Com tecnologia de ponta, anos de pesquisa, várias medidas disponíveis e maior durabilidade, a Continental apresenta um pneu campeão

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Continental Pneus

Como diziam nossos avós “nada nesta vida é fácil”, pior ainda quando se tem uma concorrência ferrenha e sempre cheia de novidades que vez ou outra abala a estrutura de grandes corporações preocupadas em criar produtos de altíssima tecnologia e qualidade. Não é à toa que no mundo dos pneus essa briga atinge níveis de desenvolvimento inimagináveis para nós usuários, sempre considerados a ponta do iceberg.


Eu fui gentilmente convidado pela Continental Pneus para conhecer uma dessas obras da engenharia automóvel ou engenharia automotiva ou engenharia automobilística (pode escolher, todas as formas são corretas!) que é a mais nova evolução da maior invenção do homem, a roda. Sua origem data de 9500 a 6500 A.C. no período Neolítico, que representou o final da Idade da Pedra quando o homem deixou de ser nômade e se fixou.


Deixando a profundidade de lado, chegou a hora de conhecer o PowerContact 2, uma nova geração de sucesso de que vem somar forças ao seu antecessor. Como o brasileiro gosta de beleza, esse novo pneu foi concebido pelos centros de tecnologia e vai agradar aos olhos, o bolso e será produzido na fábrica da Continental em Camaçari, na Bahia, eleva o nível de competitividade com seus concorrentes, ele tem maior área de contato da banda de rodagem com o solo e uma durabilidade superior a 20%.


Isso não nasceu do nada, foram horas e quilômetros de muitos testes para se chegar a um resultado pra lá de excelente, segundo Elias Nogueira, supervisor de desenvolvimento de produto da Continental Pneus “Os constantes investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento permitiram que o PowerContact 2 vencesse o desafio de oferecer maior quilometragem, robustez, conforto e segurança, com bons níveis de economia de combustível. Vale lembrar que uma maior quilometragem representa um maior retorno para o investimento feito pelo consumidor na compra dos pneus para o seu veículo”.


O uso das mais novas tecnologias são fundamentais no desempenho:
  • EcoPlus+: compostos de sílica de última geração e polímeros de cadeias curtas contribuindo para a absorção eficiente de energia e aumentando a aderência do pneu com o solo;
  • Conti Shield: otimização da geometria da carcaça que garante quilometragem superior, maior resistência a cortes, impactos e picotamentos;
  • Conti Noise Cancelling: exclusiva da Continental reduz a emissão de ruídos;
  • Conti Safety System: tecnologia da banda de rodagem com 4 canais de escoamento e o exclusivo WWI (Wet Wear Indicator), um indicador de nível de desempenho em piso molhado e segurança em aquaplanagem.

Depois de saber as novidades que o PowerContact 2 tem, fui testar esse monte de tecnologia na pista, não é onde ele vai viver, mas será onde ele vai sofrer! Será mesmo? Bom, melhor conferir, foram três testes para provar a eficiência do novo pneu para carros de passeio.


O primeiro é o famoso “Teste do Alce”, aquele que você chega acelerando e contorna o obstáculo sem pisar no freio com o Novo Polo, um modelo que já conheço e que carrega um monte de eletrônica de segurança, no caso, alguns dispositivos como o ESC foram desligados para dar mais emoção e dar a real sensação que o pneu oferece sem ajuda de sistemas, isso tudo em pista molhada.


A segurança na manobra é incontestável, sem a ajuda da eletrônica o movimento é realizado sem sustos ou sobressaltos, o carro mantém a trajetória firme e de forma suave, em nenhum momento ele pensou em mudar a direção que era determinada.


O segundo desafio é o da “Frenagem no Molhado”, feito com outro modelo que eu também já conheço, o Novo Golf Variant, um station wagon compacto que também tem muita tecnologia de segurança embarcada. A avaliação consiste em atingir a velocidade de 70 km/h, acionar o Cruise Control e iniciar a freada estancando o carro a partir dos cones pretos identificados em cada lado da também pista molhada. 


Mesmo se tratando de um carro de dimensões generosas, o momento da parada é muito firme e seguro, segundo informações da engenharia da Continental, nos testes realizados foi possível constatar que o PowerContact 2 tem antecipação de 2 a 4 metros em comparação com seu concorrente direto, no caso, eu consegui ficar 2,5 metros antes.


Agora vem a parte legal, andar pelo traçado completo do sempre bem cuidado e certamente uma das melhores pistas do Brasil no Autódromo Velo Città, que fica em Mogi Guaçú, interior de São Paulo. Como já conheço o traçado e seus truques para punir os mais jovens e os desavisados, fiz o percurso novamente com o Novo Polo, agora com toda a eletrônica ligada, é uma maneira de testar o PowerContact 2 em condições extremas e com um carro que vai exigir muito dos pneus, esse tipo de stress não será encontrado nas ruas, avenidas ou estradas.


É impressionante a segurança que o pneu transmite mesmo com um carro muito nervoso, sua maior aderência ao solo não permite que, mesmo forçando, ele saia do traçado, isso com temperatura muito alta e asfalto seco. Sabe aquela vontade de ficar rodando no circuito até acabar a gasolina ou os pneus? Pois é, esse era o desejo, mas a única certeza que tive é que a gasolina iria acabar muito antes do pneu dar pinta que gastou alguma coisa da sua borracha.


O PowerContact 2 só tem um modo de montagem, não pode ser virado, já vai estar disponível a partir de dezembro com 14 opções que vão do aro 13 ao aro 16, vai custar 5% mais caro que seu antecessor, está em conformidade com o Programa Brasileiro de Etiquetagem e é uma das apostas da empresa que acredita muito no Brasil. A Continental tem mais de 230.000 funcionários no mundo e 49.000 trabalham com pneus, acredita que 2018 será um ano muito melhor e chega com força para encarar o desafio desse quase fim de década, muito bem calçado.