O novo modelo da Toyota reúne novidades mecânicas e de acabamento, só ficou mesmo a casca

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Fazer parte da história, esse é o maior presente que uma pessoa pode receber durante sua vida e na sua profissão. Por coincidência do destino e convidado por amigos que vou levar para a vida, eu estive presente em dois momentos: o lançamento e a atual renovação de um carro que chegou tímido, mas agora começa a tirar o sono dos concorrentes.


E lá se vão quase 5 anos do lançamento deste modelo que foi apresentado junto com a inauguração da planta da montadora em Sorocaba, interior de São Paulo, que contou até com a presença do presidente mundial da marca, era um passo enorme, a Toyota finalmente tinha um carro compacto.

Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation
Na época ele chegou para brigar com os concorrentes na categoria que inundavam o mercado brasileiro, você pode lembrar a matéria aqui e perceber que muita coisa mudou desde então, segundo Steve St. Ângelo, principalmente por causa de nós, jornalistas, que ele fez questão de cumprimentar um a um na entrada do auditório. Ele e o presidente Koji Kondo, nos deram uma aula de como receber pedradas e construir um castelo.

Esq - Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil
Dir - Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil
Serve como lição para nós que, de certa forma, fazemos o trabalho de criticar por ser fácil, nos ariscamos pouco e temos prazer em avaliar com superioridade os que submetem seu trabalho e reputação. O mundo costuma ser hostil aos novos talentos e as novas criações, por isso o novo precisa ser incentivado, entender propostas para construir e nunca destruir. Nossas avaliações durante esse tempo e a cabeça aberta da empresa na procura da melhor solução resultaram no Etios 2017.


Desde o lançamento em 2012, o carro era tratado como bom, durável e confiável, mas nunca caiu realmente no gosto, seja por conta do seu inovador painel de instrumentos no meio (que um dia chamei de painel do divórcio) ou algo que alguém nem sabia exatamente dizer o que é, mas todos eram unânimes em afirmar que mecanicamente era fantástico. Sabe o que eles fizeram? Melhoraram 600 itens do carro, inclusive o que já era bom.


Pra começar a parte mecânica é nova, é o primeiro modelo a ser equipado com motores produzidos na nova planta de Porto Feliz. Os novos propulsores trazem a tecnologia de duplo comando de válvulas variável da Toyota e tem como características:

  • 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 98 cv a 5.600 rpm, com etanol, e 88 cv, também a 5.600 giros, com gasolina, torque de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina) a 4.000 rpm.
  • 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 107 cv de potência a 5.600 rpm, com etanol e 102 cv também a 5.600 giros, com gasolina, torque a 4.000 giros de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina).



São construídos com bloco e cabeçote de alumínio, não utiliza o tanquinho de partida a frio, tem direção eletroassistida progressiva recalibrada, ajuste da suspensão (molas e amortecedores recalibrados), duas opções de transmissão para todas as versões: manual com seis velocidades (fabricada no Brasil) e automática (importada) com quatro marchas e embreagem hidráulica. É um enorme ganho em relação aos modelos anteriores, uma demanda que o mercado praticamente exigia, principalmente o câmbio automático, que é descendente direto da versão utilizada anteriormente no Corolla com algumas modificações.


Por dentro também o carro mudou bastante e para melhor desde a versão de entrada. O interior em tons escuros e painel com acabamento Total Black, o painel de instrumentos foi incrementado com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT, chamado Toyota Smart Screen.


Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo o velocímetro e o indicador de combustível, informações sobre condução em projeção tridimensional, a iluminação é a clear blue, indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. Também ficou ligeiramente voltado mais para a esquerda, evitando assim comentários desnecessários dos passageiros do banco ao lado.


Agora vamos conhecer as mudanças na prática? Claro, como não? Optei por testar dois modelos específicos, o hatch X 1.3 com câmbio manual e o sedã XLS 1.5 de transmissão automática, dois extremos que me dariam a nítida impressão do que cada um pode fazer. A prova foi na rodovia que cortava o condomínio onde estava sendo realizada a apresentação do novo carro, ela apresentava trechos de subida, descida, retas generosas e curvas fechadas.


De cara já dá para notar uma mudança no ronco do motor, ele está mais abafado e com jeito de nervosinho. O 1.3, considerado carro de entrada, se comporta muito bem em baixas velocidades, o range do câmbio permite que se trafegue em baixa velocidade em terceira marcha, sem o motor reclamar. Já na estrada, ele vai logo pedindo marchas mais altas, sobe de giro rapidamente e atinge a velocidade limite sem fazer esforço. O barulho interno é muito baixo já era nas versões anteriores, mas nessa parece que o isolamento acústico retirou ainda mais os ruídos externos.


Usei a 6ª marcha desde que atingi a velocidade limite da rodovia e apenas em uma ultrapassagem reduzi, por precaução para a 5ª, nem seria necessário, mas como se trata de um modelo novo com características desconhecidas achei por bem fazer. Mesmo com a motorização menor, o Etios 2017 nesta versão é um carro muito rápido e confiável, a impressão que se tem é de se tratar de um modelo de maior cilindrada.


Imediatamente após o teste com o hatch, sai para conhecer o 1.5. É outro veiculo se comparado às versões anteriores, a perfeita mudança de marchas que o cambio automático proporciona, sem os inconvenientes tranquinhos o elevam a uma categoria superior, dadas as proporções, é como se fosse um filho mais novo do Corolla. Claro que existe no painel a indicação da marcha que esta sendo utilizada, mas se tem a impressão que elas nunca trocam, tamanha suavidade na tocada e com o carro andando em uma rotação muito baixa.


Na rodovia é um monstro, chega muito rápido à velocidade limite e faz uma aproximação dos carros mais lentos sem gritar. Meter o pé no acelerador e fazer a ultrapassagem em um curto espaço de pista é de uma precisão impar, o gerenciamento do cambio sobre a marcha em relação à velocidade funciona em perfeita harmonia.


Fico pensando na loucura que os taxistas terão usando esse modelo para trabalho, com certeza vai melhorar muito a vida de quem roda pelas cidades em congestionamentos intermináveis sem se preocupar com trocas de marchas com baixo consumo. Aliás, acredito que pensando nesse profissional, a Toyota colocou no computador de bordo um dispositivo que, quando abastecido o carro, é possível também inserir o valor pago por litro do combustível, e durante a viagem é mostrado no painel quanto se está gastando em dinheiro pelo trecho percorrido. Mais uma dos japoneses, essa pensando no bolso.


O importante em todas essas mudanças são as opções que o consumidor tem na hora da compra, desde a carroceria, o motor, a transmissão, a versão, as duas cores novas (Prata Premium e Cinza Cosmopolita) além das 6 já existentes e claro, sofreu um aumento de R$ 2.000 em relação ao modelo anterior:


Modelo

Versão

Preço público sugerido








X 1.3L 16V manual

R$ 43.990,00




X 1.3L 16V automático

R$ 47.490,00




XS 1.5L 16V manual

R$ 48.995,00


Toyota Etios

XS 1.5L 16V automático

R$ 52.495,00


hatchback 2017

XLS 1.5L 16V manual

R$ 53.895,00




XLS 1.5L 16V automático

R$ 57.395,00




Cross 1.5L 16V manual

R$ 57.395,00




Cross 1.5L 16V automático

R$ 60.895,00




X 1.5L 16V manual

R$ 48.495,00




X 1.5L 16V automático

R$ 51.995,00


Toyota Etios

XS 1.5L 16V manual

R$ 51.695,00


sedã 2017

XS 1.5L 16V automático

R$ 55.195,00




XLS 1.5L 16V manual

R$ 56.795,00




XLS 1.5L 16V automático

R$ 60.295,00


O Etios 2017 já vai estar nas concessionárias a partir do dia 28 de abril, a montadora que já vendeu 61.000 no Brasil desde o lançamento e exportou 22.000 para o MERCOSUL, espera atingir a marca de 68.000 carros até o fim do ano, sendo 60% manual e 40% automático, dentro da política de 3 anos de garantia, assistência 24 horas e vários pacotes de manutenção e reposição de componentes originais.


A Toyota apresentou o novo modelo que é seguro (quatro estrelas no teste de colisão do Latin NCAP), aumentou a participação no mercado, continua acreditando no Brasil, gera empregos em três unidades e humildemente agradeceu a nossa participação na concepção e revitalização do Etios 2017, mas na verdade, nós é que precisamos agradecer por ter a honra de participar da sua história. Domo Arigatô Gozaimasu!


Ficha Técnica




Equipamentos