SUV de verdade com novo motor, design e equipamentos é a aposta da Toyota para se manter na liderança da categoria

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Não adianta, quem nasceu para jogar xadrez nunca será um competidor de luta Greco Romana. A mesma coisa acontece com os automóveis, que nasceu para ser urban car, por mais que mude de roupa, não deve chegar nem perto de ser um eficiente carro de trabalho ou mesmo um Off Road. Isso não invalida o inverso, um carro com características de força é muitas vezes um excelente automóvel dentro da cidade, principalmente São Paulo, onde atravessar enchentes e encarar ruas esburacadas vira quase uma obrigação diária do motorista.


Eu fui convidado para conhecer a Nova SW4 2016, na verdade uma continuação da linha de carros de trabalho que a Toyota começou a modernizar no ano passado com a Nova HILUX, ambas são montadas na Argentina e carregam em seu DNA as mesmas características. Não foi nenhuma surpresa conferir a modernização deste veículo, aliás, já era esperado, afinal de contas, os japoneses não estão brincando quando se trata de apresentar um produto com enorme qualidade.


Começando pela imponência de seu novo design externo que foi renovado, a SW4 2016 é 9 cm mais longa (4.795 mm), 1,5 cm mais larga (1.855 mm) e 1,5 cm mais baixa (1.835 mm), encurtando em 0,5 cm a distância entre - eixos (2.745 mm). Tem uma nova frente com faróis bi-LED e visão lateral representada por três linhas claras marcadas: teto, cintura e superfícies dos pára-choques.


Também desapareceu a entrada de ar do capô, aquela que servia de respiro para o antigo motor. Na traseira, lanternas de LED, moldura cromada que integra a câmera de ré, spoiler e antena estilo barbatana de tubarão dão um tom de modernidade e esportividade.


Fizemos dois testes distintos, um na estrada asfaltada e outro em uma trilha de terra com trechos de barro e lama onde pudemos conferir as novidades mecânicas que fazem parte deste conjunto muito harmonioso.


Ao se dar a partida já se pode sentir de cara uma das mais importantes melhorias: o som do motor. O barulho do motor diesel, aquele que parece uma orquestra de chocalhos, praticamente desapareceu! Não foi por acaso, A SW4 2016 é equipada com o novíssimo propulsor 1GD (Global Diesel), que não só diminuiu o ruído com melhorou significativamente a aceleração em velocidades baixas e médias, com redução no consumo de combustível. O motor de 2.8 litros, de quatro cilindros em linha com 16 válvulas, DOHC, turbocompressor (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail tem desempenho superior ao antigo, entrega 177 cv a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm.


Fizemos um percurso de 150 km (divididos em trechos de 50 km) onde três jornalistas trocaram de lugares durante a viagem: dirigir, carona e passageiro. O conforto interno para quem viaja no banco traseiro aumentou muito graças a distância maior para os bancos da frente, e um detalhe melhorou demais a viagem, o ar condicionado agora é soprado de cima para baixo, uma solução simples e óbvia, afinal de contas o ar frio desce enquanto o quente sobe, é elementar ciência de primeiro grau!


Tanto no banco do carona quanto no do motorista, os ajustes de altura e profundidade proporcionam um conforto de carro de luxo, baseado em 5 pilares: novo isolamento acústico da cabine, redução de vibrações transferidas por qualquer tipo de terreno, posição de condução, sistema de climatização e equipamentos de conforto distribuídos por todo o veículo.


O desempenho surpreende, o novo motor em conjunto com a nova transmissão automática de seis velocidades permite viajar na velocidade da estrada (120 km/h) a 1.800 rpm, o que incide na economia, o carro chegou a fazer, segundo dados do computador de bordo, 12 km/l usando diesel, e ainda se pode escolher a forma de dirigir, NORMAL, ECO para consumo eficiente e POWER, mais esportiva, além de contar com os shift paddles para trocas manuais.


A segurança também é um ponto muito importante no novo modelo, ele conta com barra estabilizadora dianteira reforçada, nova barra estabilizadora traseira freios a disco ventilados nas quatro rodas, ABS, EBD, EBS, Controle de Tração Ativo (A-TRC), Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Reboque (TSC), Assistente de Subida (HAC) e de Descida (DAC).


Depois do asfalto foi a vez da terra. As características Off Road do modelo mostram força e robustez em terrenos acidentados. A tração 4x4 é selecionada através de um botão no painel, o que facilita a operação e não depende de grandes malabarismos para se trocar configuração para o piso.


Mesmo sem usar o recurso 4X4, o carro atravessa situações de barro e água parada sem tomar conhecimento, na verdade a tração só é necessária em situações muito criticas. O assistente de Subida (HAC) transpõe qualquer obstáculo, mesmo que recheado de crateras, o mesmo acontece com o de Descida (DAC). Ele tem um centro de gravidade generoso, mesmo encarando obstáculos que forçam o carro a ficar de lado, logo são facilmente transpostos, sem muito sofrimento nem do carro nem dos passageiros. Uma contribuição importante mecanicamente é o sistema de bloqueio de diferencial traseiro, ele faz com que as rodas traseiras girem na mesma velocidade e facilita a fuga em um de atolamento.


Os preços sugeridos das versões:

SW4 4X4 SRX 2.8 TDI 6 A/T 7A - R$ 225.000,00
SW4 4X4 SRX 2.8 TDI 6 A/T 5A - R$ 220.000,00
SW4 4X4 SRX V6 6A/T 7A - R$ 205.000,00 (gasolina)

A versão Flex deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2016, e será mais uma opção para o consumidor. Segundo os executivos da Toyota, este ano eles pretendem, no mínimo, igualar o número de unidades vendidas em 2015 com boas perspectivas de aumento das vendas, isso dependendo da reação do mercado que vive uma crise sem precedentes.


Para o consumidor, a versão bicombustível pode ser bem atraente, pois deve custar menos que a versão diesel. A Toyota mantém a tradicional garantia de três anos ou 100.000 km (o que ocorrer primeiro), suporte da rede de 202 concessionárias distribuídas pelo Brasil e continua acreditando no país, inclusive vai inaugurar uma fábrica de motores ainda este ano.


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