O modelo de entrada da Volkswagen
surpreende no desempenho e na economia de combustível
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
Não tem discussão, o carro da
montadora alemã é seguramente um dos mais econômicos já fabricados no Brasil.
Ele esta inserido em uma categoria de veículos populares com motores de 3
cilindros que começam a fazer parte do dia-a-dia dos agora exigentes
brasileiros.
Eu tive a oportunidade de testar o
modelo básico durante uma semana e pude constatar que realmente ele entrega
tudo o que promete. Entenda-se por modelo básico um veículo sem ar
condicionado, sem direção, vidros e retrovisores elétricos, enfim, uma
configuração das mais simples, apenas com rádio, airbags frontais e freios ABS
de série, um carro leve e ideal para quem esta começando a dirigir ou mesmo
para empresas que tem frotas de vendedores.
O UP! já impressiona de cara por
conta do seu bem ajustado conjunto mecânico. Equipado com a nova geração de
motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex com potência máxima de 75 cv (55 kW) a
6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação,
com etanol. O torque máximo é 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e
ocorre a partir de 3.000 rpm. O câmbio manual de 5 marchas com comando a cabos
e a barra estabilizadora dianteira de série completam esse conjunto suave e
harmonioso.
Rodei por estradas e na cidade,
simulando sempre a forma de utilização de um usuário que tem o carro para as
mais diversas funções, como ir a mercados, shoppings, fazer viagens curtas e
mesmo longas, encarar horas de engarrafamento no trânsito e poder aproveitar as
longas retas em rodovias para senti-lo mais atuante e veloz.
Na cidade, o que realmente faz
diferença é o ar condicionado ou a falta dele, até porque São Paulo
praticamente se tornou um deserto nos últimos meses do ano. Mesmo assim,
dirigir no trânsito pesado não é nenhum sacrifício, pelo contrário, por ser um
carro muito leve, devido aos materiais utilizados na construção, o espaço
interno generoso com os passageiros, o conforto e a dirigibilidade são os
pontos fortes do UP!. Na hora de estacionar em vagas de shopping, geralmente
muito apertadas, as amplas janelas proporcionam uma ótima visão em todos os
campos, se tem a impressão que a vaga é maior do que a realidade.
Um dos bons motivos de se dirigir
e mesmo saltar para fora do carro é a posição e altura dos bancos, o condutor e
os passageiros praticamente saem em pé, sendo necessário pouco esforço para
entrar ou sair do veículo. Isso ajuda muito pessoas de idade e outras fora do
peso ideal, é o chamado “descer do carro”,
detalhe muito importante depois de uma longa viagem ou de se ficar por um longo
período sentado.
Na estrada é um automóvel
realmente surpreendente, o desempenho é muito acima do esperado para essa
categoria de veículo. Viajando por estradas de curvas longas e curtas, retas,
subidas e descidas, em nenhum momento, a não ser em ultrapassagens, foi
necessária a redução para uma marcha menor. Com o câmbio posicionado em 5ª, o
UP! não se acovarda e faz retomada de velocidade sem nenhum esforço. Andei mais
de 90 km
na velocidade da rodovia sem precisar trocar uma vez sequer de marcha, mesmo
com o carro com três pessoas e pouca bagagem, o desempenho foi linear e
constante.
A melhor parte realmente toca no
ponto mais sensível do corpo humano: o bolso. O carro foi abastecido com
gasolina comum no tanque de 50
litros , eu rodei no total entre cidade e estradas 745 km e não chegou a entrar
na reserva, portanto havia pelo menos 5 litros de gasolina no tanque. A média foi de
espantosos 16,55 km/l, um número muito acima do que a Volkswagen coloca como
sendo o consumo oficial, dependendo do uso do carro, você vai usar um tanque
por mês, não tá bom?
O UP! têm 3 anos de garantia, uma
série de versões com diversos tipos de opcionais, um verdadeiro Urban Car, para
fazer homens, mulheres e os recém habilitados aproveitarem tudo que esse carro
singular oferece.
Ficha Técnica
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up! 1.0l
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Manual
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4 Portas
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MOTOR
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Combustível
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Gasolina (E22)
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Etanol (E100)
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Cilindrada (cm³)
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999
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Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm)
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74,5 x 76,4
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N° de cilindros / disposição / válvulas por cilindro
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3 / Em linha / 4
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Posição
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Transversal a frente do eixo
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Potência máxima - kW (cv) / rpm (NBR ISO 1585)
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55 (75) / 6250
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60 (82) / 6250
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Torque máximo - Nm (kgfm) / rpm (NBR ISO 1585)
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95 (9,7) / 3000
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102 (10,4) / 3000
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Taxa de compressão
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11,5:1
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Formação de mistura
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Injeção eletrônica multiponto
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com sistema E-Flex de partida
a frio ( sem tanquinho )
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TRANSMISSÃO
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Conjunto câmbio-diferencial
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Manual, cinco marchas à frente, acionamento por cabos
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Embreagem
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Monodisco, acionamento hidráulico
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Rodas motrizes
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Dianteiras
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Relações de marchas
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1ª - 3,769:1; 2ª - 2,095:1; 3ª -
1,281:1;
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4ª - 0,927:1; 5ª - 0,740:1; ré - 3,182:1
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Relação de diferencial dianteiro
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4,929:1
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SUSPENSÃO
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Dianteira
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Suspensão independente tipo McPherson
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Molas helicoidais
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Barra estabilizadora
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Traseira
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Suspensão interdependente com braços
longitudinais
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Molas helicoidais
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DIREÇÃO
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Tipo
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Direção elétrica (direção mecânica)
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Diâmetro de giro do veículo (m)
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9,7 (10,6)
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Relação de direção (média)
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15,5:1 (21:1)
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Voltas no volante (batente a batente)
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2,9 (3,9)
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FREIOS
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Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo
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ABS com EBD
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Dianteiros
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Disco ventilado, diâmetro de
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Traseiros
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Tambor, diâmetro de
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RODAS E PNEUS
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Roda 5J X 13 com Pneu 165/80 R13
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Roda 5J X 14 com Pneu 175/70 R14
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Roda 5,5J X 15 com Pneu 185/60 R15
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DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
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Comprimento
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3605
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Largura (sem espelho retrovisor)
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1645
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Largura (com espelho retrovisor)
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1910
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Largura (com espelho retrovisor com side
blinker )
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1914
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Altura (teto)
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1500
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Distância entre eixos
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2421
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Bitola (dianteira / traseira)
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1423 / 1424
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AERODINÂMICA
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Coeficiente aerodinâmico (Cw)
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0,361
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Área frontal (m²)
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2,07
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Cw x A (m²)
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0,747
|
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|
CAPACIDADES (litros)
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|
285
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Tanque de combustível
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50
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PESOS (kg)
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Em ordem de marcha
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910-958
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Peso bruto total (PBT)
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1370
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Carga útil
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440-412
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Carga admissível sobre o eixo dianteiro
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700
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Carga admissível sobre o eixo traseiro
|
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|
680
|
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Carga admissível sobre o teto
|
|
|
50
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Peso máximo rebocável com freio/sem freio
|
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|
0
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DESEMPENHO
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Gasolina (E22)
|
Etanol (E100)
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Aceleração 0-
|
12,6
|
12,4
|
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Aceleração 0-1.000 m (s)
|
34,6
|
34,4
|
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Retomada 80-
|
18,9
|
18,5
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Velocidade máxima (km/h)
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163
|
165
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CONSUMO
|
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|
|
|
|
Gasolina (E22)
|
Etanol (E100)
|
Cidade - Autonomia corrigida conforme PBE (km/l) °
|
13,2
|
9,1
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||
Estrada - Autonomia corrigida conforme PBE (km/l) °
|
14,3
|
9,9
|
||
Consumo Energético - Média E100 & E22 (MJ/km)
|
|
|
1,57
|
|
° INMETRO - Portaria n°10 de 11.01.2012
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MANUTENÇÃO
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Revisões, km/ tempo*
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10.000 / 6 meses
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Troca de óleo do motor, km/ tempo*
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|
10.000 / 6 meses
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|
Troca de óleo da transmissão, km/ tempo*
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Não requerido (apenas verificação de
nível a cada 10.000 / 6 meses)
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