A montadora chinesa apresentou o novo modelo que chegou para disputar o mercado com gigantes tradicionais

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors


Alguém se lembra da série de TV Kung Fu? Era estrelada pelo saudoso David Carradine, um ator que personificava o Monge Shaolin Kwai Chang Caine? Pois é, a luta do solitário monge no oeste americano, contra a injustiça e a força dos senhores poderosos é um exemplo para aqueles que ousam desafiar os imperadores.


Por isso eu me lembrei deste personagem no lançamento do novo veículo da JAC Motors. No meio de uma crise, onde os gigantes brigam por cada fatia do mercado, a coragem de lançar um novo modelo de automóvel é algo digno de elogios. E ele chega para brigar em um segmento que cresce ano após ano, é como se fosse um Kwai Chang Caine no meio de Taylors, McGregors, Schultzs, Tanakas, Lacombes, Namguhngs, Olivieris e tantos outros que habitam por aqui.


Eu fui convidado para conhecer e avaliar este novo SUV que já está no mercado esperando para ser testado e comprado, apesar da limitação imposta pelo governo, a intenção é vender as 400 unidades mensais que a montadora pode trazer da China, no máximo, 4.800 no ano. A apresentação se deu no mesmo local onde há 5 anos foi lançada a marca no Brasil: o Auto Shopping Aricanduva.


O desenho é muito interessante, atual e agressivo, mescla belas linhas na carroceria que combinam com o spoiler preto com frisos cromados. Ele tem luzes diurnas de LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, um pequeno aerofólio e molduras nas saídas do escapamento. Também é generoso nas suas medidas, 4,325 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre - eixos, o que faz o espaço interno ser grande.


Fizemos um test drive de mais de 200 km, sempre com três jornalistas se revezando na viagem em atrás, carona e motorista. Para quem viaja no banco traseiro, a distância para os acentos da frente é muito boa, permite uma acomodação fácil e tranqüila, a movimentação é possível sem incomodar nem se sentir incomodado. Já no banco do passageiro, o conforto é ainda maior, a regulagem do encosto e profundidade permitem uma trajetória com as pernas esticadas e sem incomodar os caronas traseiros.


Dirigir o carro é um prazer, ele tem ajuste de altura do banco e volante, é “puxado” pelo bom motor 1.5 16V VVT JetFlex. Com potência de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6000 rpm, torque de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), percorremos o trajeto do teste sempre com o ar condicionado ligado e o carro nunca se acovardou. Ele será vendido apenas com o câmbio manual de seis marchas que faz com que o T5 vá de 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos e chegue a 194 km/h de velocidade máxima, tem o selo “A” de eficiência energética e consome 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada (etanol) ou 8,18 km/l e 12,2 km/l (gasolina).


Segundo Sergio Habib, presidente brasileiro da marca, uma versão com cambio automático será opcional a partir do primeiro trimestre de 2017 quando a fábrica da JAC Motors, que deve ser inaugurada até o fim deste ano, já estiver em operação. Os carros serão montados em sistema de CKD e devem atingir a marca de 7.000 unidades produzidas ao ano.


O que muito bom no carro é o seu acabamento interno e os equipamentos que são oferecidos desde o modelo de entrada. O painel de instrumentos possui dois grandes mostradores hexagonais, velocímetro e conta-giros onde também estão os medidores de combustível e o termômetro, várias luzes-espia e também computador de bordo. O ajuste de altura dos faróis e ajuste dos retrovisores são elétricos e o volante multifunção tem ajustes para o rádio e operação do celular.


O ar-condicionado é digital e automático, tem ainda tomadas USB e HDMI, que fazem parte do sistema de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas. Produzido pela gigante Foxconn, ele pode espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD. Aplicativos como o Waze, ler e-mails ou acessar o Facebook podem ser feitos diretamente do painel do carro.


O maior impacto ficou mesmo no preço que o SUV é oferecido. Sucesso na China, onde o modelo é líder absoluto de seu segmento, com vendas médias de 15 mil unidades/mês, ele será vendido no Brasil em três configurações, sem opcionais, que foram montadas assim:


Pack 1 (R$ 59.990)
  • Ar-condicionado digital e automático;
  • Vidros das quatro portas, trava central e retrovisores com acionamento elétrico
  • Alarme antifurto;
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada e acusa no painel;
  • Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis;
  • Sensor de estacionamento;
  • Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível;
  • Sistema de freios com ABS (antibloqueio), BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente. Esse recurso aprimora a segurança do veículo, à medida que previne qualquer tipo de aceleração involuntária, como um objeto que trave o pedal do acelerador pressionado. Ao “perceber” que ambos os pedais estão sendo usados, o sistema anula a aceleração e “entende” que os freios devem prevalecer) e BAS (assistente nas frenagens de pânico)
  • Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro;
  • Faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático (sensor crepuscular);
  • Banco traseiro bipartido 60/40;
  • Banco do motorista com ajuste de altura;
  • Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
  • Sistema JetFlex, bicombustível, que dispensa o uso do tanquinho suplementar para partidas a frio.


Pack 2 (R$ 64.990)
  • Pack 1;
  • Rodas de liga leve aro 16;
  • Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
  • Rack no teto;
  • HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives, recurso que “segura” o carro imobilizado mesmo em subidas para as arrancadas, sem necessidade de uso do freio de estacionamento. Você engrena a primeira marcha e solta o pé do freio: o carro permanece parado por 2 segundos, tempo suficiente para dar início à aceleração;
  • ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade, que age através de sensores em todas as rodas, que vão, em frações de segundo, monitorando constantemente as diferenças de velocidade entre elas. Caso ocorra alguma desaceleração repentina de uma das rodas versus as demais, o sistema “entende” que o carro está iniciando uma derrapagem e passa a frear individualmente as rodas do carro com o objetivo de devolvê-lo à trajetória. O sistema também age na aceleração do veículo, interrompendo-a quando necessário.


Pack 3 (R$ 69.990)
  • Pack 2;
  • Bancos revestidos em couro;
  • Kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas;
  • Câmera de ré.


O T5 chegou para abalar o mercado, está na faixa de preço onde são encontrados hatches compactos em versões aventureiras, conta com uma rede de 70 concessionárias, 6 anos de garantia e traz para as ruas do Brasil toda a pesquisa e desenvolvimento que teve em seu país de origem. Entendeu gafanhoto?



Ficha Técnica

Itens
Modelo
JAC T5
Versão
1.5 VVT 16V JetFlex
Dimensões
Comp./ Larg. / Alt.(mm)
4.325 × 1.765 × 1.625
Entre eixos (mm)
2.560
Bitola Diant. / Tras. (mm)
1.480 / 1.475
Peso em ordem de marcha (kg)
1.210
Capacidade do porta-malas (L)
600
Capacidade do tanque de combustível (l)
45
Motorização
Tipo de motor
4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3)
1.499
Diâmetro (mm)
75
Curso (mm)
84,8
Comando de válvulas
DOHC 16V VVT
Potência Máxima (cv/rpm)
125/6.000 (Gasolina)                                   127/6.000 (Etanol)
Torque Máximo (Nm/rpm)
152/4.000 (Gasolina)                                                   154/4.000 (Etanol)
Taxa de compressão
10:1
Transmissão
Manual de 6 Velocidades
Diferencial - 4,056
1ª 3,769
2ª 2,053
3ª 1,393
4ª 1,031
5ª 0,778
6ª 0,681
Ré 3,583
Suspensões
Dianteira
Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira
Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios

Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Rodas
Pneus
205/55 R16
Rodas
Em liga de alumínio 16"
Performance
Velocidade máxima
194 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
10,8 segundos