Apoiada pelo alto desempenho das tecnologias de segurança WABCO, a equipe Kamaz-master venceu as três primeiras posições da competição de caminhões na América Latina

Texto e fotos: Wabco

A WABCO, líder mundial no fornecimento de tecnologias para melhorar a segurança e a eficiência de veículos comerciais, é a fornecedora de inúmeras tecnologias avançadas, de alto desempenho de segurança e eficientes para caminhões da Kamaz-master, equipe russa de competições de caminhões off-road que venceu o Rally Dakar 2015, uma das provas mais desafiadoras do mundo. Os caminhões da Kamaz-master cruzaram a linha de chegada em primeiro, segundo e terceiro lugares. A equipe Kamaz-master já ganhou o Rally Dakar por treze vezes.


A WABCO fornece tecnologias pioneiras de segurança para a Kamaz-master desde 1997. Para a corrida Dakar 2015, a empresa equipou os caminhões pesados da Kamaz-master com compressores de ar de alta performance, conjuntos de acionamento de frenagem e cilindros WABCO Tristop®, um dos mais confiáveis cilindros para freio do tipo pistão.
“O Rally Dakar representa duas semanas esgotantes no mais desafiador terreno do planeta. É o teste final tanto para equipes quanto para caminhões”, disse Vladimir Chagin, diretor do NP Kamaz-Avtosport, líder da equipe Kamaz-master. “Agradecemos o apoio permanente da WABCO à equipe de corrida de caminhões Kamaz-master e suas avançadas tecnologias de segurança”.
A vitória foi celebrada no sábado (17 de janeiro), em Buenos Aires, capital da Argentina. Este foi o sétimo ano consecutivo da realização do evento na América do Sul. O caminho percorrido foi de 9 mil quilômetros (5.592 milhas) na Argentina, na Bolívia e no Chile, cruzando a Cordilheira dos Andes, correndo pelo Salar de Uyuni, a maior planície de sal do mundo, antes de se aventurar pelo deserto do Atacama, conhecido como o local mais seco da Terra. No total, 63 caminhões de corrida, que representaram doze diferentes marcas de veículos comerciais, competiram no Rally Dakar 2015. A Kamaz-master enviou quatro caminhões para defender o título.