A Hyundai apresentou a versão
2016, com um cambio melhor, um design mais bonito e mais econômico, como
conseguem?
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai
Parece que foi ontem, mas lá se
vão 3 anos do lançamento deste carro que chegou fazendo muito barulho. Com bom
gosto, sofisticação, o motor de 3 cilindros na versão 1.0 e preço justo, o
compacto da montadora coreana atingiu a incrível marca de 500.000 unidades
vendidas em agosto de 2015. É um número impressionante, se levarmos em conta ser
o primeiro modelo montado por aqui, com o desenvolvimento voltado apenas e tão
somente para o consumidor brasileiro.
Claro que faltava alguma coisa,
em testes realizados pelo site BORRACHATV ON LINE, pudemos notar
que o carro “pedia” mais. O pedido foi atendido e agora encontramos nessa nova
versão a opção de 6 marchas, manual e automática. Incorpore-se a isso uma nova
engenharia eletrônica de entretenimento e conectividade de aparelhos celulares
e uma incrível eficiência energética, o HB20 ficou mais econômico.
Fui convidado para conhecer essa
nova geração de veículos montados no Brasil para os brasileiros, em evento que
aconteceu na cidade de Atibaia, interior de São Paulo. O carro já impressiona
pela beleza de suas linhas, o modelo
passa a incorporar a evolução da filosofia de design da Hyundai, Escultura
Fluida 2.0, um nome pomposo e que dá a dimensão exata do que a
montadora pretende fazer com o seu DNA em seus modelos.
Uma nova grade hexagonal dianteira com detalhes cromados deixou
o pequeno com cara de bravo. Na versão Premium do Novo HB20, os faróis são com
projetores e Light Guide de LED, nas versões Premium e Comfort Style, as lanternas
são do tipo Clear Type. Clear também é a proposta de diminuição de emblemas na
tampa traseira, isso faz com que os olhos se atentem apenas e tão somente para
o desenho do carro.
Fiz um test drive em duas etapas, na primeira consistia em
dirigir o carro pelas rodovias que circundam o município em direção ao Haras
Tuiutí , uma pista de testes onde, na segunda parte,
poderíamos aproveitar e exigir do modelo o que a montadora promete entregar.
Para o teste de estrada, optei pelo modelo 1.6 com câmbio
automático, muito prático e eficiente para se andar pelas rodovias paulistas,
são estradas bem conservadas e na sua quase maioria, com pistas duplas ou
triplas. Os motores Kappa 1.0 e Gamma 1.6 sofreram melhorias para redução de
consumo de combustível, mudaram o material das velas de ignição, pistões e
anéis de vedação foram retrabalhados além do motor 1.6 ter agora o sistema de
partida a frio “e-start”, sem o tanquinho.
Mas a grande diferença mesmo é na transmissão. O novo câmbio
automático de seis marchas com trocas seqüenciais aumentou o desempenho: a
velocidade máxima subiu 8%, para 190 km/h , e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h diminuiu 4%, ficando
em 11,0 segundos. Na rodovia é possível notar essa melhora, as trocas são
rápidas, silenciosas e sem aqueles “tranquinhos”.
As respostas em momento de retomada de velocidade,
principalmente nas ultrapassagens, são rápidas e seguras, o carro se comporta
muito bem em curvas de raio longo e curto, não existe um exagero de redução
durante as variações de velocidade, às vezes ele volta uma marcha, às vezes nem
volta.
O conforto interno e o acabamento são muito bons. Os bancos foram
renovados e tem até um pacote de couro Dark Brown, com bancos, painel das
portas dianteiras e manopla de câmbio em couro marrom, ar condicionado
automático digital, dois airbags laterais de tórax, que se somam aos dois
airbags frontais tradicionais, e retrovisores com rebatimento automático, que
abrem e fecham ao toque de um botão no painel ou por meio dos comandos na chave
canivete. A maioria dos equipamentos está na versão Premium, mas as outras
também seguem bem equipadas.
Já no Haras Tuiutí, pude trocar o modelo
automático por um com câmbio manual, ideal para esse tipo de teste de
performance em pista. Com o mesmo motor 1.6, mas agora com as trocas feitas no
limite dos giros, o carro se comporta de forma muito valente. Ele é bom de
“chão”, as pequenas correções que são feitas nas curvas mais fechadas estão
dentro da normalidade. As retomadas de velocidade são sempre rápidas, o motor
“enche” depressa ao comando do acelerador e o HB20 começa a pedir
marchas mais altas, na metade da reta ele já atingiu 160 km/h sem fazer força.
O modelo utiliza pneus verdes, ecologicamente corretos e que
proporcionam uma maior economia de combustível, o único inconveniente neste
tipo de composto é a sua enorme vontade de “cantar” nas curvas, faz um
escândalo dando a impressão que estamos indo rápido demais, mas nada disso, é
por causa da sua maior rigidez na estrutura e claro, não é para competição, todas
as versões do HB20 serão equipados com esse tipo de borracha.
Mas, adianta ter um carro tão bem elaborado, tão bem
estruturado, tão bem concebido se não podemos trazer o mundo para dentro dele?
Ah, aí é que está meu caro, a nova tecnologia de entretenimento e conectividade
é um assunto muitíssimo sério.
A Hyundai desenvolveu a central multimídia blueMedia®,
disponível como opcional nas versões Premium. O equipamento é compatível com o
Car Link®, para smartphones Samsung e LG, e em breve funcionará também com o
Apple CarPlay®, para iPhone 5 e superiores.
Uma grande reclamação dos consumidores é que os GPS
instalados na maioria dos veículos não possuem atualizações em tempo real de
tráfego nem opções mais rápidas de rotas. Já com o aplicativo Car Link®, que
permite espelhar smartphones na tela de 7 polegadas touchscreen
e por meio de conexão Wi-Fi, permite, por exemplo, reproduzir e operar o Waze®,
aplicativo interativo de trânsito e navegação muito utilizado hoje em dia.
E não pára por ai, como a imagem é espelhada, Facebook,
Instagram, Whatsapp, navegadores de internet e jogos também podem ser manipulados
diretamente na tela do carro.
A central será compatível também com o Apple CarPlay®, para
quem tem iPhone. Toda essa facilidade e as já disponíveis anteriormente como comandos
no volante, conexão Bluetooth para telefonia, streaming de áudio, acesso à
agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player, reprodução de fotos e
vídeos, e nova banda de rádio FM a partir de 76.1 MHz.
Esse é o novo HB20, oferecido em 10 versões com
preços que variam entre R$ 38.995 e R$ 59.445, chega às atuais 194 concessionárias
da marca a partir de 10 de outubro, têm duas novas cores, 85% de nacionalização
e toda a surpreendente capacidade dos coreanos de melhorar o que já havia
nascido bom.
Versões e preços
Novo HB20 - Motor 1.0
Comfort
|
Comfort
Plus
|
Comfort
Style
|
Preço
básico: R$ 38.995,00
|
Preço
básico: R$ 42.595,00
|
Preço básico: R$ 46.345,00
|
Características
atuais
|
Características
atuais
|
Características
atuais
|
§
Ar condicionado
manual
§
Direção hidráulica
§
Airbag duplo frontal
§
Freios ABS com EBD
§
Fixação ISOFIX
§
blueAudio® com
comandos no volante
§
Painel Supervision
Cluster
§
Computador de bordo
com 6 funções
§
Banco do motorista
com regulagem de altura
|
§
Pacote Comfort, mais:
§
Vidros elétricos
dianteiros e traseiros
§
Chave tipo canivete
com comando de travamento das portas
§
Travamento
automático das portas (
§
Alarme
§
Maçanetas externas e
retrovisores na cor da carroceria
|
Pacote Comfort Plus, mais:
§
Volante com
regulagem de altura e profundidade
§
Detalhes cromados na
maçaneta interna, botão do freio de mão e saídas de ar condicionado
§
Porta-óculos e alças
de segurança
|
Novidades 2016
|
Novidades 2016
|
Novidades 2016
|
§
Vidros elétricos
dianteiros com função one-touch (descida) para
o motorista
§
Travas elétricas
§
Novo recurso de
aviso de manutenção no computador de bordo
|
§
Novidades Comfort,
mais:
§
Retrovisores
elétricos com luz indicadora de direção
§
Calotas aro
§
Acabamento preto na
coluna B e na moldura dos vidros
|
§
Novidades Comfort
Plus, mais:
§
Rodas de liga leve
§
Quatro vidros
elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave
canivete
§
Lanternas Clear Type
§
Faróis de neblina
com projetores
|
Preço adicional para pintura
metálica ou perolizada: R$ 1.100,00. Sem custo extra
para a cor Prata Sand
|
Novo HB20 -
Motor 1.6
Comfort Plus
|
Comfort Style
|
Premium
|
Preço básico
Manual: R$ 48.745,00
Automático: R$ 52.745,00
|
Preço básico
Manual: R$ 51.845,00
Automático: R$ 55.845,00
|
Preço básico
Automático: R$ 59.445,00
|
Características atuais
|
Características atuais
|
Características atuais
|
§
Vidros elétricos
dianteiros e traseiros
§
Chave tipo canivete
com comando de travamento das portas
§
Travamento automático das portas (
§
Alarme
§
Maçaneta externa e
retrovisores na cor da carroceria
|
§
Pacote Comfort Plus,
mais:
§
Volante com
regulagem de altura e profundidade
§
Detalhes cromados na maçaneta interna, botão do freio de mão e saídas
de ar-condicionado
§
Porta-óculos e alças
de segurança
|
§
Pacote Comfort
Style, mais:
§
Acendimento automático dos faróis
§
Sensores traseiros
de estacionamento
§
Banco traseiro
bipartido 60/40
§
Alarme volumétrico
§
Volante e pomo de câmbio em
couro
§
Maçanetas externas
cromadas
§
Friso cromado nos
vidros laterais
|
Novidades 2016
|
Novidades 2016
|
Novidades 2016
|
§
Câmbio de seis
marchas
§
Sistema de partida a
frio
“e-start”
§
Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção
§
Calotas
|
§
Novidades Comfort
Plus, mais:
§
Faróis de neblina
com projetores
§
Roda de liga leve
§
Quatro vidros
elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave
canivete
§
Lanternas Clear Type
|
§
Novidades Comfort
Style, mais:
§
Ar condicionado
automático digital
§
Retrovisores com rebatimento automático
§
Faróis com projetor
e Light
Guide de LED
§
Airbags laterais
§
Opcionais:
- Com bancos de couro Dark
Brown: R$ 61.035,00
- Com bancos de couro Dark
Brown e sistema blueMedia®:
R$ 63.535,00
|
Preço adicional para pintura
metálica ou perolizada: R$ 1.100,00. Sem
custo extra para a cor Prata Sand
|
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