De roupa esportiva, o sedĂ£ me acompanhou em uma busca e avaliaĂ§Ă£o: onde comer a melhor pizza da cidade?

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Tony AstassiĂª / Toyota

Nem sempre Ă© necessĂ¡rio se vestir a rigor para ser respeitado, o mundo tambĂ©m entende que uma roupa mais esportiva nĂ£o tira seu valor e sua importĂ¢ncia. Foi pensando desta maneira e de olho na concorrĂªncia, que sempre estĂ¡ querendo tomar uma fatia do pĂºblico do Corolla, que a Toyota resolveu deixar o modelo menos clĂ¡ssico sem perder a identidade, algo assim como tirar os sapatos, a gravata e a camisa e vestir tĂªnis, bonĂ© e camiseta.


Essa foi a comparaĂ§Ă£o mais prĂ³xima que pude encontrar para definir o Corolla XRS, um carro que Ă© chique e levemente esportivo com a adiĂ§Ă£o de alguns detalhes que deixam o carro com uma cara mais jovem sem perder a essĂªncia e que tive a oportunidade de testar por sete dias em vĂ¡rias situações, tanto na cidade quanto na estrada. As novidades do Corolla 2018 foram apresentadas em março deste ano, vocĂª pode lembrar AQUI, mas faltava conhecer mais intimamente essa versĂ£o.


A XRS inclui diversos itens como aerofĂ³lio traseiro, saias esportivas (frontal, lateral e traseira), ponteira do escapamento cromado e o exclusivo emblema XRS no canto inferior direito da tampa do porta-malas. Motor, cĂ¢mbio e suspensĂ£o sĂ£o as mesmas das outras versões, mas esse tem um gostinho mais esportivo, por que serĂ¡? Ele Ă© equipado somente com o motor 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 vĂ¡lvulas de 154 cv a 5.800 rpm com etanol e 143 cv de potĂªncia a 5.800 giros com gasolina, transmissĂ£o automĂ¡tica Multi-Drive e trocas seqĂ¼enciais por meio das borboletas atrĂ¡s do volante, alĂ©m da tecla “Sport Mode” que altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissĂ£o.


Um detalhe opcional que notei quando retirei o carro Ă© esse pequeno dispositivo colocado no painel dianteiro com reflexo no pĂ¡ra-brisa e pode ser instalado em qualquer modelo. Como estĂ¡ em fase de testes fui um dos premiados para avaliar sua eficĂ¡cia, ele indica a velocidade que se estĂ¡ trafegando, Ă© muito Ăºtil para quem anda na cidade onde existe muita variaĂ§Ă£o de mĂ¡ximas, mas fica em uma posiĂ§Ă£o pouco confortĂ¡vel, quase na ponta esquerda do vidro, se ficasse mais Ă  direita, na direĂ§Ă£o acima do painel de instrumentos, provavelmente seria muito mais prĂ¡tico.


Vamos andar com o menino com cara de nervoso e abastecido com gasolina comum, a idĂ©ia Ă© tambĂ©m medir o consumo em condições de uso regular. Na cidade Ă© um sedĂ£ muito bom de dirigir, segue o padrĂ£o do seu irmĂ£o Altis que eu jĂ¡ havia testado e vocĂª pode lembrar AQUI, mas esse tem uma beleza feroz por conta dos detalhes estĂ©ticos e parece estar mais no “chĂ£o” que os outros modelos.


Andando por ruas e avenidas ele conserva o silencio e o conforto caracterĂ­sticos, a diferença estĂ¡ nos bancos esportivos que abraçam o condutor e passageiro da frente. Manter a velocidade nĂ£o Ă© problema quando se tem um Cruise Control eficiente, com um motor 2.0 com torque generoso, a economia de combustĂ­vel mesmo em situações de trĂ¡fego pesado fica perto de modelos menores, a eficiĂªncia energĂ©tica Ă© clara e a financeira idem, fiz uma mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 11,2 km/l, claro que sempre mantendo a aceleraĂ§Ă£o e desempenho em modo ECO.


O bom de testar um carro com caracterĂ­sticas tĂ£o particulares Ă© o fato de que ele tambĂ©m pode te levar a conhecer outras partes da cidade de SĂ£o Paulo, com um espĂ­rito mais aventureiro ambos podemos descobrir novos endereços. Neste caso, fui procurar uma pizzaria no tradicional bairro da Mooca, zona sudoeste da cidade, quase no começo da zona leste. É um reduto onde a grande colĂ´nia italiana que ajudou a construir a paulicĂ©ia desvairada se concentrou e claro, junto com os trabalhadores vieram os hĂ¡bitos alimentares, o melhor deles estava para ser desvendado: a pizza.


Eles trouxeram a iguaria, mas nĂ£o foram os inventores como muitos pensam, a origem estĂ¡ entre os egĂ­pcios e os gregos, que foram os primeiros a misturar Ă¡gua com farinha e assar em fornos de tijolos quentes. Os italianos aprimoraram colocando molho de tomate, queijo, carnes defumadas e, para desespero dos napolitanos, a versĂ£o paulistana ficou muito, mas muito melhor que a deles.


Teve uma Ă©poca que essa delicia digna da morada dos Deuses Romanos começou a ter um significado ruim, vocĂª jĂ¡ deve ter ouvido a expressĂ£o “aqui tudo termina em pizza”, uma forma pejorativa de explicar impunidades ou decisões que beneficiam criminosos. Esse dito popular teve origem depois de uma reuniĂ£o de conselheiros do Palmeiras, time de futebol do Brasil, que buscavam uma soluĂ§Ă£o para uma crise instalada no clube, apĂ³s 14 horas de brigas, todos resolveram sair e comer pizza antes de continuar os debates, nem foi preciso voltar, a soluĂ§Ă£o acabou sendo resolvida entre pedaços da redonda e algumas taças de vinho, jĂ¡ a expressĂ£o Ă© uma enorme injustiça com essa iguaria dos deuses.


Nessa andança eu descobri a Sacada Pizzaria, que fica na Rua Coronel Joviniano BrandĂ£o, 59 no Parque da Mooca, endereço nobre no tradicional bairro da cidade de SĂ£o Paulo. Fundada em 1974, hoje ela Ă© comandada pelo JosĂ© Leandro, um "Moqueiro" raiz, tem 58 sabores diferentes de pizzas salgadas e 4 doces, pode ter a borda recheada ou mesmo cobertura extra, funciona Ă  la carte, delivery ou rodĂ­zio onde 30 itens do cardĂ¡pio fazem parte, detalhe: lĂ¡ funciona de domingo a domingo das 18 Ă s 23:45, e sĂ³!


NĂ£o Ă© exagero afirmar que se trata da melhor pizza da cidade, a qualidade dos ingredientes que sĂ£o utilizados segue critĂ©rios rigorosos que o Leandro impõe na elaboraĂ§Ă£o das redondas mais amadas do Brasil. O time de funcionĂ¡rios começa a preparar a noite gastronĂ´mica Ă s 2 da tarde, tudo Ă© feito no dia de maneira que as sobras sejam mĂ­nimas e o frescor dos produtos garantido.


Optei por provar o rodĂ­zio, tipo assim, um menu degustaĂ§Ă£o que Ă© ideal para quem adora saborear essa iguaria. A massa fina, os ingredientes fartos em cada fatia generosa, a rapidez na circulaĂ§Ă£o no enorme salĂ£o para mais de 200 pessoas sĂ£o a prova que nĂ£o existe nada parecido na cidade. Tudo Ă© feito com cuidado e seguindo um rĂ­gido padrĂ£o de qualidade, por exemplo, a mussarela que ele utiliza Ă© aquela que se corta com um rĂ¡pido passar da faca, vocĂª nĂ£o fica tentando cortar o pedaço como se fosse Conan, o BĂ¡rbaro, com sua espada afiada.


NĂ£o posso afirmar, mas certamente provei todos os sabores salgados que estavam Ă  disposiĂ§Ă£o, a leveza da massa, a força do sabor e o fato de sempre chegar Ă  mesa quente conquistam os “pizza lovers” mais exigentes, fora isso o preço Ă© pra lĂ¡ de justo: R$ 31,90 de segunda a quinta, criança atĂ© 5 anos nĂ£o paga e de 5 a 8 pagam metade. E como isso Ă© possĂ­vel em uma cidade que Ă© considerada por muitos, cara?


Simples, o dono nĂ£o tem aquela ganĂ¢ncia dos donos de restaurante que acham que cada cliente deve pagar todas as contas do mĂªs, ele ganha no volume, todos os dias o movimento Ă© grande, no fim de semana tem espera de atĂ© 2 horas e tudo isso aliado ao respeito com o consumidor, nada lĂ¡ Ă© mais ou menos nem demora uma eternidade para se conseguir, o relĂ³gio da Sacada Pizzaria estĂ¡ sempre sincronizado com a fome de quem freqĂ¼enta.


Passada a noite de farra gastronĂ´mica, no dia seguinte resolvi terminar a avaliaĂ§Ă£o do Corolla XRS sĂ³ que na estrada. Ainda sonhando com as pizzas da noite anterior, notei que precisava comprar orĂ©gano e eu sĂ³ compro em um lugar, no mercado municipal de Bragança Paulista, o dono Ă© meu amigo e a origem da especiaria Ă© um segredo que ele guarda a 7 chaves, mas por que ir tĂ£o longe? Porque quem pilota fogĂ£o sabe que, o cheiro do orĂ©gano em contato com outros alimentos deve perfumar a cozinha e isso sĂ³ acontece quando ele Ă© plantado, colhido e seco em condições especiais. Vale a pena? Vale sim e para nĂ£o ter dĂºvidas eu compro logo 1 kg que deve durar quase um ano.


LĂ¡ vou eu pela FernĂ£o Dias, estrada jĂ¡ conhecida e ideal para testar esse modelo que agora tem controle de traĂ§Ă£o e estabilidade de sĂ©rie. Com o ar condicionado ligado o tempo todo e duas pessoas a bordo, segui em direĂ§Ă£o ao interior, as curvas de vĂ¡rios Ă¢ngulos ajudam na avaliaĂ§Ă£o da parafernĂ¡lia eletrĂ´nica, nas mais fechadas os controles agem com uma incrĂ­vel harmonia e sincronismo, nem parece que o carro estĂ¡ em curva, a distribuiĂ§Ă£o de força nĂ£o permite sobressaltos, sĂ³ sai da faixa quem realmente quer ou Ă© muito desligado.


Nas retas generosas eu optei por dar uma “apimentada” na viagem, acionei a tecla Sport Mode para medir o tempo de reaĂ§Ă£o e a diferença de consumo que o carro passa a fazer. Essa situaĂ§Ă£o nĂ£o Ă© aquela que te assusta quando se troca o modo de direĂ§Ă£o, eu estava a 90 km/h quando acionei, nĂ£o houve nenhuma reaĂ§Ă£o do Corolla XRS sĂ³ quando eu resolvi pisar um pouco mais para atingir os 110 km/h que Ă© o limite da rodovia foi que ele reduziu duas marchas e começou a ficar mais nervoso. Rapidamente ele chegou Ă  velocidade pretendida, mas claro que isso tem um preço, no consumo instantĂ¢neo em modo ECO a mĂ©dia estava em quase 13 km/l, com essa “estilingada” ele derrubou para 10,7 km/l, sĂ³ que Ă© outro carro, mais rĂ¡pido nas respostas e esticando mais as marchas, deixa de lado aquela cara de mansinho pra virar um sujeito bravo e veloz.


No fim das contas e na volta dirigindo de maneira mais suave para avaliar o consumo, o Corolla XRS acabou fazendo na estrada a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 13,2 km/l, um nĂºmero muito bom por tudo que o carro oferece. Ele estĂ¡ nas concessionĂ¡rias com o preço sugerido de R$ 109.500, estĂ¡ no Ciclo Toyota, tem sĂ³ duas cores para escolher (branco ou preto), 3 anos de garantia, revisões com preço fechado, assistĂªncia 24 horas, assessĂ³rios da marca e outras vantagens.


O Corolla atingiu agora em março a impressionante marca de 1 milhĂ£o de carros produzidos no Brasil desde 1998, jĂ¡ levou e certamente vai levar muita gente para conhecer e desfrutar de prazeres da vida como foi meu caso, certamente voltarei durante muito tempo Ă  Sacada Pizzaria para comer muito, sem medo de ser feliz!


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