Com desenho, tecnologia e a modernização da unidade da Anchieta, o carro marca a chegada de uma nova Volkswagen

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen

Dizem que todo baixinho atarracado é um sujeito sempre invocado, aqueles tais “marrentos” que saem de casa já procurando briga com os adversários. Não sei se essa é a melhor definição do Novo Polo, mas ficou muito claro na apresentação para a imprensa que de bobo ele não tem nada.


Antes de falar do novo carro, precisamos falar da Volkswagen, a montadora alemã sofreu muito nos últimos anos com a crise que se instalou no Brasil e uma ação era necessária para que essa senhora de 64 anos e muita história contada em nossa terra, volte a ter a grandiosidade de anos atrás. Primeira unidade da marca fora da Alemanha, a Anchieta se protagonizou pela imponência e tamanho que tem no ABC paulista, gerou milhares de empregos durante as mais de 6 décadas e criou modelos que deixaram saudade, agora é hora de dar lugar ao novo, se modernizar, para isso vai investir muito mais que algumas montadoras gastaram para construir uma fábrica do zero!


Segundo David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, “A Volkswagen do Brasil está investindo R$ 2,6 bilhões para o desenvolvimento e a fabricação do Novo Polo e do Virtus no Brasil. A chegada dessas novidades, em linha com o que há de melhor no mundo e atendendo as necessidades dos consumidores da América do Sul, faz parte da construção de uma nova Volkswagen. E essa evolução já está ocorrendo! 2017 marcará a virada de página da Volkswagen do Brasil! A Volkswagen está se reinventando com diversas ações que construirão esta nova marca, com uma nova mentalidade, com muito mais energia e ainda mais alinhada com as expectativas dos nossos clientes”, é uma ação ousada, cara, porém inevitável, o mercado e a concorrência não dão trégua e exigem cada vez mais.


O pontapé dessa fase é o lançamento do Novo Polo, um carro que se olhado apenas de fora dá a impressão de esconder um mistério para ser desvendado. Isso é verdade, ele aglutina um vasto conhecimento de desenvolvimento em engenharia automotiva e uma complexidade eletrônica difíceis de serem encontradas em veículos do seu segmento, o Novo Polo chegou para ser “O” carro.


Tudo começa no esqueleto, a Estratégia Modular MQB é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já é aplicada no Passat e no Golf e permite compartilhar a base estrutural para carros de diferentes segmentos, é formada por aços especiais de alta, ultra-alta resistência e conformados a quente em mais de 50% da estrutura da carroceria. A elevada rigidez torcional estática beneficia diretamente o conforto e a dirigibilidade e a rigidez dinâmica traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.


Olhando atentamente por fora dá pra notar as modificações estéticas que foram introduzidas, a dianteira do Novo Polo tem grandes faróis de neblina e uma “boca” maior, na lateral uma linha dupla em forma de flecha dá impressão de ser rebaixado e esportivo e as novas lanternas traseiras formam um “L” invertido em um conjunto muito “clean”.


Hora de andar nesse menino com cara nervosa, serão oferecidos três motores:

  • TSI de 128 cv e 200 Nm nas versões Comfortline e Highline: três cilindros, 999 cm³ de cilindrada, Total Flex, potência máxima de 128 cv com etanol e 115 cv com gasolina a 5.500 rpm, torque máximo de 200 Nm com qualquer combustível e acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge velocidade máxima de 192 km/h, com cambio automático de 6 marchas;
  • 1.6 MSI com câmbio manual de 5 marchas, quatro cilindros, 16 válvulas, Total Flex, 1.598 cm³ de cilindrada, potência de 117 cv com etanol e 110 cv com gasolina a 5.750 rpm, torque máximo de 162 Nm a 4.000 rpm, 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 193 km/h;
  • MPI de três cilindros, câmbio manual de 5 marchas, 999 cm³ de cilindrada, Total Flex, potência de 84 cv com etanol e de 75 cv com gasolina, torque de 102 Nm com etanol e 95 Nm com gasolina, ambos a 3.000 rpm e acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge 170 km/h.


Resolvi optar pela novidade, o motor de 200 Nm era desconhecido e avaliar um motor novo em um carro novo é sempre muito mais interessante.


A primeira impressão ao se entrar no carro é que realmente a Volkswagen resolveu começar por cima essa coisa de mudar. Os bancos são muito confortáveis, a posição de dirigir excelente e o acabamento em conjunto com a parafernália eletrônica são muito harmoniosos. A digitalização dos mostradores e controles, assim como da conectividade, o Active Info Display e o sistema de infotainment de 8 polegadas são um diferencial no carro.


Por se tratar de um compacto, na cidade ele aceita sem reclamar muito nem gastar demais encarar transito e congestionamentos, o range do cambio é muito equilibrado e permite que ele rode por ruas e avenidas em marchas altas e rotações baixas, isso faz o consumo de combustível ser quase imperceptível. A direção elétrica além de mais macia ajuda também na redução no consumo, ela tem vários mapeamentos para cada situação e os pneus “verdes” entram na conta da eficiência energética.


Agora, bom mesmo é poder dirigir esse garoto nervoso na estrada, lá é um território que ele se sente como se estivesse no sofá de casa, muito confortável. O Novo Polo anda muito, tem uma resposta nas acelerações absurda graças ao torque e a união perfeita com o câmbio, quase não é preciso tocar no acelerador pra se chegar a velocidade limite da estrada, é algo assim meio normal, ela vai aumentar naturalmente. Usando o Controle de Velocidade, não forçando demais em situações de ultrapassagem e com duas pessoas no carro, fiz a média, segundo dados do computador de bordo, de 16,6 km/l usando gasolina no tanque. É um consumo pra lá de excelente!


A conectividade atingiu um nível muito elevado neste modelo, a Volkswagen colocou toda a tecnologia mais moderna no Novo Polo, só para se ter uma idéia, o sistema Discover Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e aparência de Smartphone tem todos os instrumentos implementados virtualmente via software. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável só que esse está disponível apenas para a versão Highline. Ele tem também recursos de comando de voz e navegação integrados, navegação via satélite e o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica.


Mas não adianta só andar, tem que parar também, e por isso os freios a disco nas 4 rodas são fundamentais. Eles têm 276 mm nas rodas dianteiras e 230 mm nas rodas traseiras. A quantidade de eletrônica embarcada é uma grandeza, já que fizeram um carro novo, a proposta de ser o mais seguro do segmento inclui também aqueles apêndices eletrônicos que facilitam a direção e salvam vidas. A lista é longa, mas necessária, todas as versões do Novo Polo são equipadas com M-ABS, que inclui ABS, EBD, TC (Controle de Tração), ESS (Sinal de Frenagem de Emergência), MSR (Controle do Efeito Freio Motor). Já nas versões TSI são incluídos o ESC, HHC (Hill Hold Control), HBA (Hydraulic Brake Assist system), EDS (Bloqueio eletrônico do diferencial), XDS+, BSW (Limpeza Automática dos Discos de Freio), RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), GMA (Controle do Momento de Giro) e o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão além do já conhecido detector de fadiga.


Claro que tudo isso tem preço, mas também tem prêmio! O Novo Polo chega ao mercado brasileiro com uma importante conquista: o modelo obteve classificação máxima nos testes realizados pelo Latin NCAP, que avalia carros novos vendidos na América Latina e Caribe, ele é um dos mais seguros automóveis com 5 estrelas na proteção para adultos e crianças e o Advanced Award, para veículos que atendem critérios de proteção a pedestres, é o primeiro modelo comercializado no Brasil a receber esse prêmio.


O Novo Polo já está em pré-venda e chega este mês nas concessionárias da marca, o preço sugerido das 4 versões é de R$ 49.990 para a 1.0, R$ 54.990 para a MSI, R$ 65.190 para a Comfortline e R$ 69.190 para a Highline, isso sem os pacotes, têm sete as opções de cores: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado (sólidas) e Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio (metálicas), as duas primeiras revisões planejadas gratuitas, condição especial de Financiamento Plano Polo+, 3 anos de garantia, aquele imenso pacote de vantagens para aquisição e manutenção e a certeza que você vai fazer parte da maior mudança que a montadora está promovendo na sua mais tradicional fábrica no Brasil e com um modelo que vai acirrar a briga com os concorrentes.


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