A AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Engenharia Automotiva afirma que, 2016 serĂ¡ um ano com muito mais pesquisa em eficiĂªncia energĂ©tica

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: AEA

NĂ£o foi um ano fĂ¡cil para ninguĂ©m, 2015 acumula um saldo negativo nas vendas de automĂ³veis e conseqĂ¼entemente as montadoras tiraram um pouco o pĂ© na apresentaĂ§Ă£o de novos modelos e de soluções mais eficientes.


Mesmo com a implantaĂ§Ă£o quase definitiva do Inovar Auto, segundo seu presidente Edson Orikassa, algumas montadoras ainda nĂ£o conseguiram chegar ao patamar exigido pela portaria, mas devem estar dentro das normas no ano que se inicia.


Foram realizadas diversas pesquisas de eficiĂªncia energĂ©tica em todos os modelos comercializados no Brasil, foram mapeados os motores, carrocerias e transmissões, formando assim o conjunto ideal que alia eficiĂªncia, economia, segurança de automĂ³veis Ă  combustĂ£o interna, hĂ­brido, elĂ©trico e Diesel.



O resultado desse estudo apontou que, os veĂ­culos elĂ©tricos e hĂ­bridos tem um melhor resultado em comparaĂ§Ă£o ao de combustĂ£o mas perdem no preço, sĂ£o mais caros. JĂ¡ os motores Diesel equilibram as duas equações, ficando assim uma grande oportunidade para o governo e as montadoras direcionarem o futuro da mobilidade no Brasil.



Os carros FLEX nĂ£o fazem parte desses resultados, estĂ¡ em andamento um estudo que vai comprovar a eficiĂªncia do etanol em 75% em relaĂ§Ă£o ao consumo de motores abastecidos somente com gasolina, Ă© um avanço em termos de energia renovĂ¡vel e limpa.


Em 2015, a maior polĂªmica foi a obrigatoriedade do uso do extintor de incĂªndio ABC e perto do fim do prazo dado para a troca nos automĂ³veis, o mesmo passou a nĂ£o ser mais obrigatĂ³rio e sim opcional. Perguntei se as montadoras ainda deveriam montar seus carros com o extintor ou jĂ¡ poderiam simplesmente retirar o acessĂ³rio do automĂ³vel.
Segundo Edson Orikassa, “as montadoras devem terminar o estoque que algumas tĂªm, e ao final, na hora da compra, o usuĂ¡rio pode optar por ter ou nĂ£o o extintor no carro”.


Em 2016 avança a obrigatoriedade dos automĂ³veis saĂ­rem de fĂ¡brica com um novo componente de segurança, o sistema de controle de estabilidade (ESC). É um item que vai encarecer os novos modelos, nĂ£o se trata apenas de incluir o sistema, em cada motorizaĂ§Ă£o, carroceria, tipo de pneus e transmissĂ£o existe um ajuste para o funcionamento correto, pois em condições diferentes das recomendadas pelo fabricante, o sistema pode nĂ£o funcionar ou funcional mal.
Perguntei ao Edson se esse sistema serĂ¡ como o uso de airbags e ABS nos carros, faz parte do sistema de segurança e nĂ£o pode ser alterado, ou serĂ¡ como em alguns modelos nacionais e importados que existe a opĂ§Ă£o de desligar o sistema.
Segundo o presidente, “a AEA recomenda que o sistema esteja ligado o tempo todo, sem a opĂ§Ă£o do condutor desligar, porque em alguns casos, de nada adiantaria ter um sistema sofisticado de segurança desse tipo se o motorista desligar e se esquecer de ligar novamente, a nossa orientaĂ§Ă£o Ă© que esteja sempre ligado, mas depende da palavra final do governo”.


Com 7 evento programados para 2016, a AEA cresce em divulgaĂ§Ă£o e traz para mais perto do consumidor e dos jornalistas especializados no setor uma forma mais acessĂ­vel de entender melhor o fantĂ¡stico mundo da mobilidade urbana.