O SUV da montadora francesa Ă© um dos melhores modelos jĂ¡ fabricados no Brasil e entra forte na briga com os concorrentes

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault

Assim como o olfato, gosto pessoal Ă© uma coisa que nĂ£o se discute, cada um tem o seu, existem casos atĂ© de serem parecidos, mas assim como as sutilezas dos aromas, o que para alguns Ă© agradĂ¡vel, para outros Ă© intragĂ¡vel. Roubando um trecho de O Pequeno PrĂ­ncipe de Saint-ExupĂ©ry "nĂ³s sĂ³ podemos ver perfeitamente com o coraĂ§Ă£o; o que Ă© essencial Ă© invisĂ­vel aos olhos. Os homens tĂªm esquecido esta verdade. Mas vocĂª nĂ£o deve esquecĂª-la. VocĂª se torna eternamente responsĂ¡vel por aquilo que cativa.".


HĂ¡ alguns anos seria impossĂ­vel prever que os utilitĂ¡rios esportivos seriam os modelos que mais agradariam aos brasileiros, nĂ³s sempre preferimos modelos Hatch ou SedĂ£s, culpa tambĂ©m da oferta das montadoras, sĂ³ que agora muita gente começa a enxergar a praticidade desse modelo. Durante uma semana eu pude avaliar o Renault Captur Intense 1.6 SCe X-TRONIC CVT, o nome Ă© grande como Ă© tambĂ©m a qualidade desse produto que a montadora francesa oferece aos brasileiros desde fevereiro do ano passado.


JĂ¡ vou reduzindo o nome, o Renault Captur Intense Ă© um desses carros que nascem de conceitos que as montadoras vivem criando e em algum momento da vida resolvem juntar tudo e transformar num veĂ­culo. Neste caso, os franceses mandaram muito bem, Ă© um carro elegante, tem linhas bem marcadas, pintura biton como marca, a dianteira tem luzes diurnas de LED, capĂ´ de formato reto, rodas de 17’’ e a traseira com lanternas tambĂ©m de LED.


Neste modelo que avaliei, a parte mecĂ¢nica tem o motor 1.6 16V SCe de 120 cv com etanol e 118 cv com gasolina, torque de 16,2 kgfm com qualquer combustĂ­vel (ele estava abastecido com etanol), cĂ¢mbio automĂ¡tico CVT X-Tronic de 6 velocidades, uma transmissĂ£o moderna, menor, mais leve e muito eficiente.


AliĂ¡s, eficiĂªncia Ă© o ponto forte do Renault Captur Intense, Ă© um carro muito econĂ´mico e de reações muito rĂ¡pidas, na cidade ele praticamente roda em 4ª marcha o que garante uma importante reduĂ§Ă£o no consumo. É muito confortĂ¡vel de dirigir, tĂªm bancos R-Confort de bidensidade no formato de concha, aquele mesmo que te “abraça” quando vocĂª senta, Ă© ajudado pela direĂ§Ă£o Eletro-hidrĂ¡ulica que facilita muito as manobras, principalmente na hora de estacionar.


Fiz uma utilizaĂ§Ă£o padrĂ£o na cidade, fui a lugares onde estou acostumado e cumprindo compromissos agendados anteriormente, isso me colocou em enormes congestionamentos e em vias de velocidade baixa. A sensaĂ§Ă£o de nĂ£o precisar fazer quase nada na conduĂ§Ă£o Ă© muito agradĂ¡vel, o carro tem sistemas que ajudam no controle de consumo e o ambiente criado no interior afasta aquela angustia de se estar preso entre outros veĂ­culos sem poder fazer nada. O interior tem a simplicidade como ponto de destaque, nada fica “berrando” na sua frente, ele tem tudo que Ă© oferecido de mais moderno e tudo no seu quadrado. Com dados do computador de bordo, fiz a mĂ©dia de 8,0 km/l sempre com duas pessoas a bordo e ar condicionado ligado.


Os equipamentos de conforto e segurança do Renault Captur Intense contemplam o MEDIA Nav com tela touchscreen de 7”, GPS integrado, Bluetooth®, cĂ¢mera de rĂ©, comando satĂ©lite no volante, chave cartĂ£o, Cruise Control e limitador de velocidade, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisores laterais rebatĂ­veis, ar-condicionado automĂ¡tico, vidros elĂ©tricos nas quatro portas, ESP, ASR, luz diurna de LED, frenagem de emergĂªncia (AFU), EBD, assistĂªncia de partida em rampas (HSA), Cornering Lights, luzes que sĂ£o acionadas automaticamente ao girar o volante, cĂ¢mera de rĂ© e sensores de estacionamento traseiros.


Tem gente que gosta de praia, outros de montanha, alguns de cidades, mas eu gosto mesmo do caminho, nada me dĂ¡ mais prazer do que dirigir por uma estrada moderna e segura com um carro que tem tudo para satisfazer o motorista. EntĂ£o lĂ¡ fui eu atĂ© Itapecerica da Serra, cidade prĂ³xima da capital, para avaliar o carro e algum novo restaurante no caminho que leva ao sul do Brasil. A rodovia Ă© a RĂ©gis Bittencourt que Ă© a continuaĂ§Ă£o da BR 116, traçado antigo porĂ©m modernizado na saĂ­da de SĂ£o Paulo, ela tem uma grande variaĂ§Ă£o de velocidade, tanto na ida quanto na volta, seus trechos sĂ£o de planalto e generosas subidas que respeitaram a topografia da regiĂ£o quando foi inaugurada no começo dos anos 1960.


ApĂ³s o trecho urbano, ela tem velocidade mĂ¡xima de 90 km/h, que o Renault Captur Intense atinge rapidamente e sem fazer muita força. Quando a mĂ¡xima aumenta para 110 km/h eu jĂ¡ estava utilizando o Cruise Control e ajustei a nova velocidade eletronicamente, o carro nem trocou de marcha, apenas aumentou os giros e em poucos segundos jĂ¡ estava pronto. O motor 1.6 que equipa esse modelo Ă© muito eficiente e forte, claro que todo o conjunto mecĂ¢nico trabalha em harmonia, mas a resposta rĂ¡pida que dĂ¡ Ă s vezes deixa a impressĂ£o de ser de cilindrada maior, principalmente nas ultrapassagens em subida, basta um leve toque no acelerador, geralmente ele volta uma marcha e a superaĂ§Ă£o do veĂ­culo mais lento Ă© rĂ¡pida e precisa.


Onde ele tambĂ©m me surpreendeu foi na economia de combustĂ­vel, segundo dados do computador de bordo, consegui fazer a mĂ©dia de 10,3 km/l, em alguns momentos ele atĂ© bateu 11,5 km/l, mas como as variações do traçado e as ultrapassagens necessitam de maior aceleraĂ§Ă£o, vou ficar com a aferida no final da viagem.


O Renault Captur Intense tem preço inicial sugerido de R$89.950, acessĂ³rios, equipamentos e cores opcionais, garantia de 3 anos ou 100 mil km, financiamento via Banco Renault, RevisĂ£o com Preço Fechado, Pacote de Preço Fechado de Peças, Renault Assistance, My Renault, Renault Minuto, ConsĂ³rcio Renault, Test Drive e se tudo isso nĂ£o bastar, siga sua intuiĂ§Ă£o e estimule seu desejo, afinal de contas, o que Ă© de gosto, regalo da vida, vai perder essa?


Ficha TĂ©cnica