Já pode parar com a choradeira, o novo modelo da Toyota chega com todos aqueles apêndices eletrônicos que todo mundo exigia

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Ufa, finalmente os críticos de plantão vão ter que procurar outro motivo para criticar o carro mais vendido no mundo, mas garanto, vai ser difícil encontrar algo que desabone e que seja mais ou menos no Corolla 2018, desta vez a ousadia ficou em bem clara em todas as etapas.


Como já é praxe, fui gentilmente convidado a participar desse novo marco do sedã aqui no Brasil, o seu lançamento teve requintes hollywoodianos bem ao estilo do filme LA LA Land, o lugar onde a magia acontece. Com muita luz, painéis que se moviam, dança, música e claro, a estrela da noite. Nada mais justo do que essa homenagem ao cavalheiro cinqüentão que esta mais jovem, dinâmico e pronto para enfrentar seus concorrentes diretos com tudo que tem direito.


A magia da noite não se resumiu na apresentação do novo carro e do show com dançarinos e cantores, quem lá esteve foi agraciado com a surpresa de se ter todos os modelos fabricados aqui lado a lado, incluindo também uma versão de 1968 que esta sendo restaurado pela Toyota em todos os seus detalhes.


Mais uma vez a prática japonesa de ouvir para melhorar foi colocada usada na renovação do Corolla 2018, Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil agradeceu mais uma vez a colaboração dos jornalistas, fato esse que se repete, pois na renovação do Etios já havíamos sido surpreendidos com a informação que nossas matérias e críticas foram o combustível para renovar o modelo compacto, é uma prática muito americana deste que é um dos Yankees mais brasileiros que eu conheço.


Bom, mas vamos falar do carro, que foi apresentado juntamente com o novo presidente da Toyota do Brasil, o peruano Rafael Chang tem sobrenome chinês, DNA japonês, e promete ser tão apaixonado pelo nosso país como seu antecessor e seu atual chefe.


E lá vem ele! É na verdade um novo carro, o Corolla 2018 teve alterações na parte dianteira com um conjunto de faróis e grade reestilizados, na traseira novas lanternas de LED e olhando de fora ele parece até ter diminuído de tamanho, mas é só impressão, na verdade ele ficou mais marcado por causa dos vincos e frisos que o deixaram mais bonito.


Na parte mecânica foram algumas alterações na suspensão e recalibragem da direção elétrica, todo o conjunto que já era sucesso não teve mudanças, tanto que ele manteve as duas opções de motor: o 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 144 cv com etanol e 139 cv com gasolina, ambas a 6.000 rpm, torque de 18,6 kgfm com etanol e 17,7 kgfm com gasolina, sempre a 4.800 rpm e o 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 154 cv com etanol e 143 cv com gasolina, ambas a 5.800 rpm, torque de 20,7 kgfm a 4.800 rpm com etanol e 19,4 kgfm a 4.000 rpm com gasolina, dois tipos de transmissão a manual de seis velocidades e a automática Multi-Drive com sete marchas e a tecla “Sport Mode” que altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão faz o Corolla 2018 ficar mais esportivo.


Desde a versão de entrada, o carro conta com rodas de aro 17” que garantem maior estabilidade e também um novo aprimoramento do isolamento acústico, foi adicionada uma camada de borracha no revestimento do painel corta-fogo e feltros nos painéis das portas, isso contribuiu para a redução do nível de ruído interno, o carro é muito mais silencioso mesmo em rotações mais altas e em locais de transito pesado.


Por dentro também tem novidade desde a versão de entrada, o acabamento é com partes revestidas de couro na cor preta, cinza e a nova linho claro e novos difusores do ar-condicionado, cromados e redondos, o painel de instrumentos recebeu alterações gráficas e o multimídia Toyota Play ganhou tela de LCD de 7” sensível ao toque.


A vasta quantidade de equipamentos coloca o Corolla 2018 em um nível superior, tem computador de bordo com seis funções, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado digital, Smart Entry, Push Start – sistema de partida sem chave, retrovisor interno eletrocrômico, antena shark fin, acendimento automático dos faróis, painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2”, sistema de navegação GPS, TV digital, câmera de ré, limpador do pára-brisa com sensor de chuva, banco do motorista com regulagem elétrica e retrovisores externos eletrorretráteis.


Não falta falar de nada? Sim, faltam as novidades que sempre provocavam choradeira de alguns consumidores e de jornalistas do setor. Muita gente não se conformava com a falta de alguns recursos eletrônicos que o modelo deveria ter, mas acalmai-vos, ó exigentes criaturas, a Toyota os incluiu e ainda tem um “bônus”: os itens de segurança como o desejado Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), o amado Controle Eletrônico de Tração (TRC) e o sempre querido Assistente de Subida (HAC), e pra não ter algum outro tipo de choro, dois airbags do tipo cortina foram incluídos na linha toda, isso mesmo, de série, tá bom assim?


Se tá bom, que tal testar? Então vamos ao contato com a máquina! O teste se dividiu em dois, uma parte urbana e rodoviária para comprovar o melhoramento do novo isolamento e dos ajustes de suspensão e um na pista, esse no kartódromo da Aldeia da Serra, onde os outros sistemas inseridos no carro vão trabalhar como se deve.


Na primeira parte, caminho de ida, a Marginal Pinheiros e a rodovia Castelo Branco são os rumos. Já dá pra perceber que o carro ficou mais silencioso mesmo, com as janelas fechadas o barulho externo quase não existe, é possível conversar sem precisar gritar. O ruído de rolamento e do conjunto mecânico está muito mais baixo, nem parece que o carro está ligado.


O desempenho mudou bastante, o Corolla 2018 agora é um carro mais “na mão”, sua direção não é mole nem dura demais, a suspensão e as novas rodas maiores garantem uma ótima empunhadura quando se dirige em condições de anda-pára-anda ou mesmo quando se pode desenvolver uma velocidade mais alta, como na estrada.


No nosso destino, o Kartódromo da Aldeia da Serra, é a vez de se dar algumas voltas exagerando nas condições. Eu dei 6 voltas, duas com o carro na função ECO e 4 na função SPORT, são regulagens diferente, mas com resultados muito parecidos. Nas duas primeiras, mesmo com curvas mais fechadas e retomadas pouco amistosas, o carro não “embarriga” em nenhuma curva, controlar é muito simples e seguro, os sistemas de tração e estabilidade agem fortemente em todo o conjunto, isso garante a motoristas com menos experiência um conforto enorme em situações de maior risco.


Já na posição mais nervosa, parece outro carro. O Corolla 2018 tem uma retomada melhor e posso atacar mais as curvas, já dá pra frear mais dentro e a retomada é surpreendentemente, por isso dei 4 voltas. Olha, fica difícil tirar o carro do prumo, mesmo atrasando a freada e fazendo a aceleração no meio da curva o modelo nem acha que está na pista.


Alguns pingos de chuva até vieram para animar mais a festa, mesmo assim ele nem pensou em sair do traçado. É outra pegada, é um carro mais esportivo sem perder a elegância e tem um conjunto muito, mas muito mais equilibrado, não fica devendo quase nada aos seus concorrentes mais metidos.


Voltando para São Paulo depois dessa aventura agradável com um modelo que se reinventou, fiquei pensando nos preços sugeridos pela Toyota para o novo modelo:

Modelo
Versão
Preço público sugerido


Toyota Corolla 2018
1.8 L GLi manual
R$ 69.690,00
1.8L GLi Multi-Drive
R$ 69.990,00
1.8L GLi Upper Multi-Drive
R$ 90.990,00
2.0L XEi Multi-Drive
R$ 99.990,00
2.0L XRS Multi-Drive
R$ 108.990,00

2.0L Altis Multi-Drive
R$ 114.990,00

Esse cavalheiro de 50 anos já fez 44 milhões de compradores felizes desde sua estréia no mundo que, aliás, assiste ao nascimento de um deles a cada 15 segundos no planeta Terra, quer entrar na vida de pelo menos 60 mil brasileiros esse ano nas 266 concessionárias que a Toyota deve ter até dezembro, foi um dos pioneiros do Ciclo Toyota que agora também aceita incluir o seguro no plano, 7 cores para escolher, 3 anos de garantia e já está à venda desde o dia 24 com o slogan de ser “Insuperável”, uma característica de quem nasceu para o sucesso.


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