2018 é o ano em que se comemoram grandes acontecimentos na República Tcheca e aqui vai um passeio pelas décadas dos últimos 100 anos de nossa história

Texto e fotos:  Czech Tourism

#DadoHistóricoTchequia100 // Arquitetura emblemática
Adolf Loos (1870 - 1933) é considerado o arquiteto mais importante da Europa Central no primeiro terço do século XX. Nos anos 20 e 30 Loos visitava com freqüência a Cidade de Pilsen na  Boêmia do Oeste e naquela época construiu a Casa de Brummel (hoje em dia na Rua Husova 58) e 13 interiores de apartamentos que os profissionais consideram umas das melhores jóias de  Pilsen, ou até da  Arquitetura européia do século XX. Em três visitadas guiadas você poderá observar algumas delas:


Os apartamentos das famílias Kraus e Vogl
Localização: Bendova 10 e Klatovská 12
Na primeira visita guiada você verá dois interiores de Loos. O passeio arquitetônico começa no apartamento da antiga família Kraus, na  Rua Bendova, 10, onde você pode ver uma bela sala com teto de mogno e sala de jantar com paredes de espelhos que dão uma impressão de espaço infinito. Os quartos forrados de mármore verde escuro são impressionantes e mágicos. Os visitantes também podem atravessar o quarto equipado de forma muito prática, com armários embutidos originais e penteadeira. Então você vai caminhar, junto com o guia, cerca de 400 metros além e você chegará na Avenida Klatovská nº 12 para visitar dois quartos que foram preservados do piso original do Dr. Josef Vogl. Aqui você pode ver a sala com sala de jantar e móveis integrados, paredes cobertas de madeira e mármore travertino.

A casa de Brummel
Localização: Husova 58
O tema da segunda rota guiada é um apartamento espaçoso para duas gerações na casa de Brummel. A casa e sua parte do mobiliário original representam uma das melhores obras de Loos feitas em Pilsen. Loos projetou o acessório e adaptou a área para servir como uma habitação moderna e prática. A visita guiada leva cerca de uma hora e começa na sala da escada construída no estilo da casa de Goethe em Výmar, segue pelo corredor com a sala de preparação de refeições, o quarto com móveis integrados e o guarda-roupa de cerejeira. O banheiro é muito espaçoso e está atrás do armário. Quando você volta para um pequeno salão, verá as salas de estar com uma lareira monumental e um terraço.

A residência de Semler
Localização: Klatovská 110
No último circuito de visita poderá ver uma parte da residência de Semler. O principio mais famoso que Loos aplicou em algumas de suas casas se chama “raumplan”, e em Pilsen você pode vê-lo apenas nesta casa residencial. Os interiores foram desenhados pelo aluno e colaborador de Loos, Heinrich Kulka, provavelmente com base no conceito de Loos. Aqui você pode percorrer a parte representativa do apartamento que inclui uma grande sala de estar, o armário, a sala de jantar e a cozinha. Uma série de elementos dos interiores manteve seu estado inicial, uma parte passou por um processo de restauração.

#TurismoTchequia100 // Pilsen
O emblema arquitetônico da cidade é a Catedral de San Bartolomeu que apresenta a torre de igreja mais alta de todo o país. De seu alto você pode ter uma bela vista do centro histórico da cidade e as colinas cobertas de floresta da depressão de Pilsen. A poderosa comunidade judaica construída em Pilsen, em 1893, a Grande Sinagoga, que é a terceira maior do mundo. Uma prova da importância de Pilsen é a sua vitória no concurso que lhe concedeu o título de Capital Européia da Cultura 2015.


Se você quer conhecer a história da cerveja Pilsner Urquell, não perca uma excursão à famosa cervejaria que deu a cerveja mundial Pilsen. A exposição irá familiarizá-lo com todo o procedimento de purificação Pilsner puro. Incluirá uma exposição dos ingredientes mais utilizados, salas de processamento e as instalações de engarrafamento históricas, bem como as utilizadas atualmente. Um deleite autêntico é a degustação de cerveja filtrada e não pasteurizada Pilsner Urquell que é servida diretamente do barril.
As Festas da Liberdade são um evento único que expressa gratidão ao Exército dos EUA para a libertação de Pilsen no final da Segunda Guerra Mundial. Em um ambiente de época, e com a participação emocionante dos veteranos de guerra americanos, soldados vestidos com uniformes americanos  passam ao redor da cidade. Por toda parte se toca e se dança jazz. No ar, aviões caça, de combate aéreo, e na frente da Coluna da Liberdade, o lendário tanque M4 Sherman. Onde ir em maio, se não para Pilsen?


#PostalTchequia100
A Vila Tugendhat testemunhou a origem da habitação moderna e o destino trágico de seus habitantes. O trabalho do famoso arquiteto alemão Mies Van der Rohe é atualmente considerado uma das quatro casas mais importantes do mundo. Graças aos seus valores, essa jóia da arquitetura moderna foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.