Sua vida nunca serĂ¡ completa sem um animal de estimaĂ§Ă£o e o amor incondicional que eles nos doam

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Universal Pictures

Nem tudo na vida deve ser trabalho e diversĂ£o, Ă s vezes precisamos encontrar um porto seguro onde, em algum momento do nosso dia, recebemos um pouco de carinho, atenĂ§Ă£o e respeito sem ter que dar nada em troca. Parece que o ser humano esqueceu hĂ¡ muito tempo esse tipo de relaĂ§Ă£o entre os da mesma espĂ©cie, mas sempre poderemos encontrar esses sentimentos em seres que consideramos “animais”.


Talvez seja esse o grande negĂ³cio que impulsiona e torna milionĂ¡rios os donos de pet shops, afinal de contas o homem se distancia mais do seu semelhante e se aproxima muito dos seres de duas, quatro ou nenhuma pata, pĂªlos, penas, escamas ou casca onde eles, com seus olhos sempre amorosos e sinceros nos enxergam muito alĂ©m da nossa aparĂªncia, tem uma intimidade com a nossa alma e invariavelmente transformam esses encontros em momentos muito mais felizes nas nossas vidas, apenas cobram atenĂ§Ă£o, Ă¡gua e comida.


Claro que existem os exageros, algumas pessoas tratam esses anjinhos como se fossem semelhantes, tiram-lhes as caracterĂ­sticas que os fizeram ser o que sĂ£o, procuram trazer para mais perto do que somos tentando espelhar neles algo que queremos ser, nĂ£o critico que faz, mas tentar mudar algumas coisas naturais neles Ă© ser muito egoĂ­sta e alguns deles atĂ© nem gostam muito disso. Os piores sĂ£o aqueles que maltratam, aprisionam, tomam como posse sem dar a liberdade que a vida concedeu a todos, essas pessoas realmente nĂ£o merecem sequer serem chamadas de humanos.


Agora, o que esses anjos fazem quando nĂ£o estamos por perto? Ah, essa Ă© a grande pergunta e merece uma excelente resposta! Tentando desvendar esse mistĂ©rio, estrĂ©ia hoje nos cinemas brasileiros Pets - A Vida Secreta dos Bichos (Illumination Entertainment, Universal Pictures) uma dessas animações que faz com que viajemos no tempo e nos deixemos envolver por ações e reações tĂ­picas dos animais que sĂ£o retratados.


Essa Ă© a quinta parceria entre a Universal e a Illumination, tem direĂ§Ă£o de Chris Renaud (Meu Malvado Favorito e Meu Malvado Favorito 2), roteiro de Brian Lynch (O Gato de Botas), Cinco Paul e Ken Daurio (tambĂ©m de Meu Malvado Favorito), a trilha Ă© assinada pelo competentĂ­ssimo Alexandre Desplat (O Curioso Caso de Benjamin Button, O Jogo da ImitaĂ§Ă£o, O Grande Hotel Budapeste, A Garota Dinamarquesa) e a produĂ§Ă£o de Chris Meledandri (Meu Malvado Favorito 1 e 2, Minions, O Lorax: Em Busca da TrĂºfula Perdida) que gentilmente dedicou o filme Ă  memĂ³ria de Risha Meledandri (mĂ£e Chris, que faleceu durante a produĂ§Ă£o da animaĂ§Ă£o) e seus amados cĂ£es Bruno e Mishka.


É esse toque de humanidade que faz a diferença entre esse e outros desenhos com a mesma temĂ¡tica, o olhar do produtor nĂ£o cai na mesmice de criar um comportamento muito humano para os animais, eles continuam andando nas suas patas (claro que em alguns momentos ficam de pĂ©), revezam latidos e assovios com palavras, mas principalmente agem como animais que sĂ£o, isso envolve, encanta e Ă© seguramente o ponto chave para o sucesso da animaĂ§Ă£o que estreou nos EUA em 8 de julho.


É uma estĂ³ria simples, tudo se passa em um edifĂ­cio de apartamentos em Manhattan, a vida de Max como animal favorito vai por Ă¡gua abaixo, depois de sua dona levar para casa um desleixado cĂ£o chamado Duque. Eles tiveram que esquecer as discussões que tinham diariamente, apĂ³s descobrirem que um adorĂ¡vel coelho branco chamado Bola de Neve estava criando um exĂ©rcito de animais abandonados para se vingar dos animais de estimaĂ§Ă£o, felizes com os seus lares e os seus donos.


SĂ£o muitos momentos de risos, emoĂ§Ă£o e atĂ© inclusĂ£o social de muitos personagens marginalizados e que encontram no amor a fĂ³rmula para uma vida melhor. Talvez por isso essa produĂ§Ă£o de US$ 75 milhões jĂ¡ tenha faturado atĂ© agora mais de US$ 675 milhões, Ă© embalada por vĂ¡rias musicas dos anos 60 e 70 e trata-se de um fenĂ´meno neste ano.


Pode levar a famĂ­lia toda, em Pets - A Vida Secreta dos Bichos a classificaĂ§Ă£o Ă© livre, a dublagem feita para o Brasil tem atores consagrados e Ă© especialĂ­ssima, estĂ¡ em centenas de cinemas do paĂ­s e vai trazer a imensa vontade de assistir vĂ¡rias outras vezes, mas chegue cedo, antes tem um curta-metragem com os Minions, tipo assim, para começar a todo vapor.


A gente se encontra na semana que vĂªm!

Beijos & queijos

Twitter: @borrachatv