dificuldades para os cineastas e o elenco, entre elas vĂ¡rios tipos de cobras venenosas, insetos, mosquitos, muriçocas, muito calor, muita umidade, chuva, lama, um verdadeiro inferno.


Antes das trĂªs semanas de filmagem, o diretor submeteu seu jovem elenco a um treinamento de sobrevivĂªncia, e uma noite em que acamparam no mato tornou-se inesquecĂ­vel devido a uma tempestade que os pegou de surpresa. É um aspecto interessante a oportunidade de se eliminar a tecnologia e apenas viver no mato, com isso criou-se um vinculo maior entre os atores.


O filme Maze Runner – Correr ou Morrer estrĂ©ia nessa quinta-feira nos cinemas brasileiros, Ă© o tipo certo de diversĂ£o para quem curte aventuras sem fim definido, e assim como o nosso futuro, o que estarĂ¡ por vir?


A gente se encontra na semana que vĂªm!

Beijos & queijos

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