Com mais tecnologia e recheada de equipamentos, o SUV lĂ­der Ă© o carro dos sonhos de muita gente

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

O sucesso nĂ£o acontece assim, do nada, ele Ă© fruto de trabalho bem feito e dedicaĂ§Ă£o naquilo que se acredita, isso acontece tambĂ©m com um determinado modelo de carro que, desde o seu surgimento, parece nĂ£o encontrar concorrentes no preço nem na qualidade. Desde que foi lançado em 2015, vocĂª pode lembrar AQUI, eu jĂ¡ previa que este nĂ£o seria mais um rostinho bonito na multidĂ£o, era chegada a hora da Honda abalar o mercado.


Quando fiz o primeiro test drive, oito meses apĂ³s o lançamento e que vocĂª pode relembrar AQUI, todos os concorrentes jĂ¡ colocavam as mĂ£os na cabeça, afinal de contas jĂ¡ havia atĂ© fila de espera de alguns meses para se adquirir o modelo. CoincidĂªncia? Claro que nĂ£o, o Honda HR-V chegou para ficar, fazer sucesso e claro, ditar as novas regras e diretrizes para quem procura esse modelo de automĂ³vel, Ă© o SUV a ser batido!


Depois de longa data, finalmente nos encontramos, o Honda HR-V 2017 estĂ¡ melhor que nunca e, coisa de japoneses, quase nada precisava ser melhorado, mas foi! Durante uma semana eu testei a versĂ£o ELX, ela traz um pacote de novidades e certamente vai te deixar maluco, Ă© uma versĂ£o nova de um carro jĂ¡ conhecido e objeto de desejo de muitos.


E lĂ¡ vamos nĂ³s, abastecido com etanol, segui para o teste nas ruas da cidade de Sorocaba, interior de SĂ£o Paulo utilizando a Raposo Tavares em direĂ§Ă£o ao interior. Sempre prefiro usar essa estrada por nĂ£o ser lĂ¡ muito moderna (tem radar!) e seu traçado permite uma melhor avaliaĂ§Ă£o do conjunto mecĂ¢nico, pois as curvas e retas nĂ£o foram planejadas como as rodovias mais modernas de hoje.


O percurso de pouco mais de 100 km Ă© percorrido em mais de 1 hora, com curvas mais fechadas e retas pouco generosas (na verdade sĂ³ sĂ£o melhores em trechos novos) o comportamento do motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne Ă© garantia de economia aliada a um excelente desempenho. Ele gera 140 cv a 6.500 rpm, tem torque de 17,44 kgfm a 4.800 rpm com gasolina e 139 cv a 6.300 rpm e 17,44 kgfm a 5.000 rpm com etanol. O cambio Ă© o famoso e muito confiĂ¡vel CVT com sete marchas simuladas e no modelo ELX ainda conta com os paddles shifts, que permite dar uma “apimentada” na conduĂ§Ă£o.


O Honda HR-V 2017 dĂ¡ a impressĂ£o de estar mais parrudo, mais forte e mais nas mĂ£os, as trocas sĂ£o pouquĂ­ssimas durante a viagem, mesmo em trechos de subida, foram raras Ă s vezes em que ele desceu mais de uma marcha para acompanhar o pedido de velocidade constante que o Cruise Control estava programado, nas curvas mais fechadas, o VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de traĂ§Ă£o e estabilidade) nĂ£o deixa, apesar do tamanho, desgarrar nem provoca sustos ao condutor.


Ele estĂ¡ mais econĂ´mico, pelo menos nesta viagem que fiz o computador de bordo indicou uma mĂ©dia de 11,7 km/l, se levarmos em conta o tamanho, peso e as caracterĂ­sticas da estrada, o nĂºmero Ă© excelente. Andando pelas ruas e avenidas da cidade, nota-se que sua altura faz muita diferença, principalmente ao lado de carros mais baixos.


Eu jĂ¡ disse isso antes em outras matĂ©rias de avaliaĂ§Ă£o: o modelo SUV Ă© o preferido de 11 de cada 10 mulheres, nele vocĂª “desce” do carro e, para as nossas amadas, Ă© uma garantia de que quando se estĂ¡ usando saia ou vestido a possibilidade de uma situaĂ§Ă£o constrangedora quase desaparece. O Honda HR-V 2017 nĂ£o foge dessa mĂ¡xima, Ă© confortĂ¡vel e confiĂ¡vel neste sentido em qualquer banco, mesmo nos traseiros.


As cidades brasileiras tomaram a Ă³tima precauĂ§Ă£o de limitar velocidades em seus interiores e as mesmas sĂ£o muito baixas, garantem segurança e atĂ© economia de combustĂ­vel dos automĂ³veis. Sorocaba nĂ£o foge Ă  regra e suas vias mais rĂ¡pidas tĂªm velocidades mĂ¡ximas de 50 km/h, mesmo nessas condições de trĂ¡fego mais pesado e pouco espaço para utilizar toda a capacidade do motor, o carro Ă© muito, mas muito bom.


Nessa nova versĂ£o, alguns equipamentos de conforto foram adicionados e fazem diferença no desfile quando se anda por ruas e avenidas, a versĂ£o 2017 continua com o console central elevado dando a sensaĂ§Ă£o de um cockpit, o ar-condicionado Ă© digital com comandos touch screen, o sistema multimĂ­dia tem monitor multi touchscreen de 7”, navegador integrado ao painel, o hardware possibilita ainda conexĂ£o Wi-Fi (via hotspot), conexĂ£o Bluetooth, comandos no volante e um enorme silencio devido a um isolamento acĂºstico muito bom, na verdade, sĂ³ se ouve o rodar no asfalto.


TambĂ©m em trecho urbano notei uma melhora no consumo, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 8,2 km/l, com ar condicionado ligado e dirigindo sempre em modo ECO, pelo tamanho e pelo que oferece, Ă© uma Ă³tima mĂ©dia de consumo, o fato do modelo ter direĂ§Ă£o elĂ©trica tambĂ©m ajuda muito a aumentar essa mĂ©dia. As manobras e estacionamento em vagas pouco generosas sĂ£o auxiliados pelos sensores e a cĂ¢mera de rĂ© de alta definiĂ§Ă£o, mesmo em lugares com pouca luz, o sistema compensa e dĂ¡ uma Ă³tima visĂ£o traseira.


A versĂ£o ELX (uma antes da topo de linha) tem preço sugerido de R$101.400,00 com o frete incluso, as cores Marrom JĂºpiter MetĂ¡lico, Cinza Barium MetĂ¡lico, Prata Platinum MetĂ¡lico, Branco TaffetĂ¡, Vermelho MercĂºrio Perolizado e Preto Cristal Perolizado e Branco Estelar Perolizado, trĂªs anos de garantida sem limite de quilometragem, assistĂªncia 24 horas, test drive agendado e para nĂ³s jornalistas, aquela vontade imensa de nĂ£o devolver o carro de teste.


Ficha TĂ©cnica
  • Motor 1.8 16V SOHC i-VTEC FlexOne
  • PotĂªncia de 140/6500 (cv/rpm) - Gasolina
  • PotĂªncia de 139/6300 (cv/rpm) - Etanol
  • Torque de 17,3/4800 (kgf.m/rpm) - Gasolina
  • Torque de 17,4/5000 (kgf.m/rpm) - Etanol
  • TraĂ§Ă£o dianteira
  • TransmissĂ£o automĂ¡tica do tipo CVT (7 velocidades) com Paddle Shift
  • Pneus 215/55 R17
  • Rodas em liga leve aro 17"
  • DireĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica progressiva (EPS)
  • SuspensĂ£o dianteira McPherson
  • SuspensĂ£o traseira com barra de torĂ§Ă£o
  • DistĂ¢ncia entre eixos de 2610 mm
  • Comprimento de 4294 mm
  • Altura de 1586 mm
  • Largura de 1772 mm
  • Massa em ordem de marcha de 1276 kg
  • Peso bruto total de 1.740 kg
  • Capacidade do tanque de gasolina de 51 litros
  • Volume do porta-malas de 437 litros

AcessĂ³rios e segurança
  • AerofĂ³lio traseiro
  • Antena na parte traseira do teto
  • Brake light
  • CĂ¢mera de marcha Ă  rĂ© multivisĂ£o
  • Farol de neblina
  • Lanternas traseiras em LED
  • Maçanetas externas cromadas
  • Para-brisa dĂ©gradĂ©
  • Retrovisores elĂ©tricos na cor do veĂ­culo com indicador de direĂ§Ă£o
  • Rebatimento elĂ©trico dos retrovisores em funĂ§Ă£o Tilt Down no retrovisor do lado do passageiro
  • Rack de teto
  • Acendimento AutomĂ¡tico de farĂ³is
  • Volante com acabamento em couro*
  • Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento
  • Acabamento Soft-touch na moldura do painel
  • Acabamento em couro* no console central, descança-braço dianteiro e apoio de braço das portas
  • TransmissĂ£o com acabamento em couro*
  • Bluetooh para ligações (HFT - Hands Free Telephone) e reproduĂ§Ă£o de mĂºsicas com ajustes no volante com "Voice Tag"
  • Apoio para os pĂ©s
  • Ar-condicionado com digital touchscreen
  • EPB - Eletric Parking Brake (freio de estacionamento eletrĂ´nico)
  • Sistema Brake Hold
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro reclinĂ¡veis, bipartidos (60/40)
  • Bancos com sistema de rebatimento ULT
  • Coluna de direĂ§Ă£o ajustĂ¡vel em altura e profundidade
  • Console central elevado com porta copos
  • Descança-braço dianteiro com compartimento
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Detalhes das portas e maçanetas internas cromados
  • Display multimĂ­dia com tela de 7'' multi touchscreen com navegador GPS
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Entrada HDMI e 2 conexões USB para MP3 players, pen drive e iPod/iPhone/iPad
  • IluminaĂ§Ă£o interna dianteira individual
  • Limpador de para-brisa com funĂ§Ă£o intermitente + variĂ¡vel
  • Painel com computador de bordo multifunções
  • PĂ¡ra-sĂ³is com espelho de vaidade com motorista e passageiro com iluminaĂ§Ă£o
  • Piloto automĂ¡tico (cruise control)
  • Porta-malas** com iluminaĂ§Ă£o interna
  • Porta-objetos nas portas dianteiras
  • Porta-revistas atrĂ¡s dos bancos dianteiros do motorista/passageiro
  • Revestimento dos bancos em couro*
  • Sistema de Ă¡udio AM/FM com CD player CD/MP#/WMA com 4 alto-falantes + 2 tweeters
  • Tomada 12 volts x 2
  • Volante com ajustes do sistema de som
  • Airbags frontais e laterais para motorista e passageiro (4 airbags)
  • Alarme
  • Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro
  • Barras de proteĂ§Ă£o lateral
  • Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos c/ prĂ©-tensionador/ lim. força e reg. altura
  • Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
  • Chave do tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elĂ©tricos
  • Disco de freio nas 4 rodas
  • Sistema Immobilizer
  • Freio com Sistema ABS e ABD (Anti-lock Brake System/Eletronic Brake Distribution)
  • Sistema HSA (Hill Start Assist - Assistente de partidas em aclive)
  • Sistema VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de traĂ§Ă£o e estabilidade)
  • Sistema de fixaĂ§Ă£o de cadeirinha de bebĂª na base do assento traseiro com ancoragem na parte superior para os dois lados
  • ESS (Emergency Stop Signal)***
  • Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
  • Trava de segurança nas portas traseiras
  • Travas elĂ©tricas com travamento automĂ¡tico acima de 15 km/h

*Alguns itens sĂ£o revestidos de couro natural e/ou ecolĂ³gico (couro sintĂ©tico).
**Porta-malas de 437 litros (431 litros acima da tampa do assoalho, mais 6 litros de espaço Ăºtil abaixo da tampa do assoalho).
***O pisca alerta Ă© acionado 3 vezes ao pisar fortemente no pedal de freio.