Na WEC a Audi dá as cartas do ano, na MotoGP a Yamaha vence mais uma, é um ano de viradas de mesa

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Fiawec.com, MotoGP.com

2015 é o ano que está acabando com o domínio de quem estava tomando conta do pedaço. Nas categorias de duas e quatro rodas, os vices de 2014 começam a mostrar as garras e provam que nada é para sempre.


Melhor para quem gosta de competição de verdade, como é o caso da WEC, os alemães da Audi colocaram uma distância segura dos seus rivais japoneses. Em mais uma exibição de força nas 6 horas de Spa-Francorchamps, o trio do carro #7 venceu mais uma e trouxe a reboque as Porsche, deixando a Toyota em um momento, digamos, desconfortável no campeonato.


Spa é uma preparação para a cereja do bolo daqui a pouco mais de um mês, Le Mans vai receber a etapa do endurance com um time tranqüilo e dois se matando para chegar perto. A estratégia dos alemães realmente coloca no chinelo as pretensões dos outros concorrentes, acharam o ponto certo, enquanto os outros devem ficar sem dormir alguns dias.


O brasileiro Lucas Di Grassi ainda não achou esse ponto, mas é candidato a vencer a mais tradicional prova de endurance do mundo, claro, afinal a Audi quer porque quer fazer a dobradinha na pista francesa. É esperar, acompanhar e torcer, afinal nós já temos duas das três coisas para vencer, carro e piloto, falta só a sorte.


Na MotoGP, que teve sua etapa em Jerez, sobrou sorte e competência para Lorenzo. Desta vez ele se superou, colocou na cabeça que estava na hora de fazer uma corrida de gente grande e venceu com certa facilidade.


Não foi uma obra prima, largou na frente, resistiu a alguns ataques de Marquez e abriu um boqueirão de vantagem. Aliás, o atual bicampeão vive um momento impar na carreira. Depois do tombo na Argentina e a falta de um companheiro de equipe mais veloz para empurrá-lo, ele agora tem suas características muito alteradas, não parte mais pra cima com aquele ímpeto de corridas anteriores, se defende mal e está virando presa fácil nas mãos de Rossi, Lorenzo e das Ducati, e como a Suzuki está acordando pra vida, a dele pode se complicar mais.


Também não foi nada de excepcional a corrida do Valentino, ele pulou de 5º para 3º, tentou chegar no Marc e se conformou com o pódio. Para o campeonato foi um ótimo resultado, mantém a ponta da tabela, coloca um baita peso nos ombros dos outros e espera faceiro a etapa do dia 17 em Le Mans.


Vou ficando por aqui, no fim de semana a Fórmula 1 volta e começa sua etapa européia, na verdade começa realmente o campeonato, em Barcelona. Tem também a Fórmula Indy no sábado no circuito misto de Indianápolis (não são as 500 milhas ainda!), a Fórmula-E em Mônaco e na semana que vem eu falo de tudo isso.

Beijos & queijos

Siga-me no twitter: @borrachatv

Curta minha página no Facebook: www.facebook.com/borrachatv