Aos 54 anos de idade, toda
remodelada e modernizada, a fábrica pioneira fora do Japão começa a dar seus
mais importantes saltos
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Tradição e modernidade se resumem
a somente um povo: o japonês. Não existe no planeta nenhuma outra cultura que
alie melhor essas duas qualidades que deveriam ser ponto de partida para quem
quer chegar mais longe, dependemos do passado para criar o futuro.
Eles chegaram tímidos no começo
dos anos 60 e iniciaram a fabricação de um modelo fora de estrada que ainda é muito
cultuado, o Bandeirante, tem o
recorde de ser o modelo de automóvel montado no Brasil com maior longevidade. A
produção foi encerrada em 2001 com 103.750 unidades e abriu as portas para a
entrada dos automóveis, objeto de desejo no mundo todo.
A fábrica ficou obsoleta para os
padrões atuais, novas unidades da Toyota
foram surgindo no interior do estado de São Paulo, aliás, local aonde os
primeiros imigrantes que chegaram ao país no Kasato Maru se dirigiram para sua nova vida e fincar raízes na
segunda maior comunidade nipônica fora do Japão, isso há 106 anos.
Agora a pioneira renasce para
viver uma nova era, tem os olhos bem abertos para o futuro, vive sua melhor
fase em meio a uma crise avassaladora que assola o país, isso graças ao
entendimento e a crença que o CEO da Toyota
para América Latina e Caribe e Chairman
da Toyota do Brasil, Steve St. Angelo e o presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo têm pelas coisas da nossa terra, e isso se pôde sentir
na apresentação dos dois antes dos discursos.
Essa é mais uma etapa do projeto
de revitalização da planta de São Bernardo do Campo (SP) e o ponto de largada
da etapa latino-americana do projeto global “5 Continents Drive”, promovido pela Toyota Motor Corporation, que tem o objetivo de “fazer carros cada vez melhores” testando
seus produtos locais e mundiais no solo onde vão rodar.
A alegria estampada no rosto de
todos os diretores e principalmente do Chairman
da Toyota Motor Corporation, Takeshi Uchiyamada, que além de
acompanhar o fim dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro, onde a cidade passou o
bastão para os jogos de 2020 em Tóquio, fez questão de estar presente à
cerimônia e demonstra que o investimento de R$ 65 milhões neste que é o 4º Centro
de Pesquisa Aplicada da marca no mundo é só o começo de algo muito maior,
segundo ele “Nós confiamos muito no
Brasil.”
O novo centro vai integrar
atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e
fornecedores, em conjunto com os departamentos de Engenharia, Compras,
Regulamentação Veicular e Qualidade Assegurada, permitindo maior interação para
a realização de futuros projetos e facilita a tomada de decisões quando
necessárias. Nas novas instalações foi construído, ainda, um centro de design de
produto, que deve alcançar a marca impressionante de 70% de nacionalização de
novos componentes.
Essas novidades serão aplicadas aos
modelos fabricados aqui, “O nosso Centro
de Pesquisa Aplicada será a base para o desenvolvimento de produtos no Brasil.
As atividades no local incluem desde a concepção de melhorias nos modelos
locais, teste de emissões, análise de matérias-primas até no desenvolvimento de
acessórios, entre outras atribuições. De agora em diante, a Toyota do Brasil será capaz de contribuir
de maneira ainda mais contundente no desenvolvimento dos próximos projetos para
o mercado brasileiro, seguindo sempre a premissa global da companhia de
produzir carros cada vez melhores”, disse Koji Kondo.
Embora em silêncio, muito
timidamente como é costume dos japoneses, um dos mais importantes projetos para
o desenvolvimento não só de carros, mas da mobilidade em geral. O Projeto
“5 Continents Drive” da Toyota irá cobrir um trecho de 20.000 quilômetros
no território latino-americano nos próximos três meses e meio, sendo promovido
pela Toyota GAZOO Racing, empresa do
grupo Toyota focada nas ações
relacionadas ao esporte de performance automobilística.
Desde 2014 os engenheiros e
colaboradores da matriz rodam o mundo para conhecer na prática as mais diversas
condições de rodovias e pavimentações em todos os países, isso vai gerar uma
série de estudos técnicos para delinear os desafios e a melhoria substancial em
cada veículo fabricado nos cinco continentes do planeta.
“O anúncio de hoje reforça o compromisso da Toyota com o Brasil e toda a
América Latina. O projeto ‘5 Continents
Drive’ nos permitirá compreender de maneira mais profunda a verdadeira
condição de direção na região. O Centro de Pesquisa Aplicada nos permitirá
realizar mudanças mais rápidas em direção à nossa missão de desenvolver carros
cada vez melhores”, declarou Steve
St. Angelo, CEO da Toyota para
América Latina e Caribe e Chairman da Toyota
do Brasil.
Compreender, investir, criar e
respeitar, mais que os 5 continentes que a Toyota
vai visitar, mais que seu novo centro vai desenvolver e por mais amor que
declarem por nosso país, será que não é chegada a hora de nós também fazermos a
nossa parte? Ou precisam vir do outro lado do mundo para nos dizer o quanto
somos importantes? Somos os primogênitos da marca fora do Japão, que tal agir
agora com a importância que recebemos deles?
Dômo arigatô gozaimasu,
Toyota!
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