SUV de verdade com novo motor,
design e equipamentos é a aposta da Toyota para se manter na liderança da
categoria
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Não adianta, quem nasceu para
jogar xadrez nunca será um
competidor de luta Greco Romana. A mesma
coisa acontece com os automóveis, que nasceu para ser urban car, por mais que mude de roupa, não deve chegar nem perto de
ser um eficiente carro de trabalho ou mesmo um Off Road. Isso não invalida o inverso, um carro com características
de força é muitas vezes um excelente automóvel dentro da cidade, principalmente
São Paulo, onde atravessar enchentes e encarar ruas esburacadas vira quase uma obrigação
diária do motorista.
Eu fui convidado para conhecer a
Nova SW4 2016, na verdade uma continuação
da linha de carros de trabalho que a Toyota
começou a modernizar no ano passado com a Nova HILUX,
ambas são montadas na Argentina e carregam
em seu DNA as mesmas características. Não foi nenhuma surpresa conferir a modernização
deste veículo, aliás, já era esperado, afinal de contas, os japoneses não estão
brincando quando se trata de apresentar um produto com enorme qualidade.
Começando pela imponência de seu
novo design externo que foi renovado, a SW4
2016 é 9 cm
mais longa (4.795 mm ),
1,5 cm
mais larga (1.855 mm )
e 1,5 cm
mais baixa (1.835 mm ),
encurtando em 0,5 cm
a distância entre - eixos (2.745
mm ). Tem uma nova frente com faróis bi-LED e visão lateral representada por três
linhas claras marcadas: teto, cintura e superfícies dos pára-choques.
Também desapareceu a entrada de
ar do capô, aquela que servia de respiro para o antigo motor. Na traseira, lanternas
de LED, moldura cromada que integra
a câmera de ré, spoiler e antena estilo barbatana de tubarão dão um tom de
modernidade e esportividade.
Fizemos dois testes distintos, um
na estrada asfaltada e outro em uma trilha de terra com trechos de barro e lama
onde pudemos conferir as novidades mecânicas que fazem parte deste conjunto
muito harmonioso.
Ao se dar a partida já se pode
sentir de cara uma das mais importantes melhorias: o som do motor. O barulho do
motor diesel, aquele que parece uma orquestra de chocalhos, praticamente
desapareceu! Não foi por acaso, A SW4
2016 é equipada com o novíssimo propulsor 1GD (Global Diesel), que não só diminuiu o ruído com melhorou
significativamente a aceleração em velocidades baixas e médias, com redução no
consumo de combustível. O motor de 2.8 litros , de quatro cilindros em linha com 16
válvulas, DOHC, turbocompressor (TGV),
intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail tem desempenho
superior ao antigo, entrega 177 cv a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e
2.400 rpm.
Fizemos um percurso de 150 km (divididos em trechos
de 50 km )
onde três jornalistas trocaram de lugares durante a viagem: dirigir, carona e
passageiro. O conforto interno para quem viaja no banco traseiro aumentou muito
graças a distância maior para os bancos da frente, e um detalhe melhorou demais
a viagem, o ar condicionado agora é soprado de cima para baixo, uma solução simples
e óbvia, afinal de contas o ar frio desce enquanto o quente sobe, é elementar ciência
de primeiro grau!
Tanto no banco do carona quanto
no do motorista, os ajustes de altura e profundidade proporcionam um conforto
de carro de luxo, baseado em 5 pilares: novo isolamento acústico da cabine, redução de vibrações transferidas por qualquer tipo de terreno,
posição de condução, sistema de climatização e equipamentos de conforto
distribuídos por todo o veículo.
O desempenho surpreende, o novo
motor em conjunto com a nova transmissão automática de seis velocidades permite
viajar na velocidade da estrada (120 km/h ) a 1.800 rpm, o que incide na
economia, o carro chegou a fazer, segundo dados do computador de bordo, 12 km/l
usando diesel, e ainda se pode escolher a forma de dirigir, NORMAL, ECO para consumo eficiente e POWER,
mais esportiva, além de contar com os shift paddles para trocas manuais.
A segurança também é um ponto
muito importante no novo modelo, ele conta com barra estabilizadora dianteira reforçada,
nova barra estabilizadora traseira freios a disco ventilados nas quatro rodas, ABS, EBD, EBS, Controle de
Tração Ativo (A-TRC), Controle de
Estabilidade (VSC), Assistente de
Reboque (TSC), Assistente de Subida
(HAC) e de Descida (DAC).
Depois do asfalto foi a vez da
terra. As características Off Road
do modelo mostram força e robustez em terrenos acidentados. A
tração 4x4 é selecionada através de um botão no painel, o que facilita a
operação e não depende de grandes malabarismos para se trocar configuração para
o piso.
Mesmo sem usar o recurso 4X4, o carro atravessa situações de
barro e água parada sem tomar conhecimento, na verdade a tração só é necessária
em situações muito criticas. O assistente de Subida (HAC) transpõe qualquer obstáculo, mesmo que recheado de crateras, o
mesmo acontece com o de Descida (DAC). Ele tem um centro de gravidade generoso, mesmo encarando obstáculos que
forçam o carro a ficar de lado, logo são facilmente transpostos, sem muito sofrimento nem do carro nem dos passageiros. Uma contribuição importante
mecanicamente é o sistema de bloqueio de diferencial traseiro, ele faz com que as rodas
traseiras girem na mesma velocidade e facilita a fuga em um de atolamento.
Os preços sugeridos das versões:
SW4 4X4 SRX 2.8 TDI 6 A/T 7A - R$ 225.000,00
SW4 4X4 SRX 2.8 TDI 6 A/T 5A - R$ 220.000,00
SW4 4X4 SRX V6 6A/T 7A - R$ 205.000,00 (gasolina)
A versão Flex deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2016, e será mais
uma opção para o consumidor. Segundo os executivos da Toyota, este ano eles pretendem, no mínimo, igualar o número de
unidades vendidas em 2015 com boas perspectivas de aumento das vendas, isso
dependendo da reação do mercado que vive uma crise sem precedentes.
Para o consumidor, a versão bicombustível
pode ser bem atraente, pois deve custar menos que a versão diesel. A Toyota mantém a tradicional garantia de
três anos ou 100.000 km
(o que ocorrer primeiro), suporte da rede de 202 concessionárias distribuídas
pelo Brasil e continua acreditando no país, inclusive vai inaugurar uma fábrica
de motores ainda este ano.
Ficha Técnica
0 Comentários