Polo Highline 200 TSI, o teste da semana

Moderno, rápido, econômico e já começa aparecer entre os carros mais vendidos do Brasil, a Volkswagen acertou a mão

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen

Ele já tinha surpreendido no lançamento, que você pode lembrar AQUI, mas agora, com mais tempo para desfrutar e avaliar tudo que ele oferece, não resta dúvida: é um dos melhores carros já montados pela Volkswagen no Brasil.


Desta vez o teste durou mais tempo, foram 30 dias aproveitando tudo de bom que o Polo Highline pode oferecer, tanto na cidade quanto na estrada, este novo modelo já ganhou vários prêmios da imprensa especializada, entre eles o Prêmio Abiauto em 2017 e vem coroar uma nova realidade que os automóveis começam a viver: motor de 3 cilindros, câmbio automático e todos os avanços em tecnologia da comunicação e conforto que um carro moderno deve ter.


Isso sem falar no desenho moderno e bonito, o Polo Highline chama a atenção por onde passa e impõe respeito na rodovia onde engole facilmente o asfalto sem deixar muita chance para os outros carros. A parte mecânica é o grande “pulo do gato”, é a melhor definição de downsizing da engenharia automotiva, o motor 200 TSI com três cilindros, 999 cm³ de cilindrada, Total Flex, Turbo, gera potência 128 cv com etanol e 115 cv com gasolina com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm) com qualquer combustível e câmbio automático de 6 velocidades.


O modelo que avaliei estava abastecido com gasolina, isso foi muito bom, deu para comparar o consumo que aferi no lançamento com aquele que o proprietário vai ter usando o carro em condições normais do dia-a-dia e garante também uma grande autonomia, fiz três viagens para o interior de São Paulo sem precisar abastecer, não é o máximo?


O Polo Highline é a versão todo de linha acrescida de um pacote opcional (menos o Active Info Display) que facilita muito mais a vida do motorista e traz alegria e conforto para os passageiros: ar-condicionado digital, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina com “cornering light”, sistema “Kessy” (abertura e fechamento das portas, partida do motor por botão sem uso da chave), controlador automático de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico, volante multifuncional com “shift paddles”, sensores de chuva e crepuscular, porta-luvas refrigerado, luz diurna em LED e sistema de infotainment “Discover Media”. Os bancos são confortáveis e a posição de dirigir é excelente, a direção elétrica possui vários mapeamentos que fornecem carga adequada para cada situação (manobras, média e alta velocidades), combina conforto e estabilidade direcional. Isso faz uma enorme diferença principalmente na cidade, onde as situações são mais variadas que na estrada.


Dirigir é uma delicia, o Polo Highline atende prontamente todas as manobras, não dá trabalho na hora de estacionar, sempre auxiliado pela câmera de ré e os sensores que são um suporte precioso para os já generosos retrovisores. O conjunto mecânico funciona com muita harmonia, em baixas velocidades o câmbio logo procura marchas mais altas, eu andei grande parte do tempo em 4ª marcha, isso garante baixa rotação do motor (cerca de 1.500 rpm) e é fundamental para o consumo de combustível: segundo dados do computador de bordo, a média foi de 12,5 km/l, um número muito respeitável.


Com eu disse antes, fiz três viagens para o interior de São Paulo utilizando a mesma rodovia, a dos Bandeirantes. Na mais longa delas, fui até a cidade de Campinas onde andei pela estrada em 95% do tempo, motivo esse que me permitiu avaliar com muito mais precisão o consumo em dois diferentes modos de condução: com e sem o Cruise Control.


Na estrada o Polo Highline é fantástico, muito firme e seguro em piso seco e molhado (choveu na ida!), além dos freios a disco nas quatro rodas, os suportes eletrônicos proporcionam uma viagem tranqüila: M-ABS, EBD, TC, ESS, MSR, ESC, HHC, HBA, EDS, XDS+, BSW, RKA+, GMA, detector de fadiga (veja Itens de Série) são mais que uma sopa de letras, na verdade eles garantem a qualidade da dirigibilidade e são o que existe de mais moderno em sistemas de segurança para automóveis, muitos destes itens só são encontrados em modelos Premium.


Na ida fiz o trajeto apenas dosando a velocidade com o pé, a máxima da rodovia é de 120 km/h, atingida rapidamente e sempre em 6ª marcha, mesmo nas subidas e em momentos de ultrapassagens as reduções não existem, só mesmo se você tiver que tirar o pé do acelerador para frear ou reduzir muito a velocidade, caso contrário, ele nem pensa em mudar a marcha, com esse tipo de condução, consegui uma media de 17,3 km/l, com ar condicionado ligado, duas pessoas a bordo e pegando um pouco de chuva.


Na volta a conversa foi outra, a estrada estava completamente seca e com poucos carros, ideal para se usar o Cruise Control sem correr riscos desnecessários. O comportamento muda bastante, o Polo Highline fica um pouco mais nervoso pois a intenção é manter a velocidade programada a qualquer custo, então a redução de uma marcha é sentida algumas vezes no percurso de 100 km. Ele não muda em nada a dirigibilidade e não precisei fazer nenhuma compensação no acelerador mesmo em momento de ultrapassagem, mas quando se trata de retomar a velocidade ele fica muito mais arisco quando usei o artifício eletrônico, isso faz com que ele gaste mais, com dados do computador de bordo, a média ficou em 14,8 km/l, não é um desastre, mas já baixa a autonomia. O ideal mesmo é programar a velocidade desejada sem acionar e quando for retomar fazer manualmente, usando o Cruise apenas para Cruzeiro, caso contrário ele vai beber mesmo!


O Polo Highline tem preço inicial sugerido de R$ 69.190,00, 7 cores para escolher, opcionais com pacotes de equipamentos, Volkswagen Financial Services, 3 anos de garantia, pacotes de vantagens para aquisição e manutenção e a certeza que, o sucesso não vem por acaso e a Volkswagen soube chegar lá!


Ficha Técnica

Itens de Série
Principais
  • "ABS" - freios com sistema antitravamento
  • "Aerowischer" – palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico
  • "Easy drive" - direção elétrica
  • "EBD" - freios com distribuição eletrônica de frenagem
  • "ESS" - alerta de frenagem de emergência
  • "HHC" (Hill Hold Control) - assistente para partida em aclive/subida
  • "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partída do motor
  • "Park pilot" ‐ sensores de estacionamento traseiros
  • "Piloto automático" - controle automático de velocidade
  • "Sit & Adjust" - banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
  • “I‐System” ‐ computador de bordo
  • “Keyless” ‐ sistema de alarme com comando remoto
  • 2 airbags dianteiros com desativação do passageiro e 2 laterais para os ocupantes dianteiros
  • 3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
  • 4 alto-falantes e 2 tweeters
  • Alerta sonoro de faróis acesos
  • Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros
  • Antena no teto
  • Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen
  • Banco do passageiro dianteiro rebatível
  • Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
  • Bancos revestidos de tecido
  • Chave "canivete" com controle remoto
  • Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
  • Cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Colunas centrais e traseiras externas com aplique preto fosco
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR), Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
  • Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e 2 portas USB para carga
  • Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com luzes indicadoras de direção integradas e função tilt down no lado direito . Faróis de neblina com função "Cornering Light" (luz de conversão estática)
  • Faróis duplos
  • Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® / Top tether
  • Grade dianteira com inserto cromado
  • Iluminação no porta-luvas e porta-malas
  • Indicador de troca de marcha
  • Lanternas traseiras escurecidas
  • Luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina
  • Luz de cortesia dianteira e traseira
  • Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
  • Para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo (com inserto cromado no dianteiro)
  • Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
  • Porta-luvas refrigerado
  • Porta-óculos
  • Sistema de som "Composition Touch" com App-Connect
  • Rodas de liga leve aro 16” Design Avalanche com pneus 195/55 R16
  • Sobretapetes
  • Suporte para celular com entrada USB para carga
  • Tomada 12V no console central
  • Transmissão automática de 6 velocidades
  • Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
  • Volante multifuncional em couro com "shift paddles" e detalhes em black piano
Acabamento Interno
Tecido "Inazawa"

Cores
Sólidas
Preto Ninja
Branco Cristal
Vermelho Tornado

Metálicas
Cinza Platinum
Azul Night
Prata Sirius
Prata Tungstênio

Opcionais
Couro native
Revestimento dos bancos em couro sintético "Native"
Revestimento das portas e laterais parcialmente em couro sintético "Native"

Pacotes
Tech High
  • "Park pilot" ‐ sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • "RKA" ‐ Indicador de controle da pressão dos pneus
  • “s.a.v.e.” ‐ porta‐malas com sistema de ajuste variável de espaço
  • Antena Diversity Tubarão
  • Câmera traseira
  • Detector de fadiga
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
  • Farol com ajuste automático de intensidade e função coming/leaving home
  • Multicollision Brake
  • Rede no porta-malas
  • Sensores de chuva e crepuscular
  • Sistema infotainment "Discover Media" com navegação, App-Connect e comando de voz
Technology Pack
  • "Park pilot" ‐ sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • "RKA" ‐ Indicador de controle da pressão dos pneus
  • “s.a.v.e.” ‐ porta‐malas com sistema de ajuste variável de espaço
  • Antena Diversity Tubarão
  • Câmera traseira
  • Detector de fadiga
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
  • Farol com ajuste automático de intensidade e função coming/leaving home
  • Instrumento combinado digital (Active Info Display)
  • Multicollision Brake
  • Rede no porta-malas
  • Rodas de liga leve 17" com pneus 205/50 R17
  • Sensores de chuva e crepuscular
  • Sistema infotainment "Discover Media" com navegação, App-Connect e comando de voz
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