O filho mais simples da famĂ­lia Ă© um carro que surpreende a cada teste, desta vez ele me levou para conhecer outra famĂ­lia de sucesso

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Eduardo Abbas / Volkswagen

Vivemos hoje um sĂ©culo um pouco diferente dos anteriores, o terceiro milĂªnio da histĂ³ria do homem transformou algo tradicional em um novo conjunto de reuniĂ£o de pessoas, e porque nĂ£o, de interesses e coisas. Tudo se resume em ser famĂ­lia, aquela que antigamente era vista somente como um conjunto de pessoas que possuĂ­am grau de parentesco entre si e vivia na mesma casa.


A casa deixou de ser apenas um lugar para se dormir, comer e conversar sobre a vida lĂ¡ fora, na verdade as portas se abriram e o planeta todo assumiu essa identidade de lar, John Lennon jĂ¡ pensava em algo assim quando compĂ´s “Imagine” o que ele nĂ£o contava era com a tecnologia que agora aproxima mais as pessoas tornando-as mais conectadas entre si. O Novo up! 2018 Ă© meio assim, um carro que nasceu e ganhou as ruas com tudo de melhor que seus ancestrais jĂ¡ produziram.


Durante uma semana eu pude testar o Novo up! 2018 na versĂ£o TAKE, aquela de entrada que nĂ£o Ă© tĂ£o recheada de equipamentos, mas trĂ¡s no DNA a caracterĂ­stica principal da linha: espaço interno generoso, acabamento de qualidade, motor econĂ´mico e a eterna vontade de nĂ£o devolver mais para a montadora um dos melhores carros urbanos produzidos no Brasil.


Novo up! 2018 mudou por fora e foi incrementado por dentro, a frente tem agora novos farĂ³is e pĂ¡ra-choque com Ă¢ngulos ainda mais evidentes que deixou ele mais comprido (84 mm maior que o modelo anterior), a grade do radiador parece que estĂ¡ sorrindo pra vocĂª, ele deixou aquela cara mais formal e agora vive a alegria de um novo desenho, mais parecido com seus parentes. Na traseira as lanternas tĂªm novo visual e sĂ£o escurecidas com uma nova assinatura visual noturna.


O motor para essa versĂ£o de entrada Ă© o surpreendente EA211 1.0l R3 de 82 cv com etanol e 75 cv com gasolina, aquele torque 10,4 kgfm (etanol) e 9,7 kgfm (gasolina) a 3.000 rpm. A doideira Ă© que a partir de 2.000 rpm 85% do torque mĂ¡ximo estĂ¡ disponĂ­vel o que deixa ele muito nervoso, ele leva 12,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge 163 km/h de velocidade mĂ¡xima, isso meu amigo com um motor de 1.000 cilindradas que vocĂª jura ter mais quando dirige o carro.


Andei com ele pela cidade de SĂ£o Paulo, com transito pesado, indo da zona sul para a zona leste, ar condicionado ligado e duas pessoas a bordo, a dirigibilidade Ă© impressionante, nada foi mudado mas parece que ficou melhor. A direĂ§Ă£o elĂ©trica fornece a leveza necessĂ¡ria para se dirigir e manobrar com muita facilidade. O bom Ă© que ele cabe, literalmente, em qualquer vaga de estacionamento, nĂ£o tem crise nem medo de riscar o carro ao lado, Ă© um magrinho que esconde muita saĂºde e tem sempre aquela seta no painel que vive te pedindo para mudar para uma marcha mais alta, isso alĂ©m de ajudar no rodar macio influencia no consumo, que ficou em cerca de 13 km/l, segundo dados que aferi.


Onde ele Ă© espantoso e nĂ£o faz cara feia nem desfeita Ă© na estrada, o Novo up! 2018 Ă© impressionante, rodei por cerca de 50 km na rodovia FernĂ£o Dias em direĂ§Ă£o a Atibaia e nĂ£o troquei de marcha nenhuma vez. Eu fui atĂ© a terra do morango conhecer uma churrascaria que, segundo seus proprietĂ¡rios, faz a melhor carne da regiĂ£o. A FernĂ£o ajuda muito na avaliaĂ§Ă£o, tĂªm subidas, descidas, curvas abertas e fechadas e retas generosas, uma enorme variaĂ§Ă£o de velocidade em vĂ¡rios trechos e pista dupla atĂ© o meu destino.


Lembra que comecei esse texto falando de famĂ­lia? Pois Ă©, o local que vou visitar e avaliar tambĂ©m Ă© pra lĂ¡ de familiar, a Churrascaria Recanto GaĂºcho que fica Travessa Pedro Salgado, 208 nasceu do sonho de um casal de gaĂºchos que saiu de Sarandi para conquistar o quase interior de SĂ£o Paulo.


Arildo Rigo e sua companheira Nereide Ganassini transformaram o que seria um restaurante para matar a fome dos incautos moradores da regiĂ£o ou dos passantes e turistas que circulam pela cidade em um lugar onde tudo Ă© feito com amor, dedicaĂ§Ă£o e bom gosto. A simplicidade e a cara gaĂºcha que o local abriga fazem jus ao excelente serviço que os dois prestam desde 2000 e que melhora diariamente.


O Rei das Carnes veio para a cidade em 1984 e em 1988 arrastou a Rainha do Buffet para juntos construĂ­rem o sonho do Recanto. A coisa Ă© tĂ£o familiar que os funcionĂ¡rios que lĂ¡ trabalham apenas auxiliam o casal, ele Ă© quem cuida da churrasqueira e ela quem dĂ¡ o tom das saladas e pratos, Ă© impossĂ­vel nĂ£o se empanturrar com tanta variedade feita com igual capricho e dedicaĂ§Ă£o.


O ponto culminante da comilança foi o baby beef, feito de maneira artesanal e muito alĂ©m do esperado, todos os pratos tem identidade prĂ³pria e os sabores nĂ£o seguem aquela coisa das churrascarias de SĂ£o Paulo onde tudo parece igual, cada um leva tempo para ser elaborado e te ganha pelo sabor. Claro que virei freguĂªs e vou voltar outras vezes, nĂ£o sĂ³ para me fartar como para conviver com pessoas que prezam muito a coisa de se fazer tudo em famĂ­lia, que aliĂ¡s jĂ¡ tem duas herdeiras orgulhosas de seus pais.


Voltando para a estrada depois da farra gastronĂ´mica, resolvi apertar um pouco mais o acelerador e forçar o carro em situações de velocidade mais alta. O Novo up! 2018 continua com a mesma tocada dos modelos que testei antes (AQUI o MPi e AQUI o TSi), a estabilidade e a dirigibilidade sĂ£o muito prĂ³ximas da perfeiĂ§Ă£o para um carro de rua e o consumo, aquele que sempre mexe na parte mais sensĂ­vel das pessoas, o bolso, nĂ£o desagradou: chegou aos 370 km rodados com muito menos de meio tanque consumidos, neste trecho de estrada a mĂ©dia ficou em 16,2 km/l, com ar ligado e o pĂ© mais pesado.


O Novo up! 2018 jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias desde maio, tem preço inicial sugerido de R$ 37.990,00, 3 anos de garantia completa, 6 anos de garantia de perfuraĂ§Ă£o da chapa, revisões planejadas, financiamento, consĂ³rcio e seguro da marca, Ă© um dos carros mais premiados do Brasil por edições e jornalistas especializados e tem aquilo que Ă© uma das coisas mais importantes na vida, uma famĂ­lia de respeito por trĂ¡s, quem sabe ele tambĂ©m nĂ£o te leva para conhecer a do Recanto tambĂ©m?


Ficha TĂ©cnica




Itens de SĂ©rie e Opcionais