Levantamento inédito da Bem Mais Seguro mostra como acontecem os crimes envolvendo automóveis no Brasil

Texto e fotos: Bem Mais Seguro

O avanço da criminalidade no país motivou a corretora Bem Mais Seguro (https://bemmaisseguro.com) a elaborar um estudo sobre como acontecem os casos de roubo e furto de automóveis no Brasil. A pesquisa utilizou dados do site Onde Fui Roubado – plataforma em que as pessoas registram as suas incidências com ou sem boletim de ocorrência – para alertar os cidadãos brasileiros.


De acordo com o levantamento, 64% dos crimes acontecem sob coação das vítimas, no momento em que elas estão dentro ou próximas do veículo. As outras 36% das incidências ocorrem enquanto o carro está parado, sem a presença do condutor. Ainda segundo o estudo, 53% dos registros se passam durante a noite, 70% das vítimas são homens e o prejuízo médio com a perda do bem é de R$ 28.553.
“É importante traçar o perfil das ocorrências mais comuns para os cidadãos se prevenirem. A predominância de motoristas do sexo masculino, que sofrem com o crime em grande parte no período da noite, são alguns dos fatores de risco considerados pelas seguradoras tradicionais na hora de cotar uma apólice”, lembra Marcello Ursini, presidente da Bem Mais Seguro.
Para o serviço não pesar tanto no bolso, a Bem Mais Seguro disponibiliza o Seguro Auto Bem Mais Econômico, proteção sem análise do perfil do condutor - considerando apenas modelo e ano do veículo -, que sai, em média, 50% mais barato do que as opções clássicas. A cobertura básica protege contra roubo e furto, e podem ser contratados serviços adicionais, como colisão total e assistência 24 horas.