A AssociaĂ§Ă£o Brasileira de
Engenharia Automotiva afirma que, 2016 serĂ¡ um ano com muito mais pesquisa em
eficiĂªncia energĂ©tica
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: AEA
NĂ£o foi um ano fĂ¡cil para
ninguĂ©m, 2015 acumula um saldo negativo nas vendas de automĂ³veis e
conseqĂ¼entemente as montadoras tiraram um pouco o pĂ© na apresentaĂ§Ă£o de novos
modelos e de soluções mais eficientes.
Mesmo com a implantaĂ§Ă£o quase
definitiva do Inovar Auto, segundo seu presidente Edson Orikassa, algumas montadoras ainda nĂ£o conseguiram chegar ao
patamar exigido pela portaria, mas devem estar dentro das normas no ano que se
inicia.
Foram realizadas diversas
pesquisas de eficiĂªncia energĂ©tica em todos os modelos comercializados no
Brasil, foram mapeados os motores, carrocerias e transmissões, formando assim
o conjunto ideal que alia eficiĂªncia, economia, segurança de automĂ³veis Ă
combustĂ£o interna, hĂbrido, elĂ©trico e Diesel.
O resultado desse estudo apontou
que, os veĂculos elĂ©tricos e hĂbridos tem um melhor resultado em comparaĂ§Ă£o
ao de combustĂ£o mas perdem no preço, sĂ£o mais caros. JĂ¡ os motores Diesel equilibram as duas equações, ficando assim uma grande oportunidade para o governo e as
montadoras direcionarem o futuro da mobilidade no Brasil.
Os carros FLEX nĂ£o fazem parte desses
resultados, estĂ¡ em andamento um estudo que vai comprovar a eficiĂªncia do
etanol em 75% em relaĂ§Ă£o ao consumo de motores abastecidos somente com
gasolina, Ă© um avanço em termos de energia renovĂ¡vel e limpa.
Em 2015, a maior polĂªmica foi
a obrigatoriedade do uso do extintor de incĂªndio ABC e perto do fim do prazo
dado para a troca nos automĂ³veis, o mesmo passou a nĂ£o ser mais obrigatĂ³rio e
sim opcional. Perguntei se as montadoras ainda deveriam montar seus carros com
o extintor ou jĂ¡ poderiam simplesmente retirar o acessĂ³rio do automĂ³vel.
Segundo Edson Orikassa, “as
montadoras devem terminar o estoque que algumas tĂªm, e ao final, na hora da
compra, o usuĂ¡rio pode optar por ter ou nĂ£o o extintor no carro”.
Em 2016 avança a obrigatoriedade
dos automĂ³veis saĂrem de fĂ¡brica com um novo componente de segurança, o sistema
de controle de estabilidade (ESC). É um item que vai encarecer os novos
modelos, nĂ£o se trata apenas de incluir o sistema, em cada motorizaĂ§Ă£o,
carroceria, tipo de pneus e transmissĂ£o existe um ajuste para o funcionamento
correto, pois em condições diferentes das recomendadas pelo fabricante, o
sistema pode nĂ£o funcionar ou funcional mal.
Perguntei ao Edson se esse sistema serĂ¡ como o uso de airbags e ABS nos carros,
faz parte do sistema de segurança e nĂ£o pode ser alterado, ou serĂ¡ como em
alguns modelos nacionais e importados que existe a opĂ§Ă£o de desligar o sistema.
Segundo o presidente, “a AEA recomenda que o sistema esteja ligado
o tempo todo, sem a opĂ§Ă£o do condutor desligar, porque em alguns casos, de nada
adiantaria ter um sistema sofisticado de segurança desse tipo se o motorista
desligar e se esquecer de ligar novamente, a nossa orientaĂ§Ă£o Ă© que esteja
sempre ligado, mas depende da palavra final do governo”.
Com 7 evento programados para 2016, a AEA cresce em
divulgaĂ§Ă£o e traz para mais perto do consumidor e dos jornalistas
especializados no setor uma forma mais acessĂvel de entender melhor o
fantĂ¡stico mundo da mobilidade urbana.
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