Um thriller baseado em um livro escrito por uma mulher, onde o homem Ă© o grande vilĂ£o e a grande vĂ­tima

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: FOX

O sexto sentido das mulheres Ă© uma coisa muito sĂ©ria, o faro por ações erradas em um relacionamento, onde na maior parte das vezes elas estĂ£o certas, se tornam um grande problema. As relações interpessoais geram conflitos interminĂ¡veis, atĂ© porque desde que o cristal foi riscado, a peça jamais serĂ¡ a mesma.


Usando esses argumentos atĂ© certo ponto comuns, a escritora Gillian Flynn encontrou o combustĂ­vel correto para incendiar Ă¡vidos leitores por novelas de ficĂ§Ă£o e criar uma das mais bem elaboradas obras de suspense. NĂ£o contente em se tornar uma rainha das livrarias no mundo, ela mesma escreveu o roteiro de um dos melhores filmes do ano.


Acompanhada do excelente diretor David Fincher (ganhador do Oscar® por A Rede Social, e que tĂªm tambĂ©m no currĂ­culo Seven, Os Sete Crimes Capitais, O Curioso Caso Benjamin Button, O Quarto do Medo, entre outros), ela encontrou a parceria perfeita para dar vida aos personagens de Garota Exemplar (Regency Enterprises, Pacific Standard, Twentieth Century Fox, FOX), uma obra cinematogrĂ¡fica recheada de falas bem elaboradas, bem interpretadas e com aquele toque sutil de afliĂ§Ă£o que somente filmes dessa categoria podem proporcionar.


É uma estĂ³ria complexa, recheada de detalhes nĂ£o tĂ£o sutis e que tem de cara um grande trunfo: durante 2 horas e 30 minutos vocĂª vai viver a vida dos personagens sem sentir o tempo passar. No filme, sĂ£o desenterrados segredos de um casamento, quando, no quinto aniversĂ¡rio da uniĂ£o de Nick Dunne (vivido por Ben Affleck, que estĂ¡ absolutamente convincente na pele do personagem) reporta que sua linda mulher Amy (Rosamund Pike, uma linda inglesa que jĂ¡ foi Bond Girl e que dĂ¡ um show de interpretaĂ§Ă£o) estĂ¡ desaparecida. Sob pressĂ£o da polĂ­cia e um crescente interesse da imprensa sobre o caso, o casamento aparentemente perfeito de Nick começa a desmoronar. Suas mentiras, fingimentos e comportamento duvidoso começam a fazer todos começarem a se perguntar: serĂ¡ que Nick Dunne matou sua mulher?


O elenco tem uma qualidade acima da mĂ©dia, com isso o diretor consegue extrair o ponto exato da interpretaĂ§Ă£o, sem exageros, com trocas de olhares muito bem coordenados, que trazem Ă  tona toda impensada aĂ§Ă£o que vem logo a seguir. As idas e vindas do passado para o presente, em vĂ¡rios momentos, sĂ£o feitos com grande maestria e sinalizados apenas por caracteres, nessa aĂ§Ă£o encontramos momentos de tensĂ£o, emoĂ§Ă£o, engraçados e alguns deles, bizzaros.


A fotografia feita por Jeffrey Cronenweth (A Rede Social, Hitchcock) (Nota: ele Ă© filho do lendĂ¡rio e tambĂ©m diretor de fotografia Jordan Cronenweth, que fez entre outros Blade Runner, Peggy Sue, Seu Passado a Espera) Ă© clara, equilibrada, mesmo nas cenas noturnas ou do amanhecer, mantĂ©m a luminosidade no ponto exato entre a penumbra e a silueta. É extremamente bem montado pelas mĂ£os hĂ¡beis e precisas do australiano Kirk Baxter (tambĂ©m da turma de A Rede Social, O Curioso Caso Benjamin Button) que dĂ¡ um ritmo cadenciado Ă  narrativa, sem cair no arrasto ou na demora, nem acelerar demais uma aĂ§Ă£o que necessita de entendimento.


Um detalhe que chama atenĂ§Ă£o nos bastidores Ă© que a talentosa atriz Reese Witherspoon assina a produĂ§Ă£o. A loira, ao que parece, alĂ©m de ser uma atriz de mĂ£o cheia parece que agora aponta o dedo para produções muito bem escolhidas e que podem mudar o rumo da carreira de sucesso, da frente para trĂ¡s das cĂ¢meras.


Garota Exemplar, que estrĂ©ia nessa quinta-feira, Ă© uma nova maneira de se encarar os relacionamentos, tem que ser visto e revisto, entendido e compreendido, nĂ£o Ă© para crianças, a censura de 16 anos Ă© sĂ³ para quem jĂ¡ tem tĂ­tulo de eleitor, para aqueles que começam a vida amorosa agora ou jĂ¡ estĂ£o na estrada do romance faz tempo, Ă©, com toda certeza, a definitiva aposentadoria do pau de macarrĂ£o.


A gente se encontra na semana que vĂªm!

Beijos & queijos

Siga-me no twitter: @borrachatv
Curta minha pĂ¡gina no Facebook: www.facebook.com/borrachatv