O novo modelo da Honda é econômico, confortável e tem preço atraente

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Não foi por acaso que a montadora japonesa escolheu Brasília para divulgar o lançamento do seu novo modelo. No centro do poder e do país, onde as decisões sobre as nossas vidas são tomadas, a cidade é conhecida pelos moradores pela necessidade de se ter sempre as quatro rodas à disposição.


A capital federal foi pensada para carros e não para os pedestres, tem em suas enormes vias a preocupação de se evitar cruzamentos e proporcionar um deslocamento mais rápido dos seus habitantes. Foi nesse ambiente propício ao uso da máquina que eu fui convidado para testar o modelo HR-V.


Trata-se de um novo carro, tem certo mix de outros modelos, mas é conceitualmente uma nova geração de SUVs, pensado em todos os detalhes de conforto e dirigibilidade habituais na marca.


Tudo começa com o motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne. O propulsor gera 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol, quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm.


Essa é uma das novidades, quase não existe diferença entre o tipo de combustível utilizado, o que dá ao consumidor a opção que lhe for mais conveniente. A transmissão manual com seis velocidades é exclusiva para a versão LX, já os outros modelos contam com o CVT e os paddle shift para a top de linha.


São muitos os itens de série, o controle de tração/estabilidade VSA, o sistema de direção MA-EPS, que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, o HSA que é um assistente de partida em rampa, além dos pneus 215/55 R17, as rodas de 17” com design esportivo e o sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. Também de série, o freio de estacionamento eletrônico (EPB) e sistema Brake Hold.


Fiz o teste com o novo veículo em duas etapas, uma de estrada e outra no trecho urbano. Durante o tempo em que estivemos na cidade, a velocidade controlada em 60 km/h possibilita a utilização do controle de velocidade, muito prático e seguro em lugares como Brasília, talvez em São Paulo, que tem um trânsito mais caótico, sua utilização seja mais limitada.


O conforto interno e a ótima posição do motorista são muito bem pensados nesse modelo. A direção ajusta em qualquer posição, bem como o banco e encosto, o grande pára-brisa e as janelas e vidros estruturais fornecem ampla visão em todas as direções. O modelo testado tinha o câmbio CVT, que faz engates precisos e suaves e os itens de conforto garantem uma viagem muito tranqüila e segura.


Por dentro, o HR-V surpreende pela simplicidade e diversidade de equipamentos e soluções de conforto. O uso de materiais macios ao toque, as saídas de ar com fluxo diferenciado, o ar-condicionado digital, os comandos touch screen do sistema multimídia com monitor de 7” e navegador integrado ao painel, elevam a categoria do modelo.


As suas medidas são generosas: 4.295 mm de comprimento, 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre - eixos, 1.770 mm de largura e porta-malas com 437 litros de capacidade, garantindo um excelente espaço interno e de bagagem, cinco pessoas viajam sem apertos ou desconfortos.


Na estrada o HR-V se comporta muito bem. O conjunto mecânico é harmônico e bem ajustado às necessidades do carro em todas as situações, até mesmo nos momento de ultrapassagens em curtos trechos de faixa aberta. A redução de marcha e o aumento de giros é rápido e seguro, não existe aquela coisa do carro “pensar” antes de executar, ele faz e ponto.


Os modelos estavam abastecidos com etanol, mesmo assim o consumo ficou dentro da normalidade de concorrentes na mesma categoria. Na estrada, o SUV fez a média de 10,5 km/l, já na cidade, a média foi de 7,3 km/l, dados do computador de bordo, medidos após o termino de cada viagem.


O HR-V chega nas 217 concessionárias da marca a partir do dia 20/03, têm três anos de garantia sem limite de quilometragem, sete cores disponíveis e com os preços sugeridos para os modelos: LX MT R$ 69.900, LX CVT R$ 75.400, EX CVT R$ 80.400 e EXL CVT R$ 88.700. Com a projeção de vendas de cerca de 50.000 unidades este ano, o modelo fabricado na planta de Sumaré é a maior aposta da montadora para 2015.



LX
EX
EXL
 FICHA
TÉCNICA
Motor
1.8l 16V SOHC i-VTEC FlexOne
1.8l 16V SOHC i-VTEC FlexOne
1.8l 16V SOHC i-VTEC FlexOne
Potência - gasolina/etanol (cv@rpm)
 140/6.500 - 139/6.300
 140/6.500 - 139/6.300
 140/6.500 - 139/6.300
Torque - gasolina/etanol (kgf.m@rpm)
17,3 x 4.800 - 17,4 x 5.000
17,3 x 4.800 - 17,4 x 5.000
17,3 x 4.800 - 17,4 x 5.000
Tração
Dianteira
Dianteira
Dianteira
Transmissão manual de 6 velocidades
o
-
-
Transmissão automática do tipo CVT
o
o
com Paddle Shift
Pneus
215/55 R17
215/55 R17
215/55 R17
Estepe temporário
o
o
o
Rodas de liga leve (pol)
Liga leve - aro 17' (CVT)
Liga leve - aro 17'
Liga leve - aro 17'
Rodas de aço (pol)
Aço - aro 17' (MT)
-
-
Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)
o
o
o
Suspensão dianteira
McPherson
McPherson
McPherson
Suspensão traseira
Barra de torção
Barra de torção
Barra de torção
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm)
2610
2610
2610
Comprimento (mm)
4294
4294
4294
Altura (mm)
1586
1586
1586
Largura (mm)
1772
1772
1772
Massa em ordem de marcha (kg) MT/CVT
1265 / 1271
1270
1276
Peso bruto total (kg) MT/CVT
1740
1740
1740
Capacidade do tanque de gasolina (l)
51
51
51
Volume do porta-malas* (l)
431+6=437
431+6=437
431+6=437
EXTERIOR
Aerofólio traseiro
o
o
o
Antena na parte traseira do teto
o
o
o
Brake light
o
o
o
Calotas
o (MT)
-
-
Câmera de marcha a ré multivisão
-
o
o
Farol de neblina
-
o
o
Lanternas traseiras em LED
o
o
o
Maçanetas externas
 na cor do veículo
 na cor do veículo
cromadas
Para-brisa dégradé
o
o
o
Retrovisores elétricos na cor do veículo
o
com luz de direção
com luz de direção
Rebatimento elétrico dos retrovisores e função Tilt Down no retrovisor do lado do passageiro
-
-
o
Rack de teto
-
o
o
INTERIOR
Volante com acabamento em couro*
-
o
o
Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento
o
o
o
Acabamento Soft-touch na moldura do painel
o
o
o
Acabamento em couro* no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas
o
o
o
Transmissão com acabamento em couro*
-
-
o
Alto-falante
4x
4x
4x
Bluetooth para ligações (HFT - Hands Free Telephone) e reprodução de músicas (BTA - Bluetooth Audio) com ajuste no volante
o
o
o
Apoio para os pés
o
o
o
Ar-condicionado
o
o
digital full touchscreen
Áudio 2DIN
o
-
-
Áudio com visor LCD de 5 polegadas
-
o
-
EPB - Electric Parking Brake (freio de estacionamento por botão)
o
o
o
Sistema Brake Hold
o
o
o
Banco do motorista com regulagem de altura
o
o
o
Bancos traseiros reclináveis, bipartidos (60/40)
o
o
o
Bancos com sistema de rebatimento ULT
o
o
o
Coluna de direção ajustável em altura
+ profundidade
+ profundidade
+ profundidade
Console central elevado com porta-copos
o
o
o
Descansa-braço dianteiro com compartimento
o
o
o
Desembaçador do vidro traseiro
o
o
o
Detalhes nas portas e maçanetas internas
cromados
cromados
cromados
Display multimídia com tela de 7" multi touchscreen com navegador GPS
-
-
o
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
o
o
o
Entrada auxiliar e conexão USB para MP3 players, pen drive e iPod/iPhone/iPad
o
o
- entrada auxiliar
Entrada HDMI e 2 conexões USB para MP3 players, pen drive e iPod/iPhone/iPad
-
-
o
Iluminação interna dianteira individual
o
o
o
Limpador de para-brisa com intermitente
o
variável
variável
Painel com computador de bordo multifunções
o
o
o
Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro
o
+ iluminação
+ iluminação
Piloto automático (cruise control)
-
o
o
Porta-malas com iluminação interna
o
o
o
Porta-objetos nas portas dianteiras
o
o
o
Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros
-
passageiro
motorista/passageiro
Revestimento dos bancos
tecido
tecido
couro*
Sistema de áudio AM/FM com CD player CD/MP3/WMA com 4 alto-falantes
o
o
+ 2 tweeters
Tomada 12 volts
o
x2
x2
Vidros elétricos com função 1 toque para abertura/fechamento automático e sistema antiesmagamento
o
o
o
Volante com ajustes do sistema de som
-
o
o
SEGURANÇA
Alarme
o
o
o
Airbag frontal para motorista e passageiro
o
o
o
Airbag lateral para motorista e passageiro
-
-
o
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro
o
o
o
Barras de proteção lateral
o
o
o
Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. altura
o
o
o
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
o
o
o
Chave com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elétricos
canivete
canivete
canivete
Disco de freio nas 4 rodas
o
o
o
Freios com Sistema ABS e EBD (Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution)
o
o
o
Sistema Immobilizer
o
o
o
Sistema HSA (Hill Start Assist - Assistente de partidas em aclive)
o
o
o
Sistema VSA (Vehicle Stability Assist  - Assistente de tração e estabilidade)
o
o
o
Sistema de fixação de cadeirinha de bebê na base do assento traseiro com ancoragem na parte superior para os dois lados
o
o
o
ESS (Emergency Stop Signal)*
o
o
o
Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
o
o
o
Trava de segurança nas portas traseiras
o
o
o
Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h
o
o
o
CORES

Branco Taffeta Sólido; Prata Global Metálico; Cinza Iridium Metálico; Cinza Barium Metálico; Preto Cristal Perolizado; Marrom Júpiter Metálico, Vermelho Mercúrio Metálico