Dois grandes pilotos prejudicados por suas equipes e um velho leĂ£o que ainda ruge forte

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: F1.com, Indycar.com, fiaformulae.com

Chefes de equipes, vocĂªs sĂ£o uns babacas. Como pode tirar de um piloto uma vitĂ³ria fazendo contas erradas ou colocando peças de desmanche? Faça-me o favor, atĂ© parece, me perdoem os patrĂ­cios, que alemĂ£o agora Ă© portuguĂªs de olhos azuis e cabelos loiros. Nem o mais absurdo filme de terror poderia criar uma situaĂ§Ă£o tĂ£o esdrĂºxula como o que aconteceu no fim de semana.


Vamos começar a farra pela FĂ³rmula-E. O Lucas Di Grassi fez uma corrida perfeita nas ruas de Berlim, ganhou sobrando, com o resultado ia aumentando muito a vantagem para os outros pilotos quando, depois de festejar no pĂ³dio, foi desclassificado da corrida. E sabe por quĂª? Segundo minhas fontes, a equipe utilizou um aerofĂ³lio dianteiro recondicionado e isso Ă© proibido pelas regras. A equipe alemĂ£ ABT deu a impressĂ£o que estava começando naquele dia. Resultado? O Lucas de lĂ­der passou a ser terceiro no campeonato e vai ter que remar muito para conquistar o tĂ­tulo, foi uma injustiça com um piloto tĂ£o correto.


E parece que o domingo estava reservado para as trapalhadas dos germĂ¢nicos. O sorriso de Nico Rosberg foi a Ăºnica coisa que brilhou na insuportĂ¡vel corrida de MĂ´naco. Vamos combinar que, as corridas em pista jĂ¡ estavam pra lĂ¡ de chatas, imagine essa nas ruas do principado onde ninguĂ©m passa ninguĂ©m. Existe uma distĂ¢ncia abissal entre a Mercedes e as outras equipes, entre Vettel e Hamilton e os outros pilotos, sĂ£o motoristas de monoposto, estĂ£o no grid para fazer nĂºmero, talvez o menos ruim seja o Bottas.


Agora, tirar uma das vitĂ³rias mais fĂ¡ceis das mĂ£os do inglĂªs foi uma sacanagem maior que correr para o banheiro e ver que nĂ£o tem papel higiĂªnico, que, aliĂ¡s, deve ter sido onde os “ingenherus” da Mercedes devem ter feito as contas para trazer seu piloto para os boxes, trocar os pneus sem necessidade e achar que iriam devolvĂª-lo Ă  pista ainda na frente dos outros. Uma baita manobra arriscada, desnecessĂ¡ria, absurda nos dias de hoje e que pode transparecer que existe sim uma conspiraĂ§Ă£o para o Nico ser campeĂ£o.


Segundo meus passarinhos, Lewis nĂ£o vai continuar no time se isso acontecer, existe desde o ano passado uma conversa nĂ£o terminada com a McLaren, e tem a pressĂ£o da Honda em se ter um campeĂ£o na equipe, nĂ£o um do sĂ©culo passado e que mais provoca discĂ³rdia do que apresenta resultados. Depois das fĂ©rias de julho, algumas cadeiras vĂ£o começar a mudar de lugar, sĂ£o apenas especulações, mas jĂ¡ podemos ficar ligados, muita coisa vai mudar.


O que salvou o domingo foi a sempre sensacional 500 milhas de IndianĂ¡polis. A centenĂ¡ria pista abriu caminho para a ediĂ§Ă£o 99 (a corrida nĂ£o aconteceu durante a primeira guerra mundial por 2 anos e na segunda guerra mundial por 4 anos) que teve em seu enredo um provĂ¡vel roteiro para um filme aos moldes de Hollywood. Juan Pablo Montoya tomou um toque logo na largada, teve que trocar os penduricalhos aerodinĂ¢micos e voltou em Ăºltimo. Claro que a transmissĂ£o pela televisĂ£o fez questĂ£o de lembrar que nenhum piloto que largava fechando o pelotĂ£o jamais ganhou a corrida. Mas isso nĂ£o funciona com o colombiano, ele veio ganhando posições, nĂ£o se preocupou em poupar nada do carro nem do etanol e, faltando trĂªs voltas para o final, pulou pra ponta e venceu!


Um roteiro real para uma corrida de verdade, nada dessas coisas armadas e mal ajambradas que vivem acontecendo na FĂ³rmula 1. A recompensa foi ficar US$ 2.500.000 mais rico, mais feliz e prova mais uma vez que nĂ£o se deve subjugar uma fera ferida, quem sabe o Lewis nĂ£o aprende com o grande Juan e começa a colocar ordem na casa do Fritz.


Eu volto na semana que vĂªm, a FĂ³rmula Indy nĂ£o pĂ¡ra, tem rodada dupla em Detroit no fim de semana e deve começar a se desenhar os favoritos para o tĂ­tulo do ano.


Beijos & queijos

Siga-me no twitter: @borrachatv

Curta minha pĂ¡gina no Facebook: www.facebook.com/borrachatv